Resenha: A semente da vitória, de Nuno Cobra

A primeira vez que li esse livro foi no distante ano de 2003, e gostei bastante das ideias defendidas pelo autor, acerca de temas como aptidão física, realização pessoal e saúde. Nuno Cobra é mais conhecido do grande público como preparador físico de atletas como Ayrton Senna e Mika Hakkinen, mas desenvolveu um método de trabalho que não se limitou aos atletas profissionais. Sua metodologia também foi utilizada por empresários, alunos de escolas públicas, presidiários etc. O livro condensa os princípios do Método Nuno Cobra, com ideias inovadoras sobre a conquista da qualidade de vida por meio de uma profunda mudança de hábitos. Embora a edição que eu tenha lido date de 2003 (49ª edição), o livro, que hoje se encontra na 90ª edição, não sofreu mudanças substanciais de conteúdo, eu suponho, haja vista que a quantidade de páginas continua igual.

Dois foram os motivos que me levaram a relê-lo e a publicar uma resenha a seu respeito. Primeiro, o interesse despertado em muitos leitores a respeito de temas menos ligados a finanças pessoais e mais ligados à qualidade de vida, como alimentação e atividade física. E, segundo, pelo desenvolvimento de outras resenhas que estão alinhadas com esses interesses, como os livros do Leo Babauta e de Jim Loher e Tony Schwartz. Vamos, então, nos aprofundar no livro “A semente da vitória”! 😀

Informações técnicas

Título: A semente da vitória

Autor: Nuno Cobra

Número de páginas: 223

Editora: Senac São Paulo

Preço médio: R$ 36

Compre o livro na Livraria Cultura (clique aqui)

Capítulo I – A força de uma experiência.

Nesse primeiro capítulo, o autor narra uma história pessoal, ocorrida há mais de meio século atrás, sobre como conseguiu modificar seu próprio corpo a partir de uma experiência vivenciada no interior de São Paulo, na cidade de São José do Rio Pardo. Nesse capítulo, ele já introduz o alicerce de seu método, baseado sobretudo no sono, na alimentação, e no relaxamento.

Capítulo II – Meu primeiro aluno

Embora tenha trabalhado com diversas personalidades dos esportes e dos negócios, nesse capítulo, Nuno dedica especial atenção à descrição de seu primeiro trabalho, com um aluno que não era um jovem, e sim um senhor de idade que queria aprender a jogar tênis, e que conseguiu transformar completamente sua saúde a partir do trabalho desenvolvido pelo autor.

Capítulo III – Trabalhando o físico, o mental, o espiritual e o emocional

Aqui, aborda-se a importância de trabalhar o cérebro, a fim de que ele seja programado para atuar em nosso favor. Explica como a sociedade nos oprime desde a infância, e como devemos nos aproximar de pessoas positivas, e nos afastar das pessoas com alta carga de negatividade. Também se comenta sobre o quão importante é desenvolvermos emoções positivas em nossas vidas.

Dois pontos de intersecção com outros livros merecem ser registrados. Primeiro, o título do capítulo tem tudo a ver com as quatro dimensões de energia aprofundadas no livro de Jim Loher e Tony Schwartz. Não sei se o autor se baseou nas ideias sustentadas por esses autores norte-americanos, mas o fato é que ambos tratam do papel fundamental, para o sustento do alto desempenho, que o gerenciamento dessas quatro fontes de energia – física, mental, espiritual e emocional – proporcionam à vida das pessoas.

O segundo ponto de intersecção é com o livro do David Allen, ou melhor, com a metodologia GTD, uma vez que o autor de “A semente da vitória” também trata da importância de você prestar atenção naquilo que interfere em seu pensamento.

Uma terceira leitura intertextual pode ser extraída, com a obra da psicóloga Carol Dweck, uma vez que Nuno Cobra faz considerações a respeito de como a sociedade impede o desenvolvimento emocional das crianças, e oferece soluções para resolver esse problema.

Capítulo IV – Saúde é entusiasmo, é disposição, é alegria de viver

São dadas dicas sobre como obter saúde, e como a pessoa pode mudar seus hábitos para romper com o ciclo de doenças e começar a ter uma vida mais plena. Nós encontramos um novo ponto de intersecção com o livro de Jim Loher e Tony Schwartz, pois Nuno defende que o estresse, visto como o vilão de nossa sociedade, tem, na verdade, um valor positivo, pois é a mola propulsora que nos impele a buscar o nosso melhor, ideia essa que é a mesma sustentada pelos autores norte-americanos. O estresse só produz resultados positivos se for seguido de um descanso, para a renovação das energias.

Outro ponto de intersecção encontramos com o livro resenhado de Leo Babauta, uma vez que o autor brasileiro sustenta que a mudança deve começar por “pequenos gestos”. Ora, esse é um dos princípios defendidos pelo autor norte-americano, que tem, dentre as regras basilares de sua filosofia de vida, o “start small” – comece pequeno.

Aliás, ampliando a discussão, podemos afirmar que essa é uma regra que vale também para outras áreas da vida. Por exemplo, na Bolsa de Valores, defendo a ideia de que a pessoa deve começar a operar na Bolsa com valores pequenos, de forma gradual, e, à medida que seu conhecimento avançar, também investir valores maiores.

Capítulo V – O sono é decisivo na manutenção e elevação de seu nível de saúde

Considero esse um dos melhores capítulos do livro – senão o melhor – que mudou minha visão acerca do sono. Nuno Cobra defende o sono como o pilar de seu método, e mostra, ao longo desse capítulo, a importância do sono para a restauração do organismo, seu papel na atividade metabólica do corpo, dentre outros benefícios.

Esse capítulo chega a ser desconcertante, no contexto da sociedade em que vivemos, pois o sono passou a ser um entrave à produtividade. Visto sob esse ângulo, o sono passou a ser sinônimo de perda de tempo.

O autor defende que se vá para a cama o mais cedo possível, entre nove e meia e dez e meia da noite, e se durma em torno de oito horas. É um desafio que parece gigantesco, para muitas pessoas, mas os benefícios aparecem. Quando se dorme melhor, você acorda mais cedo e mais bem disposto. O sono tem um papel revitalizador, e chega a curar doenças, de acordo com Nuno Cobra. Por evidente, há pessoas que não têm condições de ir para a cama nesse horário, como estudantes de cursos noturnos, cujas aulas terminam por volta desse mesmo horário – entre 10 e 11 da noite.

Capítulo VI – Rompendo velhos hábitos para ganhar nova vida

Esse capítulo concentra-se nos benefícios de uma alimentação saudável. Isso inclui mudança de hábitos, tais como: “mastigar os líquidos e beber os sólidos”, isto é, dar atenção ao processo digestivo, cheirar os alimentos, comer prestando atenção na própria refeição, beber bastante água, ter um café da manhã rico e variado, um almoço leve e sem muitos molhos e temperos nas saladas, e um jantar mais leve ainda.

Uma dica interessante que encontrei foi a de beber os líquidos sempre na temperatura ambiente, pois água gelada agrediria o organismo, que trabalharia de forma extra para manter sua temperatura em equilíbrio. O consumo de água deve ser constante ao longo do dia, e diminuído à noite, para evitar que você vá muitas vezes ao banheiro durante a madrugada. Essa dica tem lógica, uma vez que esse fato – ir ao banheiro durante a madrugada – piora a qualidade do sono.

Capítulo VII – A necessidade vital de movimento

Como o próprio título do capítulo sugere, esse é o espaço dedicado à atividade física, sobretudo ao trabalho cardiovascular. Isso porque o que mais prejudica o coração é a falta de movimento. A ausência de movimento dificulta a circulação sanguínea, o que faz com que o coração trabalhe com esforço adicional.

Nuno Cobra descreve os benefícios do movimento para o ser humano, argumentando que ele melhora a vida das pessoas em todos os aspectos, tornando-as, inclusive, menos depressivas.

Dentro de sua metodologia, o movimento deve ser adquirido de forma gradual: começa com passeios, depois com caminhadas, e só então pode-se passar para as corridas. Tudo realizado com os necessários intervalos para descanso. Segundo o autor, a musculação somente pode ser realizada quando é feito, de forma prévia, o trabalho cardiovascular.

Capítulo VIII – Acorde o seu deus dormente

Cuida-se, nesse capítulo, das partes mental, emocional e espiritual. É interessante anotar que o autor começa esse capítulo destacando como a sociedade impede as crianças de desenvolverem a sua criatividade. E isso vai ao encontro das ideias abordadas em outro artigo que publicamos aqui no Valores Reais, inclusive com dados científicos que comprovam a veracidade dessa assertiva.

A ideia subjacente do trabalho do autor é que se chega à conquista da mente por meio da conquista do corpo. Com uma saúde equilibrada, é possível desenvolver os corpos emocional e espiritual.

Capítulo IX – Praticando a ecologia interior

Nesse capítulo, desenvolve-se questões relacionadas à motivação. É preciso ter coragem, fé, e otimismo em relação ao futuro, e acreditar que é possível vencer desafios e conquistar metas e sonhos.

Capítulo X – Depoimentos de alguns pupilos

Pessoas treinadas pelo método do autor relatam suas experiências e transformações.

Capítulo XI – Encantador é cada momento

Mensagem final de motivação para as pessoas acreditarem que podem modificar o curso de suas vidas a partir de mudanças de hábitos. Nuno destaca a importância de se viver no “presente”, não se lamentando por coisas que ocorreram no passado, nem criando muitas expectativas em relação ao futuro.

Conclusão

A semente da vitória é um excelente livro para as pessoas que estão buscando melhorar a qualidade de vida a partir de uma mudança de hábitos em relação ao seu corpo. Se você vive cansado, se alimenta mal, dorme pouco (ou mal), e vê sua saúde declinar, esse livro será de extrema utilidade, pois contém diversas dicas e orientações práticas para as pessoas melhorarem seus níveis de saúde.

É importante dizer que o livro é escrito em linguagem didática, sem notas de rodapé, de forma que a leitura flui de forma bastante agradável. Os pontos de intersecção extraídos de outros títulos, das mais diferentes áreas do conhecimento humano, provam que muitas assertivas contidas no livro tem também fundamentos científicos, o que lhe acrescenta valor adicional.

Os capítulos sobre os benefícios do sono e de uma alimentação equilibrada merecem destaque especial, os quais pude comprovar na prática, sete anos atrás, quando comecei a seguir as orientações do autor.

Enfim, uma leitura aprovada e recomendada! 😀

É isso aí!

Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

, , , , ,

40 Responses to Resenha: A semente da vitória, de Nuno Cobra

  1. MARCO ANTONIO NICOLAU 30 de maio de 2010 at 23:29 #

    Gostei muito de ver nesse espaço a resenha de um livro que, aparentemente, em nada se relaciona com o perfil do Blog. Muito bom.

    • ivonete 20 de outubro de 2015 at 10:51 #

      gostei não conhecia más agora quero ler ate´ o fim.

  2. Guilherme 31 de maio de 2010 at 11:14 #

    Obrigado, Marco. Isso é um incentivo para que continuemos a resenhar livros não relacionados diretamente a finanças pessoais, mas que possam, de algum modo, contribuir para o crescimento e desenvolvimento pessoais.

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  3. Willian Magno 1 de junho de 2010 at 9:12 #

    Esse livro realmente é excelente. Já o li há alguns anos e o recomendo. Parabéns pelo post!

  4. Henrique Carvalho 1 de junho de 2010 at 13:28 #

    Opa, também já li esse livro!

    Foi meu pontapé inicial para me preocupar melhor com minha saúde e aprimorar conceitos sobre o uso da mente através de nossos pensamentos.

    Coincidência ou não eu não fico doente (nem gripe, nem dor de cabeça) desde quando li este livro (2008), tirando uma infecção alimentar que tive esse ano.

    Sei que é um certo exagero dizer, mas tem muita doença por aí que é bem mais psicológica do que alguma falha no corpo humano mesmo.

    Abraços Guilherme!

  5. Guilherme 1 de junho de 2010 at 18:10 #

    William e Henrique, obrigado!

    De fato, o livro faz rever alguns conceitos importantes sobre saúde e equilíbrio.

    E concordo com o Henrique, essa parece ser uma era das doenças psicossomáticas.

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  6. Fabiana 28 de setembro de 2010 at 13:26 #

    preciso do capitulo nove do livro semente da vitória.Obrigada

  7. Willy Fog 29 de outubro de 2010 at 21:53 #

    É exatamente este tipo de livro que estou precisando ler no momento.
    .
    Achei muito boa a resenha.
    .
    Abcs

  8. Guilherme 3 de novembro de 2010 at 7:33 #

    Valeu, Willy!

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  9. selma 24 de maio de 2011 at 8:36 #

    me identifiquei mto com esse livro.
    a semente da vitória fez com q minha alto estima
    ficasse um patamar superior
    levando em conta a minha saúde q ficou mto boa.

  10. Guilherme 27 de maio de 2011 at 18:24 #

    Legal, Selma, que o livro tenha lhe ajudado a viver melhor!

  11. olavo rubin 26 de junho de 2011 at 15:36 #

    olavorubin@yahoo.com.b

    Gostaria de saber, como desenvolver o Méto Nuno Cobra, baseado no livro Semente da Vitória, passo a passo.

  12. Guilherme 2 de julho de 2011 at 8:43 #

    olavo, acesso o site: http://www.nunocobra.com.br/

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  13. Magaly 6 de agosto de 2011 at 8:26 #

    Já comprei o meu!

  14. Guilherme 9 de agosto de 2011 at 9:38 #

    Muito bem, Magaly!

  15. Valicir Trebien 27 de outubro de 2011 at 15:13 #

    Este livro realmente é excelente. Mente e corpo andam juntos. Cuidar do corpo com consciência e automaticamente estaremos cuidando da nossa mente.

    Excelente método e com uma explicação muito didática. A gente lê o livro e fica convencido da importância de se cuidar.

  16. Guilherme 30 de outubro de 2011 at 17:55 #

    Valicir, concordo com suas palavras!

  17. olivia soares 8 de janeiro de 2012 at 19:46 #

    Parabéns! Obrigada. A resenha foi rica para a compreensão do livro, e revigorante p/ minha vida a partir desse momento.

    Abraços fraternos.

    Olivia

  18. Guilherme 11 de janeiro de 2012 at 7:22 #

    Grato, Olívia!

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  19. MAURICIO 22 de dezembro de 2012 at 14:18 #

    O LIVRO E MUITO BOM E A RESENHA ESTA MUITO BOA !!
    ENSINAMENTO PARA VIDA TODA!!

  20. Lilian 24 de abril de 2013 at 14:33 #

    Olá…comecei a ler este livro quando estava na Indonésia e achei o máximo. Ainda não encontrei para comprá-lo. Realizando algumas pesquisas para o término do meu trabalho de conclusão do curso para minha pós-graduação de saúde natural e preventiva, achei o máximo encontrar essa resenha que detalha o livro A semente da vitória, perfeito…Obrigada!

    • Guilherme 24 de abril de 2013 at 17:49 #

      Obrigado, Lilian! Você pode achá-lo provavelmente em sebos e livrarias virtuais de livros usados, como a Estante Virtual. Abç!

  21. Dulce 16 de maio de 2013 at 8:58 #

    Adorei sua resenha, empolguei-me com a leitura e vou comprar o livro, estou precisando muito de uma mudança nos meus hábitos. Obrigada.

  22. Fátima 8 de julho de 2013 at 13:46 #

    Sou psicologa de formação e conheci esse livro, em um curso de Pos graduação em RH, area que trabalho
    . Faço aconselhamentos nas horas vagas, através de indicações de pessoas conhecidas e já indiquei esse livro a muitas pessoas, em sua maioria com sintomas de depressão e exatamente todas, me agradeceram pela indicação do livro que muito contribuiu para superarem o momento delicado que atravessaram. Uma delas, inclusive com várias tentativas de suicídio e que não tinha a prática da leitura (leu o livro diversas vezes e foi motivada ao hábito da leitura de diversos tipos. Enfim, entrei agora no site, pq acabei de indicar o livro a um senhor idoso que reencontrei e que se mostrou melancólico ao descrever problemas nas pernas e dificuldades de locomoção.Parabéns ao Nuno e aos que aqui estão.
    Permaneçam com Deus.

    • Guilherme 8 de julho de 2013 at 20:08 #

      Muito legal seu depoimento, Fátima! Esse é um daqueles livros que têm um poder transformador imenso, justamente pelas dicas práticas que estão contidas ali.

      Abç!

  23. Xavier 25 de agosto de 2013 at 21:09 #

    O livro é excelente, li-lo pela primeira vez em 2010 se não me engano e fui obrigado a lê-lo outras 3 vezes pra conseguir assimilar tanta informação. Até hoje estou me adequando ao método e discordo que o livro seja uma “cagação de regras”. Minha vida só mudou pra melhor! Eu já corria antes de conhecer o livro mas não gostava de correr, só corria porque “tem que fazer atividade física”. Em relação à corrida, depois que comecei a correr conforme o método, minha frequência cardíaca baixou a incríveis 120 bpm durante a corrida. Inclusive corri uma meia maratona (21 km) mantendo a frequência cardíaca muito baixa e a respiração completamente confortável. Corri sem nenhuma preocupação com o tempo… afinal, por que ter pressa de acabar com algo que está sendo tão prazeroso? O difícil é seguir os treinos de musculação conforme o método, uma vez que o livro não dá muitos detalhes sobre isso, mas estou me virando com uns vídeos de discípulos do Nuno Cobra.

    • Guilherme 13 de setembro de 2013 at 10:35 #

      Oi Xavier, muito legal seu depoimento, e mais fantástico ainda ter conseguido correr grandes distâncias mantendo a frequência cardíaca em níveis tão baixos!

  24. Josefa 29 de abril de 2014 at 12:27 #

    Muito bom! Obrigada

  25. juliano cesar de oliveira 13 de junho de 2014 at 17:12 #

    Ótimo texto de resenha. Meus parabéns! Amei a maneira que vc usou para se expressar, me fez se interessar pelo livro….mas vc já leu o livro reverso… se trata de um livro arrebatador…ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos…..e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história…..acesse o link da livraria cultura…a capa do livro é linda ela traz o universo como tema.
    http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=78725243

  26. Nivaldo Bomfim 17 de maio de 2015 at 22:25 #

    Este é um livro para ficar na cabeceira da cama, para ser lido diariamente para que se tenha qualidade de vida satisfatória, muito bom

  27. Kelly 21 de março de 2016 at 10:26 #

    Quando li esse livro pela primeira vez, por volta de 2012, eu pensei, esse livro é uma espécia de manual de funcionamento do ser humano. Todo mundo precisa ler esse livro para ter mais consciência de si, para aprender a se conhecer melhor e a procurar por um caminho mais ajustado com as nossas necessidades. Livro sensacional que estou com muita vontade de reler!!

  28. Rosali Benedetti 31 de julho de 2016 at 22:31 #

    Eu ouvi falar de Nuno cobra. Estou com dificuldades em minha vida. A presico conversar com este senhor que acredito que irá me ajudar. Como conseguir um número de celular dele. A possível

Trackbacks/Pingbacks

  1. Valores Reais » Dica de saúde: beba líquidos sim. Mas em temperatura ambiente! - 12 de junho de 2010

    […] que? Porque, segundo Nuno Cobra, autor do livro A semente da vitória (resenhado recentemente), os líquidos gelados agridem o organismo, que trabalha para regular sua temperatura sempre igual. […]

  2. Valores Reais » No meu tempo de criança, refrigerante, só na casa dos avós. E no final de semana. - 9 de julho de 2010

    […] faz mal para a saúde, como bem alerta o Nuno Cobra, no livro “A semente da vitória”, resenhado aqui no site. Estimulantes artificiais não fazem bem ao organismo, principalmente se tomados em doses […]

  3. Valores Reais » 5 razões para dormir melhor… e 5 dicas de como fazê-lo! - 13 de agosto de 2010

    […] Num mundo onde existe cada vez mais competição, cada vez mais tarefas a serem realizadas, cada vez mais compromissos, parece uma heresia dizer que as pessoas devem dormir mais. Mas não é! O sono é um elemento vital para você ter uma vida melhor e mais saudável, como já vem defendendo, há vários anos, o Nuno Cobra, autor do excelente livro A semente da vitória. […]

  4. Fratura Tíbia e Fíbula – 1 ano de recuperação | HC Investimentos - 29 de agosto de 2010

    […] Passei a ter mais energia durante o dia, a me alimentar melhor e até estudar melhor. Afinal, corpo e mente estão interligados. Ao melhorar seu condicionamento, você também estará estimulando sua […]

  5. Fratura Tíbia e Fíbula: Experiências de 1 Ano de Recuperação | HC Investimentos - 18 de junho de 2011

    […] Passei a ter mais energia durante o dia, a me alimentar melhor e até estudar melhor. Afinal, corpo e mente estão interligados. Ao melhorar seu condicionamento, você também estará estimulando sua […]

  6. 8 números que você deveria contar (ou ao menos levar em conta) « Valores Reais - 20 de agosto de 2012

    […] é uma máquina que foi projetada para se movimentar, como bem alertou Nuno Cobra, no excelente A semente da vitória. Entretanto, a tecnologia está sendo toda projetada para “quebrar” o funcionamento […]

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes