Resenha: O melhor vem depois, de Andrea Giardino e Julio Sergio Cardozo

Como viver bem na fase pós-carreira, ou seja, na aposentadoria? Muitos profissionais e famílias sofrem da crise do “marido aposentado”, ou do “pai aposentado”, quando o sujeito entra em depressão e fica “sem ter o que fazer” depois que “pendurou as chuteiras” da vida corporativa. Isso não chega a ser novidade, pois, como destacamos domingo passado, normalmente é no trabalho que realizamos mais experiências de “fluxo”.

Por isso, a preparação para a fase da aposentadoria é crucial, e, quanto mais cedo for realizada a preparação, melhores serão as condições para desfrutar desse período, com saúde, disposição e dinheiro.

O tema da aposentadoria, ou da independência financeira, felizmente, desperta muito interesse entre os leitores do blog, alguns dos quais com uma visão e um planejamento excepcionais para enfrentar essa fase da vida, como o Viver de Renda, o Investimentos e Finanças, o Conrado Navarro, o Zé da Silva, e o Henrique Carvalho, cinco jovens que, assim como o autor desse blog, se encontram na faixa dos vinte e poucos anos.

Normalmente, a preocupação com a aposentadoria, para grande parte das pessoas, se restringe aos aspectos financeiros, ou seja, a ter dinheiro no bolso. Bem, o livro resenhado hoje não se limita a abordar esse ângulo da questão. Pelo contrário. “O melhor vem depois” contém capítulos muito interessantes sobre cuidados com a saúde, opções de escolha sobre o que fazer quando o momento chegar, bem como diversas outras dicas úteis, que priorizam o aspecto do planejamento.

Como eu cheguei até esse livro? Olha, foi via Google. Estava pesquisando sobre outro assunto, do qual eu não me lembro mais, e, clicando nos links das diversas páginas e sites que fui abrindo, acabei me deparando com o site do co-autor da obra, sócio da Ernst & Young por mais de 20 anos.

Apesar de o conteúdo do livro ser focado no público corporativo, ou seja, dos profissionais que trabalham em grandes empresas, boa parte das lições ali contidas podem ser aproveitadas por qualquer um que deseja se planejar de forma adequada para a fase pós-carreira. Vários dos capítulos foram escritos por profissionais das respectivas áreas. Ou seja, o capítulo sobre a saúde física teve a colaboração de um médico, o capítulo sobre finanças, a de um atuário, e assim por diante.  Ademais, o livro vem recheado de histórias de pessoas que fizeram justamente o que os autores explicam, conferindo-lhes uma carga ainda maior de autenticidade e validade. Exploremos então “o melhor vem depois”… agora! 😀

Informações técnicas

Título: O melhor vem depois – desvendando o enigma da longevidade

Autores: Andrea Giardino e Julio Sergio Cardozo

Número de páginas: 191

Editora: Saraiva

Faixa de preço: R$ 31 a R$ 39

Capítulo 1 – A nova realidade da humanidade

Essa nova realidade se resume à seguinte constatação: as pessoas estão vivendo cada vez mais. Logo, é preciso encontrar meios para preencher o tempo que você terá quando se aposentar. E, para os autores, o melhor momento para se planejar para a aposentadoria dourada é hoje, independentemente de sua situação profissional, de sua idade e de suas condições financeiras. Mais: é preciso pensar a aposentadoria como se fosse um plano de negócios, com metas e objetivos bem definidos.

Ou seja, esqueça aquela imagem romântica de ficar de pijamas, assistindo TV, comendo pipoca, e procurando sujeirinhas nos quatro cantos da casa (“romântica”? Melhor seria “clássica”, ou “tradicional” :D). A aposentadoria é uma fase para ser vivida de forma ativa. Na verdade, é a melhor fase da vida, onde se tem tempo, dinheiro e muita experiência acumulada ao longo de décadas de trabalho e vivência pessoal.

Capítulo 2 – Quando se preparar para a aposentadoria

Quanto mais cedo, melhor. A idade para se aposentar também varia muito, havendo o caso de pessoas que se aposentaram entre os 35 e 45 anos, para terem mais qualidade de vida e mais tempo para elas próprias, mesmo recebendo menos, e não se arrependeram das escolhas que fizeram. Saber lidar com o enorme tempo disponível é um dos grandes desafios da aposentadoria, que deveria ser desejada ansiosamente, e não temida, pelos trabalhadores (que é o que normalmente ocorre).

Capítulo 3 – Construa seu Plano Estratégico de Vida™

Os autores detalham aqui o plano de pós-carreira, que seria essencial para quem deseja, na aposentadoria, se dedicar àquilo para o qual sempre buscou. Esse plano está alicerçado em 4 pilares: metas (objetivos), ações (atividades para cumprir as metas), comentários (explicitam as ações), e indicador de conclusão (para informar se a ação foi implementada).

Os autores exemplificam a construção desse plano para 4 grupos de pessoas: as que se encontram entre os 20 e 30 anos, cuja prioridade deve ser a carreira (opinião também compartilhada por Jônatas, do Efetividade blog); as da faixa etária de 31 a 40 anos, cujo foco continua sendo os investimentos na carreira, como cursos de pós-graduação, mestrado, MBA; as de faixa etária de 41 a 50 anos, em que a prioridade deve ser o gerenciamento do dinheiro; os que estão entre os 51 e os 60 anos, cuja prioridade deve ser a preparação para a aposentadoria; e, finalmente, para quem passou dos 60 anos, onde se deve aproveitar os benefícios do planejamento feito nas etapas anteriores.

Capítulo 4 – Crie sua marca pessoal

Esse capítulo trata da construção da boa imagem, com dicas para cuidar do visual, falar bem em público etc.

Capítulo 5 – Cuide de suas finanças

O foco do capítulo são os planos de previdência privada complementar, explicando os aspectos técnicos que envolvem os PGBLs/VGBLs, os diferentes tipos de previdência: entidades fechadas, entidades abertas etc.

Capítulo 6 – Cuide da sua saúde. Longevidade: conquista ou destino?

Aqui, são dadas dicas práticas de como cuidar da saúde física, em relação ao sono, alimentação, vacinas, exercícios físicos, controle do estresse etc. Destaco dois pontos: a ênfase dada à importância das vacinas, como meio eficaz para evitar as doenças infecciosas, e a regra dos dez mil passos. O que é isso? O autor recomenda o uso de um pedômetro (aparelho que calcula os passos e caminhadas), para alcançar a meta de desempenho, de dar dez mil passos todo dia, sete dias por semana. As caminhadas são importantes para reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Eu achei bastante curiosa e interessante essa dica dos dez mil passos, porque ela destaca a importância da prática de exercícios físicos por meio de uma dica pouco convencional – normalmente, se fala em caminhar, passear, andar na esteira… mas dar dez mil passos, foi a primeira vez que li. E gostei.

A importância dos checkups médicos periódicos também aqui são descritos.

Capítulo 7 – Cuide da sua cabeça e viva de bem com a vida

O foco aqui são os cuidados com a saúde mental: como evitar problemas como depressão, estresse, medo, ansiedade, raiva etc. Sobre a questão do otimismo, inclusive, fiz a resenha de um ótimo livro, “Aprenda a ser otimista”, de Martin Seligman, autor de outra obra que considero imperdível, Felicidade autêntica, não por acaso igualmente resenhada por aqui.

Capítulo 8 – Sexualidade na terceira idade

Como o próprio título sugere, são prestadas informações e esclarecidos alguns mitos e verdades, em relação ao tema para os aposentados.

Capítulo 9 – O que fazer quando o momento chegar

São relacionadas as atividades para se manter ocupado após a aposentadoria, bem como feitas considerações sobre o mercado de trabalho para o pós-carreira e o sonho do negócio próprio. É interessante notar que muitas empresas vêm contratando os aposentados como forma de melhorar o desempenho em certas áreas, onde a maturidade conta pontos valiosos para melhor desempenho nos negócios.

Conclusão

É um ótimo livro que destaca a importância do planejamento para o período da aposentadoria. Como eu disse no começo dessa resenha, o público-alvo desse título são os profissionais do mercado corporativo. Isso pode ser percebido ao longo da leitura da obra. Por exemplo, quando se fala do plano estratégico para pessoas da faixa etária dos 41 a 50 anos, se cita, a título de exemplo como meta em relação ao dinheiro, a aquisição de um carro do tipo SUV (Sport Utility Vehicle). Tal tipo de veículo demanda uma quantia alta de dinheiro, disponível geralmente para quem recebe altos salários e bônus, que é o caso, via de regra, dos executivos dos altos escalões do mundo corporativo.

Feitas essas observações, concluo que o livro apresenta um conteúdo de muito proveito para todos aqueles que querem se preparar melhor para o pós-carreira.

Destaco as constantes mensagens que os autores passam, de que a aposentadoria é um período para ser vivido de forma proativa, e nisso reside seu grande valor. O fato de não se restringir a aspectos financeiros do planejamento, de ter sido editado, em várias de seus capítulos, com a colaboração de profissionais especialistas (médicos, psicólogos, atuários etc.), e de ser escrito num tom leve e bem-humorado, e bastante otimista, também contribuem para que a leitura seja feita de forma descontraída e com bastante densidade técnica.

É isso aí!

Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

Print Friendly

, ,

6 Responses to Resenha: O melhor vem depois, de Andrea Giardino e Julio Sergio Cardozo

  1. Julio Sergio 19 de julho de 2010 at 9:32 #

    Resenha equilibrada e com rico conteúdo. Poucos críticos literários que resenham se dão ao trabalho de ler o livro sobre o qual opinam, coletando trechos esparsos para escrever a resenha. No caso presente, felizmente, se fez um trabalho sério, de utilidade pública. Acrescento, como coautor do livro, que esse está fundamentado em pesquisas e na experiência vivida assistindo indivíduos a encontrar o caminho para uma vida cheia de conteúdo e felicidade. Em linguagem moderninha, o autor da resenha “mandou bem”. O melhor veio depois!

  2. Guilherme 19 de julho de 2010 at 10:30 #

    Que honra receber o comentário do co-autor do livro! 😀

    Julio, reitero aqui meus parabéns pela edição dessa excelente obra. São raríssimos os livros que tratam da pós-aposentadoria com uma visão tão abrangente quanto a fornecida pelo livro. A alegria é maior ainda ao ter resenhado um livro cujo conteúdo é 100% nacional, haja vista que a maior parte das obras resenhadas aqui no site são de autores estrangeiros.

    Valeu pelos comentários e pelo livro!

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  3. Bruno 21 de abril de 2011 at 22:12 #

    Infelizmente, li sua resenha depois de ter lido o livro, do qual esperava uma abordagem mais generalizada das questões relacionadas à aposentadoria, quando, na verdade, o livro foi escrito e dirigido exclusivamente para altos executivos e diretores de grandes empresas, cujas preocupações com a aposentadoria (rebatizada, oportunamente, de “pós-carreira”) passam longe da questão financeira.
    De positivo, a apresentação de algumas informações interessantes, mesmo que já conhecidas, sobre saúde física e mental, aplicáveis a uma parcela bem maior da humanidade, do que aquela contemplada pelos autores do livro.
    Muito bom para ser utilizado como livro-texto nos programas de “preparação de pós-carreira” que as grandes empresas costumam oferecer para seus diretores, executivos e gerentes do primeiro escalão, mas desaconselhado como leitura para quem esteja simplesmente interessado no tema aposentadoria.
    Para essas pessoas, recomendo “Viver muito”, de Jorge Felix (Ed. LeYa, e “20 lições essenciais para a aposentadoria”, de Mara Luquet e Andrea Assaf (Ed. Saraiva).

  4. Guilherme 25 de abril de 2011 at 18:44 #

    Legais suas indicações de leitura, Bruno!

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Julio Sergio Cardozo & Associados » Resenha do nosso livro “O Melhor vem Depois” - 19 de julho de 2010

    […] http://www.valoresreais.com/2010/06/27/resenha-o-melhor-vem-depois-de-andrea-giardino-e-julio-sergio… […]

  2. Valores Reais » Crie possibilidades de escolha - 30 de agosto de 2010

    […] da empresa na qual trabalham. Desenvolver um segundo trabalho, uma consultoria, por exemplo, na pós-aposentadoria, é essencial para que as enormes quantidades de tempo livre que passarão a estar disponíveis, […]

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes