Resenha – Investimento em ações, para os momentos de crise e de crescimento

2009 foi marcado pela liderança absoluta da Bolsa brasileira no ranking de rentabilidade das aplicações financeiras. O IBovespa teve valorização expressiva superior a 80% no ano, e, em dólares, acumulou forte valorização de mais de 140% (favorecido pela valorização do real frente ao dólar), liderando, nesse segundo quesito, o ranking de rentabilidade nas Bolsas em todo o planeta.

Li hoje na Folha de S. Paulo que projeções feitas pelo Goldman Sachs apontam que, em 2050, o Brasil será a 4ª maior economia do mundo, atrás apenas da China, EUA e Índia. Isso tudo deverá favorecer ainda mais o crescimento da Bolsa brasileira, e, conseqüentemente, quem tiver investimento em ações tem tudo para conseguir boa valorização de seus investimentos, no longo prazo.

É dentro desse contexto de perspectivas otimistas que é muito bem-vindo o novo livro do consultor financeiro Gil Ari Deschatre, “Investimento em ações, para os momentos de crise e de crescimento.”

Informações técnicas

Título: Investimento em ações, para os momentos de crise e de crescimento
Autor: Gil Ari Deschatre
Número de páginas: 166
Editora: Thomas Nelson Brasil
Preço médio: R$22

Compre o livro no Submarino [clique aqui]

Feito sob medida para quem pretende começar seus investimentos na Bolsa de Valores, o livro está estruturado em 14 capítulos, cada qual abordando um tema especifico relativo ao mercado de ações. São eles: “o investimento em ações e o nosso mundo”, “um pouco de história”, “em que mercado atuar”, “o que está em jogo”, “mais informações relevantes”, “aperfeiçoando o conhecimento”, “como escolher nosso home broker”, “definindo nossos riscos”, “mas afinal, como melhorar minhas operações”, “como os mais espertos atuam – alguns segredos revelados”, “dúvidas freqüentes e listagem de erros a não cometer”, “considerações finais e relevantes de postura e seleção de ferramenta”, “as informações na Internet”.

Os temas são tratados de forma bastante didática, e enriquecidos com exemplos práticos para melhor operar na Bolsa de Valores. À didática exposta no livro alia-se sua excelente formação profissional: dentre outros destaques, Gil Ari Deschatre é escritor, palestrante e consultor financeiro. Mestre em Administração de Empresas/Finanças pela PUC-RJ, é também professor de Renda Variável no MBA da Fundação Getúlio Vargas e da PUC-RJ, e de Análise Técnica na  OPACURSOS e na Agência Estado, além de prestar consultoria para o grupo Prosper.

A experiência de décadas do autor no mercado de ações fica evidente à medida em que se avança na leitura do livro: há desde exemplos de certificados de ações que existiam no passado até imagens de telas contendo softwares de análise gráfica. Para o investidor iniciante no mercado de ações, Gil Ari Deschatre presta valiosas informações, sendo muitas delas condensadas no capítulo XI – “como os mais espertos atuam – alguns segredos revelados”, onde ele enumera algumas dicas de como se comportar diante do mercado.

Também é de muito bom proveito o capítulo XII, onde temos uma listagem de erros a não cometer. Normalmente, os livros procuram dar dicas de “como fazer”. Gil Ari vai além: fornece também dicas de “como não fazer”, ou melhor, lista os erros que o investidor deve evitar.

Dois itens contidos no final do livro enriquecem sobremaneira a leitura: primeiro, uma listagem de sites interessantes para aprender mais sobre o mercado de ações, e, segundo, um glossário bastante completo com os principais termos utilizados no jargão de quem opera na Bolsa – lendo o livro, finalmente aprendi o que é disclosure.

Conclusão

Leitura aprovada e recomendada! 😀 Para os iniciantes no mercado de ações, o livro do Gil Ari Deschatre irá esclarecer muitas das dúvidas que acometem aqueles que querem ter uma parcela de seus investimentos no mercado de ações, mas não sabem por onde começar. O bom do livro é que ele oferece um panorama histórico bastante claro da Bolsa brasileira, que vai evoluindo desde os seus primórdios até o contexto atual, onde a ferramenta do home broker impera e domina, para os investidores pessoas físicas.

Outra coisa legal do livro é que ele não fica só na teoria: ele vai direto ao ponto, fornecendo orientações práticas de como atuar de forma consciente e consistente no mercado de ações. Gi Ari prova que é possível ao pequeno investidor obter ótimas rentabilidades na Bolsa, desde que aja com conhecimento, estudo e disciplina.

Eu fico muito satisfeito de ver que temos um livro para iniciantes na Bolsa de Valores, 100% nacional, e escrito por um profissional que atua no mercado financeiro há décadas, e que consegue transmitir, de forma didática e com bastante conteúdo, as lições para aqueles que querem também aproveitar as oportunidades que surgem na Bolsa para obter prosperidade.

É isso aí!

Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!

,

No comments yet.

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes