Resenha: Everything You Ever Really Needed to Know About Personal Finance On Just One Page, de Trent Hamm (eBook em inglês)

Nenhum outro site influenciou mais a produção de artigos e o estilo de Valores Reais quanto o The Simple Dollar. Hoje, passados quase quatro anos desde a primeira leitura daquele site, que conheci através de um link no Lifehacker, o blog fundado por Trent Hamm ainda continua sendo fonte de referência e de inspiração para diversos dos textos que por aqui são publicados.

Hoje, vamos mais uma vez inovar ao apresentar a resenha de um livro (eBook) escrito pelo Trent há algum tempo atrás, intitulado “Tudo o que você realmente precisa saber sobre finanças pessoais em apenas uma página”. Mas a inovação da resenha não está no formato do livro, mas sim no preço do livro: ele está disponível para download de forma gratuita. Isso mesmo. Indo na contramão do que muitos pensavam, Trent Hamm decidiu abrir mão de eventuais lucros comerciais, e disponibilizar o livro de forma gratuita para todos que queiram ter acesso às ideias contidas na obra.

Muito bem, vamos então aproveitar esse pequeno “lanchinho grátis” 😀 e destrinchar a obra do fundador do The Simple Dollar! :)

Informações técnicas

Título: Everything You Ever Really Needed to Know About Personal Finance On Just One Page

Autor: Trent Hamm

Número de páginas: 49

Preço: 😀 gratuito – baixe o seu exemplar aqui

1. The most important thing

A regra mais importante é gastar menos do que você ganha – aliás, escrevi um artigo sobre esse tema para o Dinheirama. Todo o sucesso de sua vida financeira começa a partir dessa regrinha básica, tão fácil de ser memorizada, mas às vezes tão difícil de ser implementada. Para conseguir ter um orçamento familiar positivo, um verdadeiro superávit em sua balança comercial familiar, você tem duas opções: ganhar mais e/ou (de preferência “e” :D) gastar menos. É o que mostram os dois capítulos seguintes.

2. Earn more!

Este capítulo está cheio de dicas úteis de como fazer aumentar os seus ganhos. Dentre eles se destacam: investir em sua educação, aumentar suas fontes de renda, começar um negócio próprio paralelo à sua atividade principal, mover-se em direção à sua paixão, e não “queimar pontes”, isto é, não criar inimizades com as pessoas – porque você pode precisar delas algum dia mais à frente.

Também se incluem dentre as dicas: construir relacionamentos positivos com todos em seu ambiente de trabalho, ignorar pessoas venenosas, nunca encarar suas faltas ao trabalho por motivo de doença como “férias extras”, aperfeiçoar-se em seu tempo livre, ser um líder quando isso for necessário, assumir a responsabilidade pelos seus erros etc. Todas essas são atitudes que favorecem e criam em você uma auto-imagem positiva que fará diferença mais à frente.

As dicas são entrelaçadas com diversos links para os artigos respectivos no TSD, onde o autor explora com profundidade os temas correlatos.

3. Live Frugal!

Aqui vai uma dica essencial: a pessoa precisa viver uma vida mais frugal para ter equilíbrio financeiro. A verdadeira frugalidade, em minha opinião, é aquela em que você não se priva das coisas que mais te proporcionam satisfação e prazer. Nada tem a ver, portanto, com privação ou pobreza, mas sim com a adoção de um estilo de vida mais simples, em que sua identidade não seja definida pelo seu consumo, mas sim pelos valores que você pratica em seu dia-a-dia.

Esse capítulo é o melhor do livro, pois contém 100 táticas para você reduzir seus gastos e economizar dinheiro. Não, eu não escrevi errado. São 100 macetes para você ter uma vida com mais dinheiro no bolso. E o mais impressionante é que cada dica contém links para o respectivo artigo no TSD, onde o autor aprofunda o tema (!).

As dicas são variadas: mude para uma conta num banco que te respeite, tenha olhos críticos para suas “coleções”, beba mais água, abandone vícios caros, como bebidas e cigarros, instale lâmpadas CFL ou LED, compre utensílios domésticos baseados na confiabilidade, e não porque são mais baratos; não gaste dinheiro apenas para tirar o estresse do trabalho; dê de presente um serviço ou uma experiência, ao invés de um objeto, e assim por diante.

Só essas 100 dicas já valeriam o preço do livro… êpa, mas o livro é grátis! 😀

4. Manage your money

O dinheiro que sobra é o “ingresso” para sua liberdade financeira, e gerenciá-lo bem é o caminho para construir um futuro estável para você e sua família.

Gerenciar bem o dinheiro significa: quitar as dívidas de seus cartões de crédito e demais financiamentos; construir um sólido fundo de emergências, maximizar seu plano de independência financeira, garantir o dinheiro para custear a educação dos filhos, quitar todos os financiamentos e demais débitos, e investir, de preferência em fundos indexados de baixo custo.

5. Control your own destiny

Como diria Milton Leite, narrador esportivo do canal SporTV, “que beleza!”. Chegamos ao ponto final: conquistar uma saúde financeira equilibrada não tem como objetivo primário ser rico, mas sim ter liberdade. Liberdade das dívidas. Liberdade de patrões dizendo a você o que você deve ou não deve fazer. Liberdade para gastar o tempo fazendo coisas certas. Liberdade para se aventurar em novas experiências e seguir seus próprios interesses. É isso o que a maioria das pessoas quer – e aposto que é certamente o que você quer também.

A parte final do livro contém uma relação excepcional de blogs e sites sobre finanças pessoais e desenvolvimento pessoal, bem como dicas de livros para se aprofundar no assunto.

Conclusão

Esse livro tem a melhor relação custo/benefício de todos que já foram resenhados aqui no site – e olha que não foram poucos. Simplesmente porque não tem custo algum, é totalmente gratuito, e as lições ali contidas são muito, muito fáceis de serem entendidas e aplicadas, apesar de ter como público-alvo os leitores norte-americanos.

O livro do Trent faz uma abordagem de “princípios” das finanças pessoais, e não de complexas regras de “financês”, numa linguagem acessível e de fácil entendimento.

Portanto, eis aqui mais um livro com o selo de “fortemente recomendado”! 😀

É isso aí!

Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

Print Friendly

7 Responses to Resenha: Everything You Ever Really Needed to Know About Personal Finance On Just One Page, de Trent Hamm (eBook em inglês)

  1. Henrique Carvalho 25 de julho de 2010 at 11:28 #

    Interessante o e-book!

    Simples e Direto. As imagens, juntamente com as listas, facilitam bastante a leitura.

    Abraço Guilherme!

  2. Guilherme 25 de julho de 2010 at 12:58 #

    Ôpa, grande Henrique, valeu pelos comentários!

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  3. klaus 26 de julho de 2010 at 19:37 #

    muito bom, sucinto, ou melhor: frugal. rsrs
    obrigado por compartilhar.
    seria interessante uma versao em portugues.
    que Deus o abençoe.

  4. Guilherme 26 de julho de 2010 at 20:49 #

    Klaus, valeu!

    Realmente, uma versão em português seria tudo de bom. Se um dia eu tiver tempo suficiente para a empreitada, poderia até me candidatar a traduzi-lo. Quem sabe… 😉

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  5. Carlos Manoel Marques 9 de abril de 2015 at 14:55 #

    Guilherme,

    Mais um compartilhado com meus filhos! :-) Obrigado! E que Deus te abençoe e te continue dando forças para compartilhar lições tão exemplares! Ah sim… Lembrei do filme do filme do Steven Spielberg, “A lista de Schindler”, quando Oskar recebe o anel com a seguinte inscrição: “Aquele que salva uma vida salva o mundo inteiro”. O exemplo pode ser exagerado mas a ideia subliminar, não. :-)

    • Guilherme 9 de abril de 2015 at 15:39 #

      Valeu por ter compartilhado, Carlos! 😀

      Fico lisonjeado com suas palavras! Cada comentário como o seu funciona como um combustível de “alta octanagem” que me fornece energia para continuar “fabricando” textos aqui no blog! :-)

      Abç!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Valores Reais » Resenha: The Simple Dollar: How One Man Wiped Out His Debts and Achieved the Life of His Dreams, de Trent Hamm (livro em inglês) - 1 de agosto de 2010

    […] passada, fizemos a resenha do eBook que o Trent Hamm, fundador do The Simple Dollar, disponibilizou de forma gratuita na Web, com dicas […]

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes