A lista de afazeres domésticos para a empregada/diarista

11 Flares Twitter 1 Facebook 10 Google+ 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 11 Flares ×

Atualizado em 05.05.2013: atendendo a uma sugestão do leitor João Carlos, segue uma lista básica de afazeres domésticos para a empregada/diarista:

- Passar as roupas que estão no cesto da área de serviço,

- Lavar a louça do café da manhã e preparar o almoço com os ingredientes que estão na primeira prateleira da geladeira,

- Arrumar a sala e passar o aspirador de pó,

- Limpar os quartos,

- Limpar os banheiros, e tirar o lixo,

- Lavar as roupas na máquina de lavar roupas.

- Verificar no estante da despensa e na geladeira os produtos com data de validade vencida.

As aplicações da abordagem GTD produzem resultados às vezes inesperados e, por isso mesmo, surpreendentes.

Tenho uma diarista que é responsável pela manutenção de casa e, com o objetivo de orientá-la a realizar as atividades necessárias para tal manutenção, faço uma pequena lista de afazeres domésticos, contendo o que deve ser feito e como deve ser feito: quais itens preparar para as refeições, o que precisa ser lavado, o que fazer nos armários da sala etc.

David Allen, no livro Faça Tudo Acontecer, enfatiza a importância da elaboração de listas como uma das ferramentas essenciais para o ganho de produtividade pessoal e profissional. Há determinadas atividades que precisam ser delegadas, e, para minhas necessidades pessoais, em vista de funções a serem desempenhadas no trabalho, prefiro delegar algumas para a diarista de casa.

Semana passada pedi a ela que fizesse uma limpeza nos armários de cozinha. Geralmente não faço apenas as listas de afazeres domésticos: creio que o diálogo com a diarista também é essencial para que as tarefas sejam realizadas da forma como a pessoa deseja. Ademais, no intercâmbio de idéias também se aprende diversas coisas a respeito de manutenção do lar – as diaristas tendem a ter mais conhecimento da área em que atuam do que nós, pessoas que normalmente focam em cima das coisas relacionadas ao trabalho e/ou estudos.

A surpresa foi que, ao chegar em casa, percebi que ela havia separado todos os itens cujo prazo de validade já havia vencido! Eram fermentos para cozinha, farinhas de mandioca, milhos para pipoca… todos os produtos que já estavam imprestáveis para consumo. Veja que eu não tinha colocado essa tarefa na lista de afazeres domésticos: ela simplesmente tomou a iniciativa e, em sua inspeção, separou tudo o que já estava vencido. :D

Já aconteceu isso com você? O fato de se dar conta de que coisas compradas na cozinha estão com o seu prazo de validade vencido?

Segunda pergunta: você não tem tempo para avaliar e dar “uma geral” em sua despensa? Até gostaria, mas a correria do dia-a-dia impede que você se concentre nessa atividade?

Finalmente: você tem diarista ou empregada doméstica em casa?

Se a resposta a essas três perguntas for “SIM”, aqui vai então uma dica de ouro para ganhar produtividade no ambiente doméstico: delegue para sua diarista/empregada doméstica a atividade de fazer uma inspeção em todos os produtos perecíveis que estão em sua cozinha, a fim de jogar fora os que estejam com o prazo de validade vencido.

Essa é uma tarefa que pode muito bem ser desempenhada pela sua diarista/empregada doméstica, e certamente lhe proporcionará não só uma visão melhor em relação aos produtos que você tem estocados em sua casa, mas também lhe permitirá fazer uma reposição adequada de tais produtos, com novos itens dentro da validade de consumo. :wink:

É isso aí!

Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

, ,

50 Responses to A lista de afazeres domésticos para a empregada/diarista

  1. rosa 21 de março de 2012 at 23:55 #

    - tive problemas com uma diarista, sobre as tarefa da mesma. Gostaria que me envia-se a mesma para colocar na parede, para não me estressar mais com a mesma. Obrigada

    • Lalla 6 de abril de 2014 at 11:28 #

      O sindicato disponibiliza esse tipo de lista. Provavelmente, se ela se recusou a fazer é porque não consta nas suas obrigações, mas não custa verificar!

  2. lidia 11 de abril de 2012 at 0:14 #

    gostaria que me encaminhasse a lista de afazeres para a Empregada domestica.

  3. Helê 12 de abril de 2012 at 14:09 #

    Gostaria que me encaminhasse uma lista de afazeres de uma diarista e o valor da diária para Brasília-DF
    email : Helenitapedreira@gmail.com

    Obrigada

  4. jacquelinelima 16 de abril de 2012 at 12:43 #

    Gostaria que me encaminhasse uma lista de afazeres de uma diarista e o valor da diária para Aracaju/Se.Eu estou querendo trab como diarista.

  5. debora 13 de julho de 2012 at 14:20 #

    gostaria que me encaminhasse uma lista de afazeres domestico de uma diárista e valores de uma diarias. obrigada.

  6. Guilherme 13 de julho de 2012 at 17:05 #

    Debora e demais, sobre isso, é melhor procurar uma agência local que recrute diaristas. :)

  7. Claudia andrade 3 de agosto de 2012 at 22:20 #

    Sou diarista e gostaria de obter esta lista de afazeres domésticos para ganhar mais tempo, e treinar a iniciativa me adiantando no que posso. Desde já agradeço.

  8. Marcia 27 de setembro de 2012 at 22:14 #

    Por favor, gostaria que me enviasse a lista de afazeres domésticos de uma diarista, como também, faixa de preço que cobram (sei que o valor varia de acordo com a região, não sei sei ajuda mas resido na Zona Leste de SP.
    Obrigada

  9. Elaine 21 de outubro de 2012 at 19:40 #

    Por favor, gostaria que me encaminhasse esta lista de atividades domesticas. Obrigada!

  10. gilmara 30 de outubro de 2012 at 19:49 #

    Boa noite, gostaria que me encaminhasse a lista de atividades domésticas, desde já agradeço.

  11. suzana 8 de novembro de 2012 at 12:53 #

    Poderia me enviar a lista de atividades via email? obg.

  12. LiliAn 2 de dezembro de 2012 at 21:41 #

    Realmente esta lista de afezers domesticos iriam me Ajudar muito. Poderia me enviar a mesma

  13. Aparecida de Lourdes Fredini Rueda 30 de março de 2013 at 3:07 #

    Gostaria de receber por e.mail a lista de atividade que uma diarista deve efetuar pois há alguns dias ela recusou-se a executar uma tarefa que não fazia parte da faxina o que gerou entre nós um contrangimento pois eu não sabia se ela não queria fazer ou se realmente nao fazia parte do rol se suas atividades.
    Agradeço sua resposta.
    Aparecida de Lourdes Fredini

    • Guilherme 30 de março de 2013 at 8:48 #

      Aparecida, na verdade a definição dos afazeres deve ser objeto de acordo entre patrão e empregado. Não há uma lista pré definida a respeito.

  14. roseli 8 de abril de 2013 at 15:24 #

    Por favor envie-me uma lista de tarefas obrigatorias de um dia de diarista, obrigada

  15. silvana 3 de maio de 2013 at 8:00 #

    por favor gostaria uma lista dos deveres das diarista de casa

  16. João Carlos 3 de maio de 2013 at 14:34 #

    É Guilherme, foi tocar em assunto de dona-de-casa/mulher, pelo jeito nunca pensou em ter tanta consulta. Se eu fosse você, corresponderia e colocaria, no mínimo, a lista de afazeres que elas pedem. Depois, prepara-te para as perguntas sobre a lista, que você DEVE responder.
    Pra mexer em assunto de mulher, tem que saber lidar com isso, rssssssss…., não basta vir com resposta genéricas, tipo “a definição dos afazeres deve ser objeto de acordo entre patrão e empregado”, não entra na cabeça da mulher.
    Seja um bom blogueiro e prepare a lista, vai. Como gosto de mulher, até eu vou ler sua lista, pra ver os agradecimentos das lindas.

    • João Carlos 3 de maio de 2013 at 14:39 #

      Se as Senhoras e Senhoritas concordam comigo, solicito que se pronunciem ao Sr. Guilherme, que fez este blog e que acompanho frequentemente.

      • Guilherme 4 de maio de 2013 at 11:46 #

        Kkkkkk….pois é, caro João, estou num beco sem saída….rsrsr….não imaginava que esse post ia dar tanto “pano pra manga”, e fosse ser um dos favoritos das mulheres, que respondem por mais de 90% dos comentários desse post!

        Bom, vou editar esse post e preparar uma lista, quem sabe assim a coisa fica mais calma por essas bandas do blog……rsrsrsr

        Abç!

        • João Carlos 4 de maio de 2013 at 15:17 #

          “…vou editar esse post e preparar uma LISTA…”.
          Parabéns pela decisão, Sr. Guilherme.

          Rosa, Lídia, Helê, Jaquelinelima, Débora, Cláudia Andrade, Márcia, Elaine, Gilmara, Suzane, LiliAn, Aparecida de Lourdes Fredini Rueda, Roseli e Silvana aguardam sua lista.

          Sugestão: faça como Fernando H Rosa(www.fernandohrosa.com.br), se lhe enviarem e-mail, vc responde com a lista.

          • Guilherme 5 de maio de 2013 at 16:16 #

            Olá, João, finalmente atualizei o post, e inclui a famosa lista, com créditos para seu nome no artigo.

            Obrigado pela sugestão, já está devidamente anotada. :wink:

  17. mirtes 7 de novembro de 2013 at 21:53 #

    boa noite eu gostaria que me mandasse uma lista de afazeres de uma diarista e o valor diario

  18. Elaine Ramos 15 de novembro de 2013 at 14:54 #

    Eu sou diarista (faxineira) por opção, e queria esclarecer uns pontos.

    Pra começar, a diarista é profissional autônoma, prestadora de serviço e portanto não tem patroa como as empregadas domésticas. Sendo assim, é a diarista quem define seus horários, a forma como vai fazer o serviço e o que vai fazer, bem como o valor de sua diária.

    A chamada “patroa” é apenas a contratante e cabe a ela concordar ou não com as condições da diarista, a qual não é obrigada a fazer certas coisas rotineiras que a empregada doméstica dela fazia, tais como: arrumar cama, lavar louças, limpar fogão, armários, geladeira por dentro, arrumar gavetas. Muitas diaristas fazem estas tarefas como gentileza, o que é um erro, pois a contratante encara como obrigação dela e passa a esperar que seja feito sempre. O dia que a diarista não fizer, ela vai reclamar.

    Mas, na verdade, o trabalho da diarista consiste na limpeza pesada, aquela que não é feita todo dia, que é lavar bem os banheiros (peças e azulejos, box) , lavar os lixinhos, lavar chão da cozinha (sem esquecer de arrastar o fogão e a geladeira), limpar os armários por fora, limpar janelas, vidros, portas, batentes, varrer toda a casa, passar pano com desinfetante no chão, encerar (se for o caso) tirar o pó e passar lustra-móveis nos móveis, limpar o ventilador de teto (se tiver).

    Como vou fazer tudo isso em um único dia, se tiver que perder tempo com tarefas corriqueiras e demoradas como é o caso de lavar loucas?

    Se a pessoa tiver esta necessidade e quiser que que faça, eu até faço mas aí deixo de fazer outras coisas da lista acima. A diarista tem que ser flexível e saber negociar, saber atender as necessidades do cliente sem ser prejudicada ou explorada.

    Eu digo isso porque, infelizmente, tem muitas pessoas preguiçosas, folgadas e abusadas, que deixam a casa meses sem ver a vassoura e querem exigir que a diarista deixe tudo brilhando numa única faxina. Gente que deixa louça da semana toda pra diarista lavar e fogão todo engordurado, nem sequer guardam a panela de óleo que usaram pra fazer fritura sem o menor cuidado, tudo porque no dia seguinte a diarista vem.

    Vocês vão de desculpar mas a época da escravidão já passou! Tem pessoas que querem chegar em casa, encontrar tudo limpo e arrumado e pagar uma ninharia por isso! Ora, faça-me o favor!

    Ter uma diarista faxineira em casa é um luxo, um conforto que só tem quem pode pagar por ele! Se sua faxineira é uma pessoa de confiança e trabalha bem, dê o devido valor a ela! Se você não pode pagar ou não quer pagar o que uma boa faxina vale, se acha que o serviço de limpeza é tão insignificante assim, então arregasse as mangas e faça tudo você mesmo, assim o trabalho vai ficar do seu agrado e você não vai gastar nada! O que não pode é explorar as diaristas como muita gente faz!

    Em relação à roupa: poucas diaristas passam roupa no mesmo dia da faxina, pois não dá tempo de fazer as duas coisas bem feitas e ninguém gosta de ouvir reclamão (eu, pelo menos, não gosto). E eu volto ao assunto pessoas folgadas e abusadas, pois quando a própria dona da casa cuida da limpeza, ela nunca passa roupa no mesmo dia devido à canseira , então por que a diarista deveria passar?
    Os contratantes devem se conscientizar de que limpeza de casa é um serviço e lavar e passar roupas é outro, e a diarista deve cobrar pra fazer ambos.

    Se nós diaristas não valorizarmos o nosso trabalho, ninguém vai valorizar!

    Eu sou diarista de limpeza e passadeira. Faço as duas coisas muito bem feitas em dias diferentes e cobro por isso.

    Moro em Campinas/SP e minha faxina mais barata custa R$110,00, que é pra limpar um apartamento pequeno, de 2 quartos, sala, cozinha e banheiro.

    Neste caso, meu serviço sai R$100,00 + R$6,00 ref transporte + R$4,00 pro meu INSS. Isso sem esquecer que o cliente me fornece a alimentação.

    Eu aumento o valor de acordo com o tamanho da residência. Evito locais onde tem animais e crianças, dois elementos que atrapalham demais a limpeza. Quando é casa, geralmente limpo a parte interna num dia e o quintal no dia seguinte e cobro uma diária e meia. A diária mínima pra limpeza de casa em Campinas é R$120,00, disso pra mais. Acrescenta-se a isso R$6,00 de transporte + refeição.

    Quanto à roupa, eu trabalho assim:

    4h de trabalho = R$60,00 + transporte

    8h de trabalho = R$120,00 + transporte + refeição.

    Em geral, eu trabalho uma vez e os contratantes querem que eu volte, mas como nesta área não tem fidelidade, eu busco sempre clientes novos, pois assim posso cobrar sempre preço de mercado e garantir pelo menos R$2.000,00 no final do mês. Eu atendo Campinas e Valinhos e, se alguém da região quiser conhecer meu trabalho, meus contatos são (19) 99711-3124, falar com Elaine ou escreva para lainefree@gmail.com.

    Obrigada pela oportunidade de falar um pouco sobre o trabalho da diarista faxineira, que é essencial à sociedade e ainda tão pouco valorizado por muita gente.

    Um forte abraço a todos,
    Elaine Ramos]
    Campinas/ SP

    • Márcia 15 de dezembro de 2013 at 16:51 #

      Elaine voce me esclareceu varios pontos na parte da diarista ,porque muitas estão sem nocão e querem que a diarista faça o que uma empregada,que e contratada por mes faça eu trabalho por dia,no entanto ,a pessoa que trabalho acha que meu serviço e pouco por ser apartamento lavo roupa faço a faxina limpo dentro de armarios passo roupa falta pouco eu fazer comida pois acha que faxina não cansa lavo ate verduras.mas quando vem reclamar de alguma coisa se esquece que fui fazer coisas que não tenho a obrigacão, como disse e uma gentileza que fazemos forra que acha que esta pagando muito principalmente quando so cobro o dia e condução não cobro lanche , pois não me deixa almoço, masja estou saindo ,tenho que procurar quem valoriza o serviço de diarista porque ,muitas prefere trabalhar mensal do que por dia não, psso falar de todas as patroas que acontece isso essa e que estou saindo,mas tenho outra que trabalhei 3 anos sai eagora estou trabalhando novamente na casa dele ,não sou simplesmente uma diarista a consideração e mutua o que ele precisar estou pronta para fazer se eu precisar ela me ajuda faço coisas na casa dele que ela fala não precisava mas quero sempre fazer o melhor.mas voltando o assumto, agora vou fazer esta lista quando for ver outro levo a lista junto porque as vezes esquecemos de alguma coisa e depois como reclamar e não foi dito antes de ser empregada , muito obrigada pelos esclarecimento nos não temos que seros donos das casas onde trabalhamos deixando a responsabilidade deles toda para quem trabalha em sua casa. Obrigada meu apelido e MÁ BEIJOS

    • ROSE PERIRA 29 de março de 2014 at 7:26 #

      bom dia elaine ramos, gostaria de da os meus parabéns por vc falar por nós tds diaristas, é isso mesmo, não tds, mas tem algumas que não da valor a diarista ou empregada de confiança que tem, , olha não é falando não, pq só quero o valor da minha diaria, mas choram tanto para pagar 120 da diaria, mas pagam ate 200 reis em uma camiseta, ou mas, sera que nós não merecemos esses 120 para limpar a casa toda, e é verdade o que vc falou, como se pode fazer faxina bem feita, se vai passar roupa no mesmo dia! a escravidão já passou. mas ainda tem empregada que não sabe dos seus direito, e trabalha ate 12 hs,so pelo valor da faxina, não faço isso, pq se eu passar do meu horario não vou ganhar mas, e não temos direitos, nós que temos que pagar nosso inss, fazermos nosso fundo de garantia etc… e outra se começar gritar comigo, só grita uma vez, pq não volto mas, pq essa opção de diarista não é pq não sei fazer mas nada não, eu optei por ser diarista, pq trabalho ´so os dias que eu quero, posso resolver minhas coisas nos outros dias, sem precisar ter que tá dando explicaçãoes, para onde vou, o que vou fazer, por isso que gosto de ser diarista, não trabalho tds os dias pq não quero, pq gosto de resolver minhas coisa nos outros dias, mas é assim se eu perceber que quer me tira a pele com exploração, faço minha faxina recebo e não volto mas, pq no dia que não tiver mas domestica, ai eu quero ver, pq conheço varias domestica que estão fazendo cursos, ate faculdade para mudar de profissão, e as bobinhas que não sabia dos seus direitos, agora elas estão sabendo, pq agora graças a deus nos sabemos usar a internete, hj não precisamos pagar para termos iformaçães, nós temos o sidicato dos empregados domésticos, que podemos tirar nossas duvidas, então o doméstico só fica mal informado se quiser, e outra quando eu vou falar de direitos para patroa, eu não sou boba de falar sem saber o que estou falando, primeiro eu passo no sidicato dos empregados domésticos, pq só falo, qd sei que estou falando a verdade, graças a deus tenho patroas muitos legais, e como eu disse, se gritar comigo sem necessidade, só grita uma vez, pq não tenho medo de trabalho vou catar latinha, não fico sendo escravizada,não estou falando de tds as patroas, mas infelismente, ainda existem muitas que trata o emoregado como se fosse um escravo,parabéns para vc elaine, se nós não lutamos pelo o nossos direitos quem vai lutar, eu sei que n.ao temos direitos, mas tó falando de algumas patroa, que quer que vc faça a faxina bem feita e passando aquele cesto de roupa enorme no mesmo dia, sera que elas conseguiriam fazer td isso no mesmo dia, td bem feito? sinceramente,empregada é luxo, quem não pode ter, vai fazer vc mesma a faxina, ai vc vai falar assim, ai eu pagaria o dobro para ter minha faxineira de volta, parabéns para as patroas que ainda tem algumas que da valor a sua empregada.

    • Ruth 30 de agosto de 2014 at 20:50 #

      Elaine meus parabéns. Você matou a charada quando diz que “Se nós diaristas não valorizarmos o nosso trabalho, ninguém vai valorizar!” é bem isto mesmo. Como é ridículo alguns seres que pensam que porque estão pagando podem sugar até a tua última gota de sangue. Mas é engraçado que se fosse uma situação inversa aquele que se sente prejudicado ficaria injuriado mas quando a situação é com aquele que de algum modo te presta o serviço é como dizer estou pagando então posso exigir. Exigir sim escravizar não. Aproveitando o espaço vamos acordar para vida e entender que a quantidade de horas que são dispostas ao trabalho é quase que praticamente impossível realizar todas as tarefas quando o pagante imagina que limpar como por exemplo armários por dentro é algo que está incluso na diária porque não está. Diária como o próprio nome diz é o dia, limpeza pesada o chamado arrastão dentro da residência. E tem quem contrate a diarista uma vez no mês achando ainda que paga muito, transformando-a na mulher polvo e sonhando que a casa ficará brilhando sendo que a dona mesmo é uma catástrofe pra cuidar do que é seu. Faz-me rir. Não sou diarista mas todas elas tem meu imenso respeito e consideração porque lidar com gente sem noção ninguém merece.

  19. paula 10 de janeiro de 2014 at 6:49 #

    Acho que com a lei das diarista,muitas patroa abusa diarista nao tem o dever de passar,e cozinha,a diarista so tem obrigacao com a limpeza da casa,alem das pattoas nao quere pagar o que realmente e cobrado,querem tudo por pouco.

  20. Elaine Ramos 10 de janeiro de 2014 at 9:10 #

    Cabe a nós diaristas nos valorizarmos e deixarmos claro para as contratantes e não patroas que, quem define a lista de afazeres e o valor da diária somos nós e não elas.

    Elas aceitam se quiserem; se acharem ruim, elas que procurem outra pessoa ou façam o trabalho elas mesmas, simples assim!

    Agora, o que não podemos permitir é que um homem, um cara que não deve fazer nada em casa, venha nos impôr uma lista de afazeres domésticos, faça-me o favor!!!

    Quem contrata precisa muito mais da gente do que nós deles!!!

    Está cheio de mulher preguiçosa por aí, gente que quer apenas nos explorar.

    Diaristas do Brasil, vamos nos impor e valorizar nosso trabalho, o qual é essencial à sociedade; pois se não fizermos isso ninguém vai fazer.

    E ter uma boa faxineira é um conforto que só tem quem pode pagar por ele!!!

    O TEMPO DA ESCRAVIDÃO JÁ PASSOU!!!

    • Cris Santos 24 de março de 2014 at 18:47 #

      Elaine,me abraça?:D
      Estou pesquisando os deveres e obrigações da diarista pq sou uma e venho tendo problemas em meus trabalhos(optei em trabalhar para uma família só,mãe,irmã,filha) ai já viu! Mas deixo claro que as amo.
      O problema é isso.Errei em fazer favores como limpar os móveis por dentro (geladeiras,armários) ai agora o povo fica tiririca pq comecei a ficar esperta tardiamente.
      Amei seu comentário e esclarecimentos.
      O clima ficou tenso,mas eu dei mt risada com seu “big” comentário no meio de patrões tão “injustiçados”
      Sou mãe,blogueira e com razoável sucesso na internet,não tenho tempo de procurar milho de pipoca vencido na despensa.E odeio odeio odeio bilhetinhos.Rasgo mesmo,as vezes até sem ler.
      Sim.Concordo que as necessidades de cada casa é diferente e seria intransigência da gente se não entendêssemos isso,mas tudo tem que ser negociável.Eu limpo sua geladeira,mas não esfrego seu chão no mesmo dia.
      É simples.
      E Guilherme,se eu abri a porta de uma casa onde eu estou indo pra faxinar e tiver pendurado na geladeira um bilhete com as coisas que eu TENHO que fazer,eu bato a porta de novo e vou pra casa.Eu sei fazer meu serviço,não preciso de jeito nenhum de alguém me dizendo o que fazer (excetuando,claro,as trocas que porventura tenha no dia)
      É isso.
      Não vou deixar meu telefone,pq não tenho mais nenhum dia livre. :D

    • Ana 23 de julho de 2014 at 11:33 #

      Vocês se acham! Hoje em dia para uma empresa pagar R$ 100,00 por dia para um funcionário tem que ter faculdade concluída, inglês etc etc etc. Sei que trabalho doméstico é muito cansativo, mas para você trabalhar em uma empresa digna também exige muito esforço e muito investimento em estudos e etc. Antigamente pagava-se R$ 50,00 na faxina e era muito justo. Se os patrões (sim, são patrões, pois são eles que pagam seu salário e vocês trabalham na casa deles!!) choram muito para pagar 120,00 na faxina é porque é suado e se resolvermos pagar 200,00 em uma camiseta isso é problema nosso!!! Se a mulher é preguiçosa eu não sei, mas tanto mulheres como homens trabalham duro o dia todo, estudam e se qualificam e se esforçam muito para pagar uma diarista para ter o mínimo de conforto depois de um dia exaustivo. Quem tem que se valorizar somos nós!!!! Emprego não está fácil para ninguém, se acham que pagamos pouco que vão procurar quem pague mais. Em resumo: empregada doméstica/diarista: ruim com ela, pior sem ela!!!
      E quem determina as regras são os donos da casa! Onde já se viu a faxineira escolher o que vai fazer?? Se eu faço isso onde trabalho, sou mandado embora na hora!

      • Elaine Ramos 23 de julho de 2014 at 22:17 #

        Por que vc se incomoda tanto com o fato de uma diarista definir suas atividades de trabalho e ganhar bem? Todo conforto tem seu preço e sendo o trabalho doméstico tão árduo é muito merecido que ele seja bem remunerado, seja a pessoa instruída ou não.
        Em países desenvolvidos como Estados Unidos e Austrália, uma house cleaner é bem valorizada, por que aqui no Brasil não pode ser?
        Uma faxina custava R$50,00 há muito tempo, quando o trabalho doméstico não era valorizado como é hoje. Se vc acha que cobramos muito, é simples: faça o serviço vc mesma, aí vai ficar do seu agrado e vc não vai gastar nada porque, graças a Deus, o mercado está cheio de bons clientes, gente que valoriza o trabalho da diarista e sabe reconhecer atual posição dela na sociedade, pois é a diarista quem dita as regras porque ela é profissional autônoma, SEM PATRÃO. Por acaso, quando vc vai fazer uma reforma em sua casa, é vc que define quanto vai pagar para o pedreiro ou para o pintor? Ou quando consulta um advogado ou um médico, é vc quem define o valor da consulta dele? Claro que não, pois são todos profissionais autônomos iguais a diarista. E vc só não faz o mesmo na sua empresa porque lá sua condição é bem diferente, uma vez que tendo carteira assinada, vc tem seus benefícios e junto com eles a submissão. Vc engole sapos, aceita desaforos, se submete à autoridade dos outros pra não perder seus benefícios. Mas, como diarista, eu não tenho benefício algum, pois não há vínculo empregatício, mas tenho LIBERDADE, AUTONOMIA, portanto defino mesmo minhas atividades, escolho meus clientes e contrata meus serviços quem aceita minhas condições. Graças a Deus tenho ótimos clientes que pagam bem e valorizam meu trabalho, pois sabem o quanto ele é essencial e importante pra eles. Tenho pena da sua diarista porque, pelas suas palavras, fica evidente que vc é do tipo “exploradora”, aquela que se puder paga R$50,00 pra pessoa limpar a casa toda e ainda passar sua roupa sendo que roupa não tem nada a ver com limpeza. Com certeza, muitas diaristas vão seguir seu conselho e passar batido por vc e procurar outro cliente que pague mais porque nós merecemos ganhar mais, nosso trabalho é essencial à sociedade, já não se pode dizer o mesmo do trabalho executado nas empresas por gente como vc que, diga-se de passagem, se fosse tão instruída assim, saberia o que significa trabalho autônomo e prestação de serviço e teria nos poupado do seu infeliz comentário.

  21. Giovana Gullart 6 de junho de 2014 at 14:51 #

    A principal função da Diarista é Prestar Serviços Gerais na Residência ou Empresa. De forma geral a Empregada Diarista tem as funções de: – Limpeza geral, cuidar e limpar os objetos residenciais. Auxiliar e colaborar na administração dos produtos de limpeza. Lavar roupas, cozinhar e passar roupas só lhe são permitidos quando realizar duas ou mais diárias por semana na mesma residência. Outras tarefas podem ser desempenhadas pela Empregada Diarista sempre que houver a necessidade da parte Patronal. A filosofia de trabalho da empregada diarista é servir à família ou pessoas na limpeza da residência ou escritório da empresa. A empregada diarista não pode trabalhar mais do que 8 horas por diária prestada e, também, não pode trabalhar mais do que 2 dias por semana na mesma residência ou escritório para a mesma contratante. Deve receber o valor da diária no mesmo dia em que prestou o serviço. As empregadas diaristas cuidam da limpeza, peças do vestuário, roupas e sapatos conforme orientações recebidas. Faz arrumação, faxina e podem cuidar de plantas do ambiente interno e externo. Não é necessário que a diarista possua algum tipo de formação. O ensino Fundamental é suficiente. Prevê-se que no futuro todas as Empregadas Diaristas possuirão o treinamento em manipulação e armazenamento de produtos químicos de limpeza. http://www.rhportoalegre.com.br/diarista_11.html

  22. silvia silvério 7 de junho de 2014 at 18:16 #

    Sou diarista trab. 1 dia só em um apart.mas estou trab. quase 12 hrs por dia,sou obrigada a passar e limpar todo apart.em um só dia…ñ sei como lidar com essa situação pois preciso e a cada dia tenho mais e mais tarefas…estou ficando super extressada e com muitas dotes,esses dias passei 37 camisas de manga engomando-as,fora as outras manga curta,pólos,camisetas,lençóis,etc…o que faço?? E ganho 100.00 e a condução.

  23. Jessica Bonfim 11 de junho de 2014 at 22:58 #

    Desculpa, mas se não quiser um emprego puxado então estude pra ter um emprego melhor ou então não trabalhe como empregada. Porque eu tenho Certeza que não é só empregada que tem o emprego puxado… muitas pessoas que não tem como arrumar casa e pagam uma faxineira é porque não tem tempo pra fazer e não porque são preguiçosas. O problema das pessoas é achar que só seu eu emprego é puxado… e cansativo!

    • Ana 23 de julho de 2014 at 11:41 #

      Disse tudo Jéssica!!!

    • luana 4 de agosto de 2014 at 12:02 #

      falou tudo nem preciso falar mas nada..

  24. barbara 16 de junho de 2014 at 3:25 #

    É muito interessante essa lista para as diaristas faxineiras!!

  25. barbara 20 de junho de 2014 at 10:44 #

    precisamos muito de alguém q nos oriente, pois apesar de sermor trabalhadoras autônomas tb temos obrigações e direitos como qq trabalhador formal. Cada qual dentro das suas funções.

  26. silvia silvério 21 de junho de 2014 at 8:11 #

    D.Jéssica Bomfim se a sua resposta foi para mim,saibas estudei mais fo que pensas a questão deste saite ñ é saber de opiniões contrárias a nodsa categoria,vc déve ser patroa pra escrever tanta m…ou ñ sabe seus direitos e ñ se dá valor…eu disse que trabalho 12 hras por dia em um apart.que no começo éra o meu dever de diarista fzr o meu trabalho,se vc lesse os direitos vc saberia que quem trab.1 dia só em uma vez por semana Ñ é obrigada a lavar,passar,cozinhar….seu trab.é o mais bruto,vidros,janelas,banheiros, etc…se vai passar tem que ser cobrado a parte,eo que vale nisso aí??é que combinei quando entrei ,cada dia que chego p/ trab está aumentando meus deveres,até serviço de pedreiro fui obrig. a fzr…e com ameaça de se ñ fzr ñ receberia aquele dia que já estava no final,trab.em outros 2 apart.em um dos bairros mais ricos de SP,deu minha hr minhas patroas ja me alertam ,me pgm direitinho,se faço algo alem do meu dever ,me elogiam,agr éssa outra é exploradora,folgada, Já Saí de lá,.ontem,estou ficando doente12 hrs sem hr de almoço,se Vc é boba asim continue amiga ,daqui uns anos vc vai estar com fribiose,com trombose,louca,etc…. Tenho uma prima se matou de tanto trab.em casa de família,hj com apenas 39 anos ta toda doente ,pq?? Queria agradar mais e mais e se lascou… Leia o código de defesa das diaristas antes de dar opiniões,outra coisa estudar para que?? Tenho cunhadas,irmãs formadas que ñ ganha nafa bem,Acórfa estamos no Brasil…e para seu gvn.perdi 1 dia que éra péssimo, arrumei 2 em uma só casa..meu trab.é perfeito,por isso tenho que apoiar minhas colégas desse blog e eu…estude vc e ganhe e trab .como prof.cuide de mais de 30 alunos e vê quanto se ganha…

  27. silvia silvério 21 de junho de 2014 at 8:41 #

    Quem ñ entendeu Ainda leia os comentários da Elaine Ramos ,e da Márcia,obtigado querida vc abtiu meus olhos,em um dia só fazia tudo isso sózinha…sem a domestica de td dia,sem pasdadeira,eu fzia tudo e por 100.00 e 12 .00 da condução,nunca nem um obrigado,sempre mais trabalho que igual o que vc postou ñ é nosso dever,pois ñ somos de férro,mesmo trab.12 hr ñ dava tempo..obrigado Eliana Ramos.

  28. silvia silvério 21 de junho de 2014 at 9:22 #

    Eliane Ramos obrigads amiga,muito obrigada mesmo,estava sendo escravizada e ñ sabia dzr ñ,hj tô feliz com minhas patroas,uma já estava com éla a muito tempo,agr tô com mais duas que valorizam meus deveres e direito….

  29. Elaine Ramos 21 de junho de 2014 at 9:49 #

    Bom dia, Silvia!

    Fico muito feliz em saber que vc se livrou da exploradora…rs Infelizmente tem muita gente como ela por aí, principalmente depois da mudança da lei da empregada doméstica, pois agora muitas “madames” que não podem bancar pagar uma empregada estão chamando diaristas.

    Por um lado isso é bom e por outro lado é ruim, porque nos deparamos com gente abusiva como essa mulher pra quem a Silvia trabalhou. Então, precisamos, mais do que nunca, impor nossos limites e valorizarmos nosso trabalho.

    Jéssica Bonfim, apesar do estudo ser muito importante, a questão aqui não é nível educacional e sim o abuso e exploração por parte de certos contratantes. Ou vc acha que a Silvia só poderia reclamar se tivesse Mestrado em Limpeza? Fique vc sabendo que hoje em dia tem muita gente bem instruída atuando como Diarista, viu.

    Eu mesma sou formada em Secretariado, fiz 3 anos de Letras na PUC, 5 anos de Inglês e atuei como Secretária por 12 anos. Trabalhei em empresas de grande e médio porte e hoje OPTEI por ser diarista, pois assim tenho autonomia, trabalho meio período, escolho meus clientes. não engulo sapo e o mais importante; GANHO BEM (ganho mais hoje do que quando era secretária) porque valorizo o meu trabalho.

    Fique vc sabendo que uma boa diarista ganha muito bem, mas é preciso coragem, disposição pra atuar nesta área, coisa que muita mulher não tem e justamente por ser um trabalho pesado e essencial, o qual muita gente não quer fazer é que tem que ser valorizado, independente do estudo que a pessoa tenha.

    Existe um grande preconceito no Brasil porque o trabalho doméstico sempre foi feito por escravos e pessoas com pouca escolaridade. Mas, graças a Deus, a escravidão já acabou e tem muita mulher bem qualificada, instruída, atuando na área de limpeza e mudando o cenário dela no sentido que a educação protege a pessoa contra a exploração e o abuso dos contratantes, pois uma diarista que tem mais escolaridade como eu sabe que está na função por OPÇÃO e não falta de qualificação, portanto não se submete a certas coisas.

    Mas, na atual realidade brasileira, ainda é maioria as diaristas com baixa escolaridade mas que estão ganhando uma boa grana e, talvez isso incomode, irrite pessoas como a Jéssica que veem na educação acadêmica a única forma de ter seu trabalho respeitado, valorizado e bem remunerado.

    Mas Jéssica, eu te pergunto: – de que vale o diploma na mão com o bolso vazio? E o que mais tem por aí é gente formada e desempregada ou atuando em área diferente da sua formação e ganhando salário bem mais baixo.

    Nós, diaristas, podemos não ter diploma, mas a maioria de nós está com o bolso cheio, ganhando um salário maior do que de muita gente graduada, maior talvez que o seu…rs

    E deixando a hipocrisia de lado, no final das contas, é o bolso cheio que importa, não é???

    Obrigada a todas que me escreveram.

    Forte Abraço,
    Elaine

    • Ana 23 de julho de 2014 at 11:46 #

      Hoje você está com o bolso cheio para compensar anos de estudo e dedicação para conseguir o diploma rsrs

  30. silvia silvério vilasboas 26 de junho de 2014 at 8:19 #

    Oi amigas agr que aprendi com vcs tô bem,sei valorizar o que faço e sei valorizar quem me valoriza,estou feliz..abração pra todas…..

  31. catia 26 de julho de 2014 at 10:15 #

    Acredito que o trabalho da diarista deve ser definido por ela E a dona da casa. A dona da casa deve deixar claro na primeira conversa o q ela espera e a diariata pode dizer o q ela faz ou nao.

  32. silvia silverio 31 de julho de 2014 at 9:26 #

    Oi queridas amigas mais uma vez estou aqui para cada dia mais aprender com vcs,Sabe o que escobri que éssa Jéssica Bonfin e a Ana NÃO são empregadas domésticas,uma é filhinha de papai,a outra é estudante e patroa tbm….BOM.. ninguém aqui destte blog tem haver com isso,mas as duas são contra nossos direitos de empregadas e diaristas!! Queridas cria um blog de patroas,chatas como vcs ,e tem mais já que gósta tanto de estudar estuda direitos,advogacionais,conjugais,humanos…daí vcs vão ver o que estão falando…tenho Duas irmas que lecionam a mais de 16 anos,ganham menos que eu,tenho uma cunhada de 25 snos formada em pedagogia e,logistica,administração…Éla foi embora pro Paraná pq esta ganhando mais trabalhando em um caixa de super mercado…continuem a estudar mesmo…tenho um filho de 18 anos ta fznd facu ,passou com cem por cento no Enem…mas trabalha num lava rapido,nóis bom pelo menos eu ñ pude estudar tive que trab.com 8 anos,mas no meu tempo o estudo éra valorizado,os professores muito vslorizados e hj?? Quantos professores estão largando o serviço pq ñ ganham suficiente??como a amiga la em cima disse pra ganhar 100.00 em uma empresa hj tem que ter estudo,faculdades,e trabalham 8 hrs por dia,nois ñ amiga em um dia damos conta fo recado sem estudo,e pq o estudo tá tão desvalorizado?? Estude mesmo meninas,quem sabe um dia algum gov.reconheça o que vcs merecem Mas por enquanto deixe o nosso saite em paz…sabemos o nóssos direitos e os nóssos patrões tbm!!

    • Ana 31 de julho de 2014 at 9:39 #

      Oi querida! Definitivamente o nosso país está assim é porque as pessoas não dão valor aos estudos e isso não é apenas dos nossos governantes… é da própria população também… respeito a escolha de quem preferiu trabalhar como diarista, agora tratar com deboche quem estudou? Fala sério! Pode ter certeza de uma coisa…. a parcela de pessoas que estudaram e não ganham o suficiente conforme sua dedicação é pequena e infelizmente existe, pois teoricamente o correto não seria isso né? Se estudar não desse retorno, não teríamos aí grandes empresas, grandes funcionários e por aí vai… ah e para deixar claro… não sou contra o direito de ninguém, só penso que é desproporcional a entidade de classe de vocês com outras e que muitas empregadas e diaristas acham que o serviço delas é o pior de todos e o mais pesado e cansativo…. não só vocês que se cansam ok??? Todo trabalho é digno e é cansativo de uma forma ou de outra…. Ah outra coisa… dêem o valor ao emprego/serviço que vocês têm hoje…. nunca sabemos o dia de amanhã e em época de crise, um corte a se pensar é de diaristas….

  33. silvia silverio 31 de julho de 2014 at 15:41 #

    Ana NINGUEM deboxou de vc,vc sim falou pra Eliana que éla tava com os bolsos cheios por anos de estudo e dedicação e ainda terminou com rsrs….aqui ninguem falou que trabalhamos mais que ninguém,que o nosso serviço e msis cansativo ou pior que o de alguem…todo trabalho é Digno,todo por nóis é respeitado,apenas ñ é isso que esse blog proporciona,APENAS queremos fazer valer nossos diteitos e deveres,vc por exemplo trabalha em uma empresa certo?? Vc é responsável por fazer o seu dever,sair na hr certa pq perante a lei passou é éxtra…daí vem seu patrão e péde para alem do que vc já é obrig.a fzr para seu horário bater como seu dia a dia,daí ele te pede vc por querer ser eficaz ,legal,ou até por querer cativar acabaFAZENDO…mas Não para por ai,outro dia de novo,outro tbm,quando vc vê ,não tem mais nem seu tempo de almoço…vc sabe que é assim,ENTÃO NÓS ESTAMOS QUERENDO APENAS CUMPRIR COM MUITO ORGULHO NÓSSO TRABALHO,só que ultimamente as pstroas ñ estão sabendo dividir as taréfas…Eu Diarista Trab.Uma vez por semana em cada apartamento,meu dever é fazer bem feito tudo que minha é minha obrigação de diarista,só os pesados…tem uma mansão que trab.que tem a passadeira,que lava e passa,a cozinheira,a doméstica que mantem a casa mais organizada,e ajuda na cozinha…e tem eu na quinta feira..para o serviço que elas ñ fazem por direito,vidros por dentro e por fora,pisos frios esfregados e bem lavados,paredes que é lavável,banheiros do teto ao chão,tudo bem lavados e secos,box de banheiro brilhando…armários e geladeiras limpas por fora,por dentro ja é dever da empregada de todo o dia…éssa mansão que trab tem 2 andares,6 quartos,2 closetes,4 banheiros ,1 com eufurô ,2 cosinhas interagidas cim a área de serviço 4 por 4 , salas enormes em baixo e as paredes são de VIDRO… em cima ,a escada,toda em madeira,tenho que pasdar em todos os quartos o aspirador ,depois tirar o pó e cada tipo de móvel tem seu produto ,limpo os vidros ,fsçi as trocas das camas ,toalhas,etc…desço passando removedor no chão que é para tirar a cera anti deslizante,e já aplicando a outra,LÓGICO que quando da tempo ajudo onde posso…mas tenho hora pra entrar e pra sair,e abri mão da minha hr de almoço pq ñ da tempo,antes em outro apart grande tbm fazia tudo sózinha…não tinha hora de entrar e nem de sair…Agora meus patrões são todos cientes dos deveres de suas empregadas e dos direitos…tem apartamento que trabalho sózinha mas entre eu e minha patroa temos um acordo,de 15 em15 dias os vidros,ou outro serviço,pq o apart.é 307 metros de comprimento…só salas são 5 ,mas abro mão de algumas coisas porque minha patroa sabe valorizar entendeu?? Se tudo ñ tiver um controle em qualquer área acaba bagunçando e não dando certo certo?? É ninguem sabe o dia de amanhã mas se vc ségue as régras seja ela qual for vai dar certo,tchau…

Trackbacks/Pingbacks

  1. Sergio Barilari - 20 de janeiro de 2011

    A lista de afazeres domésticos para a empregada/diarista « Valores Reais http://j.mp/hKFDvx

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes

11 Flares Twitter 1 Facebook 10 Google+ 0 Filament.io 11 Flares ×