O que é priorização de resgate automático de investimentos, no Banco do Brasil (BB)?

18 Flares Twitter 5 Facebook 10 Google+ 3 Filament.io Made with Flare More Info'> 18 Flares ×

Quem usa os serviços de home banking do Banco do Brasil, ou acessa os caixas eletrônicos desse banco, já deve ter se deparado com a opção “priorização de resgate automático”, que aparece assim na tela do home banking:

Mas o que vem a ser esse serviço? Simples: evitar dinheiro parado na conta-corrente e também evitar o uso do eventual limite de cheque especial. De acordo com o BB, o objetivo principal é:

“Permitir priorizar a ordem de resgate automático em aplicações nos casos da ocorrência de saldo devedor, cheque especial utilizado ou excesso de limite de cheque especial”.

Como os leitores desse site não usam cheque especial, :D o objetivo principal acaba sendo o de cobrir saldo negativo em conta-corrente. Com esse serviço ativado, os investimentos passam a ser uma extensão da conta-corrente, de modo que você não precisa ficar com dinheiro parado na conta-corrente caso queira fazer um saque em caixa eletrônico ou pagar uma compra com cartão de débito. Não entendeu bulhufas? Vamos a um exemplo prático para entender melhor a mecânica de funcionamento. Suponha que você tenha no BB a seguinte situação:

- Conta-corrente: R$ 10,00

- Saldo em poupança cadastrada no resgate automático: R$ 700,00 (como eu gosto desses azulzinhos) :)

A questão é: você vai à agência e, no caixa, quer sacar R$ 100. Mesmo tendo apenas R$ 10 de saldo em conta-corrente, você irá conseguir sacar R$ 100? Se tiver a poupança acima cadastrada no resgate automático, a resposta é sim, o seu saque será aprovado. Isso porque os investimentos cadastrados na priorização de resgate automático funcionam como uma extensão da sua conta-corrente.

Não se assuste se você verificar o saldo negativo em R$ 90 na conta-corrente. Ainda que você tenha um limite de cheque especial, de, digamos, R$ 100, esse limite não será utilizado se você tiver colocado a poupança para cobrir o saldo devedor da conta (a primeira opção). Na fila de preferências, o resgate automático tem prioridade:

À noite, o sistema do Banco do Brasil trata de fazer o ajuste da conta. Ele retira R$ 90 da poupança, para zerar a conta-corrente, que volta a ter R$ 0,00. E a poupança fica com R$ 610,00.

Veja que você pode utilizar somente alguns investimentos para fazer o resgate automático. Mas, dentre eles, você é livre para escolher quais investimentos terão prioridade para funcionar como a extensão de sua conta-corrente. A página do BB traz uma descrição completa desse serviço:

A principal utilidade desse serviço é, como disse acima, evitar que o dinheiro fique parado na conta-corrente, além, é claro, de eliminar a necessidade de cheque especial na sua conta. Afinal, a melhor linha de crédito para você utilizar tem que ser seu próprio conjunto de investimentos. :wink:

É isso aí!

Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

97 Responses to O que é priorização de resgate automático de investimentos, no Banco do Brasil (BB)?

  1. Naelyan 2 de agosto de 2010 at 12:28 #

    Guilherme,

    Sou correntista do BB e uso este recurso há pelo menos 3 anos. Realmente é muito útil. Eu cancelei o limite de cheque especial e meu limite se tornou o saldo da conta poupança. Sua explicação está muito boa e é um ótimo serviço que muitas pessoas ainda não conhecem.

  2. Willy Fog 2 de agosto de 2010 at 15:15 #

    Show de bola este artigo!

    Realmente não sabia desse recurso não. Valeu pela dica. Esse é o tipo de informação que os bancos não tem o mínimo interesse em passar para os seus clientes.

    Abcs

  3. Daniel 2 de agosto de 2010 at 15:51 #

    Oi. No Banco do Brasil existem várias opções de investimento, como escolher uma ? Para um pouco a mais de 30 dias, a melhor opção é a poupança, cdb ou algum fundo DI ?
    Olho as varias opções, cheia de taxas de administração, rendimento, mas não sei qual escolher.
    Alguém teria alguma dica ?

  4. Jônatas 2 de agosto de 2010 at 17:17 #

    Guilherme, fantástica essa dica. Vivendo e aprendendo.
    Abraço!

  5. Alan 2 de agosto de 2010 at 19:19 #

    Por que não sacar diretamente da poupança? O BB cobra algo pelo serviço?

    Fiquei com a impressão que o recurso é mais maléfico para os poupadores que benéfico para alguns, pois os “assaltos” à poupança serão facilitados…

  6. Luciene Soares 2 de agosto de 2010 at 23:36 #

    Muito boa informação.
    Adorei!!!!

  7. Investimentos e Finanças 3 de agosto de 2010 at 21:53 #

    Guilherme,

    Parabens, excelente artigo.
    Um dúvida… pelo que entendi a grande vantagem deste serviço seria que vc poderia sempre deixar sua conta corrente zerada e qualquer saldo deixar investido pois os debitos que ocorrerem na cc seriam deibitados automaticamente do investimento….correto isto??

    Abs

  8. Guilherme 5 de agosto de 2010 at 7:56 #

    Atualizando os comentários… :)

    Obrigado a todos pelas mensagens! Daniel, para pouco mais de 30 dias, o CDB é uma opção interessante, comparado com os fundos DI, uma vez que eles (CDBs) não têm taxa de administração, embora a alíquota do IR seja igual à cobrada nos fundos DI.

    Alan, é possível sacar sim direto da poupança. A vantagem dessa priorização é que ela permite que você fique totalmente zerado na conta-corrente, sem dinheiro parado na conta. Uma compra com cartão de débito, por exemplo, sem saldo na conta-corrente, e sem priorização de resgate automático, seria negado pela administradora, por falta de fundos.

    Investimentos, exatamente. É o que eu faço: desde que descobri esse serviço, a conta-corrente minha passou a ficar zerada.

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  9. Alan 8 de agosto de 2010 at 18:42 #

    Acabei de verificar que o BB não cobra pelo serviço, conforme a página de ajuda da opção: https://www2.bancobrasil.com.br/aapf/templates/Ajuda.jsp?codigo=893

  10. Guilherme 8 de agosto de 2010 at 19:16 #

    De fato, Alan, e isso só vem a reforçar a importância desse tipo de serviço. :wink:

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  11. Alan 8 de agosto de 2010 at 23:56 #

    Ainda fiquei com uma dúvida. Tentei entrar em contato por telefone e não consegui. Com este serviço, é possível deixar a conta zerada e realizar pagamentos de luz e cartão de crédito também?

  12. Guilherme 15 de agosto de 2010 at 9:43 #

    Também, desde que se tenha dinheiro suficiente no investimento atrelado à conta-corrente. :wink:

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  13. Marcelo 17 de agosto de 2010 at 11:04 #

    Pessoal… só pra reforçar então… sou correntista do BB há um bom tempo. Recebo meu salário direto na conta que tenho lá… como poderia fazer pra já incluir esse rendimento na aplicação??? Obs.: Quando atualizei o meu limite apliquei uma quantia e percebi que o rendimento é melhor que da poupança. É isso mesmo? Não tenho muito conhecimento desses assuntos…mas se puderem esclarecer, fico grato. Gostaria de saber se é mais viável aplicar o salário e consequentemente o valor que tenho numa conta poupança de outro banco no BB.

    Abraço e desde já obrigado pela atenção.

  14. Guilherme 17 de agosto de 2010 at 11:54 #

    Marcelo, no home banking, existe uma opção para cadastrar o recebimento do salário direto numa conta-poupança, a “poupança ouro salário”.

    Feito isso, é só utilizar o serviço de priorização de resgate automático de investimentos, e escolher, como 1ª opção, o investimento sob o código 91.

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  15. Monica 26 de agosto de 2010 at 9:56 #

    Olá!
    Descobri o blog hoje e estou me divertindo lendo!

    Eu ativei essa opção no banco do brasil, bem como o crédito automático do salário. Só tenho uma dúvida. Meu limite do cheque especial é baixíssimo, propositalmente. Caso eu faça uma compra maior do que esse limite, ela vai ser aprovada?

    No post você deu o exemplo que voce fica com a conta no negativo até o ajuste feito pelo banco, por isso me preocupei. Digamos que eu tenha 3000 na minha conta poupança, zero na conta corrente, meu limite de cheque especial é 100 reais. Se eu fizer uma compra de 200 reais, vai direto pra poupança mesmo ou vai ser negada por causa do cheque especial que não comporta?

    Obrigada!

  16. Guilherme 27 de agosto de 2010 at 19:45 #

    Mônica, obrigado! O blog serve para fins de entretenimento, e que bom que vc está se servindo bem desse propósito. :)

    Bem, quanto à sua dúvida, sim, ela irá ser aprovada. Aliás, sua situação é muito parecida com a minha, uma vez que eu também tenho um limite de cheque especial no BB de R$ 100. Vc pode fazer tranquilamente sua compra no cartão de débito de R$ 200, que mesmo assim ela será aprovada. O que importa é que o investimento atrelado à conta-corrente tenha saldo suficiente para cobrir a despesa, de modo que vc não tenha que cair no cheque especial.

    O investimento colocado na priorização de resgate automático entra “antes” do uso do limite do cheque especial.

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

    • Stanley 1 de junho de 2013 at 19:10 #

      Olá,

      após praticamente 3 anos esta duvida da amiga Monica esclareceu a minha mente a partir da resposta de Guilherme.

      Eu pensava que a compra, neste caso, deveria ser de no máximo R$100, não importando o saldo da poupança (seja 100, 200, 1000 Reais).

      Muito obrigado pelos esclarecimentos, excelente página!!

      • Guilherme 1 de junho de 2013 at 20:06 #

        Oi Stanley, fico feliz de que o blog tenha solucionado sua dúvida!

        E grato pelas palavras!

        Abç!

  17. Claudia 22 de setembro de 2010 at 18:39 #

    Boa tarde, sim, com esse resgate automatico eu passo a retirar tudo da poupanca de que eu precise para a minha conta corrente, mas a poupanca serve para “guardar” o dinheiro e acumular juros, tendo sempre uns ‘trocos” a mais e com esse resgate automatico, continua o acumulo desses juros na poupanca?

  18. Guilherme 22 de setembro de 2010 at 22:51 #

    Cláudia, sim, se esse resgate for feito depois do aniversário da caderneta.

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  19. Lilyan 22 de fevereiro de 2011 at 16:35 #

    Guilherme,

    Gostei da sua explicação, mas tenho uma dúvida: quando eu quiser sacar dinheiro no caixa eletrônico, peço pra tirar da conta corrente? Daí tudo vai funcionar como qualquer outro saque/pagamento (minha cc vai ficar negativa e o banco vai transferir a quantia sacada pra minha conta no fim do dia, “como vc explicou acima”)? Ou tenho que pedir pra tirar da conta poupança? Aliás, deixando em resgate prioritário, é possível fazer transações diretamente da conta poupança, como por exemplo, transferências, doc/ted… Ou tudo vai funcionar “como vc explicou acima”?
    Obrigada!

  20. Guilherme 27 de fevereiro de 2011 at 21:46 #

    Lilyan, uma vez ativado o serviço, o dinheiro é debitado da c.c. Na virada da noite, o BB faz tudo automatizado, de forma a resgatar valores dos investimentos e voltar a c.c. a ficar no azul novamente. Tudo funciona como eu expliquei acima. Se seguir todos os procedimentos descritos no post, não tem erro.

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  21. isnard 26 de março de 2011 at 3:07 #

    Olá muito legal o blog!Olha só tenho minha conta corrente um dinheiro a mais e não tenho usado o cheque especial e agora apareceu na minha conta um APLIC.AUTOM.isso como funciona e com 100 reais livre se eu precisar fazer um saque com mais valor com vai funcionar!Obrigado e parabéns!!por as publicações de tds!!que “Deus os abençoe”

  22. isnard 26 de março de 2011 at 3:11 #

    Minha conta é no Banrisul

  23. Guilherme 26 de março de 2011 at 12:36 #

    isnard, provavelmente o dinheiro da conta-corrente deve render um percentual do CDI. É bom se informar na página da Internet do Banrisul ou com seu gerente pra confirmar se é isso mesmo.

    No mais, obrigado!

  24. Guilherme 2 de abril de 2011 at 21:35 #

    Xará
    Muito obrigado pela explicação, abri uma conta no Banco do Brasil essa semana e senti falta dessa modalidade que nos outros bancos se chama conta corrente/poupança ou Contamax no Santander.

    Liguei no SAC do Banco do Brasil e falaram que não tinha essa opção de fazer o aporte automático para a conta corrente.
    Graças a sua matéria consegui deixar a minha conta do jeito que eu queria.

  25. Guilherme 4 de abril de 2011 at 13:08 #

    Valeu, xará!

  26. Vallerie 17 de maio de 2011 at 10:28 #

    Tem um inconveniente nesse resgate automatico. Caso o resgate seja feito em investimento cujo percentual do IR seja progressivo (15% ao final de 3 anos) incidirá o percentual de 22,5 sobre todo o valor ou somente sobre o valor resgatado? E quanto ao IOF por resgate antes do vencimento?

    Estou na duvida. Ja tinha pensado em aderir mas fiquei na duvida do reflexo no CDB com prazo de vencimento pré-fixado…

  27. Guilherme 27 de maio de 2011 at 19:56 #

    Vallerie, o IR de 22,5% incidirá somente sobre o valor resgatado. O mesmo vale para o IOF, caso o resgate se dê em 30 dias antes do depósito da parcela a ser resgatada.

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  28. Gustavo 14 de julho de 2011 at 19:17 #

    Pessoal, alem do BB e do Bradesco, quais outros bancos oferecem resgate automático dos investimentos? O Santander, pelo que cacei na net, tem o contamax, mas é vinculado a poupança, então o saldo é atualizado mensalmente, e não diariamento no caso dos fundos DI e RF. Abs!!

  29. Guilherme 15 de julho de 2011 at 10:50 #

    Gustavo, o Itaú tem o Aplic Auto Mais: http://www.valoresreais.com/2010/08/12/aplic-aut-mais-investimento-do-itau-em-cdbs-para-nao-deixar-o-dinheiro-parado-na-conta-corrente/

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  30. Davi Lenz 25 de agosto de 2011 at 1:57 #

    Santander também tem alguns fundos com rentabilidade diária que aceitam resgate automático, o menos pior é o SANTANDER TOP RENDA FIXA, que tem rendido na faixa de 70% do CDI.

  31. Guilherme 28 de agosto de 2011 at 13:34 #

    Grato pela informação, Davi! Outra opção é deixar o dinheiro na conta-corrente, uma vez que ele é remunerado pela poupança, se ficar mais de 30 dias parado. Tal investimento tem o nome de Poupança ContaMax.

  32. will 6 de setembro de 2011 at 3:32 #

    Oi tudo bem
    Gostaria de saber se é normal o banco do brasil aplicar o dinheiro que ta parado na conta corrente, no BB CURTO PRAZO 200 automaticamente, sem perguntar se a gente quer que eles façam isso?
    Obrigado

  33. Flavio 6 de setembro de 2011 at 14:23 #

    Will, este fundo BB Curto Prazo 200 tem taxa de administração de 3% ao ano.

    Isso significa que, aplicando automaticamente neste fundo, o banco vai comer 3% do seu dinheiro todo ano sem que você tenha autorizado. Entendeu por que eles fazem isso? ;)

    Existem outros fundos melhores no BB (i.e., com taxa de administração mais baixa).

  34. Guilherme 6 de setembro de 2011 at 20:22 #

    Concordo com o Flavio.

    Will, não é normal. Nenhum gerente pode fazer movimentação na conta-corrente do cliente sem autorização expressa desse último. Sugiro formular uma reclamação junto ao seu gerente. Em caso de negativa de resposta, acione o SAC.

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  35. will 8 de setembro de 2011 at 12:27 #

    Obrigado Flavio, Guilherme pelas respostas.
    Mas sera que tem como eu cancelar esse fundo pelo caixa eletrônico mesmo, e colocar a conta de maneira que não desconte nada?
    Obrigado.

  36. Guilherme 9 de setembro de 2011 at 9:39 #

    Acredito que sim.

  37. Letícia 4 de dezembro de 2011 at 22:26 #

    Olá,

    Sou correntista do Banco do Brasil, e ao acessar o home banking, hoje, me deparei com uma transferência de R$ 4.000,00 para uma aplicação automática de poupança. É rotineiro que o banco faça este tipo de aplicação? Minha tentativa de transferir o dinheiro de volta para a conta corrente não funcionou, e obtive a seguinte mensagem: “Não foi possível, porque a aplicação possui resgate automático”.

    Queria entender melhor o que houve.

    Obrigada

  38. Guilherme 7 de dezembro de 2011 at 14:29 #

    Letícia, o seu gerente fez essa aplicação sem sua autorização. Sugiro que entre em contato com ele para proibir esse tipo de conduta.

  39. Bia 24 de janeiro de 2012 at 11:46 #

    Oi Guilherme!
    Fiz essa aplicação de resgate automático ontem, logo em seguida fiz um pagamento do cartão, porém hoje pela manhã quando fui ver, percebi que eles tiraram esse valor do meu cheque especial e não da poupança com resgate automático. Evidentemente liguei para o BB e eles me informaram que se voce tiver limite, eles vão sempre tirar de lá e não da poupança.
    Outra dúvida,o juros já está lá, mas como eu sou verde nesse assunto, gostaria que vc me explicasse…o juros vai ser cobrado diariamente ou mensal, e ele virá na minha proxima fatura? Não gostaria de pagar esse valor, até pq tenho dinheiro na poupança…por favor me esclareça…

  40. Guilherme 24 de janeiro de 2012 at 21:22 #

    Bia, para que o valor dos investimentos cubra o valor negativo em conta-corrente, substituindo o cheque especial, você deve selecionar a opção “utilização de resgate para a cobertura de” >>>> “saldo devedor” e não “excesso de limite cheque especial”, conforme coloquei no artigo.

    Acredito que os juros sejam cobrados de forma mensal, e virão na próxima fatura sim, mas não tenho certeza quanto a isso. Sugiro perguntar para sua gerente de conta-corrente a respeito.

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  41. Bia 25 de janeiro de 2012 at 10:46 #

    Oi Guilherme!! Obrigada pela resposta! Bom…para minha surpresa, hoje de manhã fui dar uma olhada e eles fizeram o resgate automático e o juros ficou zerado e os números voltaram a ficar azuizinhos!!! Não sei porque demorou 2 dias, mas pelo menos to livre dos juros! =D

    Abraços!

  42. Guilherme 27 de janeiro de 2012 at 7:28 #

    Que bom, Bia! =))

  43. Janaina 9 de maio de 2012 at 10:19 #

    Bom dia.
    Aconteceu este mesmo problema comigo, o banco do brasil inseriu parte do valor da minha conta poupança ouro para esta ouro salario. Minha duvida o banco pode fazer isto sem a minha autorizaçao? Fiz o cancelamento pelo home banking, mas ainda continua constando o valor na poupança ouro salario. A ativação do cancelamento nao é automatico? Sera que precisarei ir ate a agencia bater boca com o gerente? (rs)

    Obrigada

  44. Sissa 29 de agosto de 2012 at 2:12 #

    Como a Leticia eles fizeram o resgate automatico sem minha autorizacao deixando minha conta corrente com saldo 0,00. Quando a mensalidade que e cobrada todo mes caiu, ficou como se a conta tivesse negativa e no topo de tudo isso eu saquei dinheiro que entrou como se tivesse usando aquele saldo especial que eles fornecem aos clientes…Depois de muita dor de cabeca consegui que tirasse a poupanca do resgate automatico (o qual eu nunca solicitei). Como moro no exterior acabei deixando todos as taxas que cobraram pra la porque estava gastando mais ainda com conta de telefone. Isso aconteceu ha uns 4 meses. E agora para minha surpresa vizeram de novo!!! E o pior e que acabei de tentar fazer transferencia e colocar o dinheiro de volta para conta corrente e nem isso estao me deixando fazer. La se vai mais um dia perdido ou dias alem de dor de cabeca e sabe-se la quanto em conta telefonica pra resolver algo que simplesmente nao pedi. E uma falta de consideracao com o cliente.

  45. aline 26 de setembro de 2012 at 21:16 #

    Surgiu uma dúvida já que vocês falam mais sobre a poupança. Tenho o BB Renda Fixa 5 mil, ou seja, pago imposto de renda ao resgatar. Vale a pena deixar a conta corrente zerada e deixar com resgate automático nessa renda fixa? Obrigada

  46. João 27 de setembro de 2012 at 23:04 #

    Aline: lembre-se que o Imposto de Renda incide apenas sobre os rendimentos. Deixar recursos parados em C/C para não pagar IR é de uma burrice à toda prova! Não se pagaria IR mas, por outro lado, o correntista levaria ZERO de rendimento! No seu caso, vale alocar em poupança ou no próprio fundo que você mantém no BB, observando neste último, o IOF decrescente nos 30 primeiros dias (ou seja, se sacar antes de 30 dias, haverá retenção proporcional deste imposto, afetando sua rentabilidade).

  47. Guilherme 6 de outubro de 2012 at 8:51 #

    Aline, concordo com o João, evite ao máximo deixar dinheiro parado na conta-corrente.

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  48. André 7 de outubro de 2012 at 9:07 #

    Bom dia,
    Gostaria de saber, se depois de feito este investimento e eu querer fazer uma transferência dessa aplicação para minha conta poupança. Isso é possível?
    Ou não?

    Um Abraço.

  49. bruno 23 de outubro de 2012 at 16:50 #

    Sim muito bom esse resgate automatico da poupanca e no momento de fazer uma transferencia nao funciona pq nao a saldo na conta corente , vc tem o dinheiro ta na conta poupanca por casa do resgate automatico e vc nao consegue transferi para outra conta bb porq o saldo e 0, e ai uq fazer ? e bom mesmo o resgate ?
    nao gostei !

  50. Fernando 15 de abril de 2013 at 0:43 #

    Olá Guilherme… tenho 13 mil na minha conta do BB… qual seria a recomendação de investimento para esse valor para programar a priorização do resgate depois? Poupança? CDB? Aguardo uma dica sua… abraço

    • Guilherme 17 de abril de 2013 at 7:29 #

      Fernando, dentre as opções disponíveis para resgate automático no BB, o CDB é o que oferece a melhor relação custo/benefício. Abç

  51. Marcos Oliveira 17 de abril de 2013 at 10:10 #

    Guilherme,

    estava procurando uma alternativa para os valores que ficam parados em minha conta-corrente para o pagamento de contas e encontrei seu artigo.

    Achei muito interessante a rentabilidade diária com possibilidade de resgate automático para pagar as contas.

    Esse investimento no CDB DI do Banco do Brasil realmente permite esse resgate parcial para cobrir o saldo devedor ?

    Pelo que li nas regras ele só permite movimentações de R$ 500. SE eu precisar de R$ 100, por exemplo ? Tem algum outro investimento que permita isso ?

    Valores:
    Aplicação mínima – R$ 500,00.
    Resgate – em parcela de R$ 500,00, com os respectivos rendimentos.

    Horário:
    Horário limite de movimentação: 23:00 (horário de Brasília).
    Fonte: http://www.bb.com.br/portalbb/page44,108,3300,8,0,1,2.bb

    • Guilherme 17 de abril de 2013 at 12:57 #

      Oi, Marcos, permite sim!

      Se você precisar sacar R$ 100, o sistema automaticamente tira R$ 500 do CDB e joga pra conta-corrente. Se você precisar sacar R$ 700, o sistema tira R$ 1000 do CDB e joga pra conta-corrente. E assim por diante, sempre em múltiplos de R$ 1.000.

      Abç!

      • Marcos Oliveira 19 de abril de 2013 at 18:10 #

        Entendi, Guilherme.

        Obrigado pelas informações.
        Não conhecia essa modalidade do BB. Sempre separo o dinheiro das contas a serem pagas no mês, mas esse dinheiro ficava parado na conta corrente.

        Valeu pela dica !

  52. daniel 8 de junho de 2013 at 12:01 #

    Guilherme e demais experts,
    1 – Como a poupança só rende a cada 30 dias, qual seria a melhor aplicação/resgate automático do BB quando o dinheiro vai ficar menos de 30 dias parado?
    2 – Atualmente recebo salario pelo ITAU(cc universitaria mensalidade 3,95). Pretendo deixar tudo no BB, será que se eu migrar para itau servicos essencias, iconta ou fazer portabilidade para receber o salario direto no BB eu vou ficar sem moral no ITAU? Pois tenho o itaucard gold (1 dolar = 1 ponto sempre presente) (1,25 ponto sempre presente = 1 ponto TAM/GOL) e pretendo solicitar um TAM itaucard PLATINUM visa, pois os pontos vao direto pra TAM sendo 1 dolar = 1,5 ponto tam e a passagem (inclusive tx de embarque caso seja visa) parcelam em ate 12x versus 6x outros cartoes. Apesar de que no novo sempre presente dependendo das condicoes, precisa de menos pontos que na tam.

    • Guilherme 8 de junho de 2013 at 14:10 #

      Daniel:

      1) Investimentos pós-fixados. No cenário atual, a melhor opção seria o CDB DI,

      2) Não, você não vai ficar sem moral no Itaú se fazer a portabilidade do salário para o BB. Aliás, é até possível que você consiga barganhar um cartão de crédito de pontuação mais elevada no BB se fizer isso.

      Minha sugestão: vá para uma agência do BB, diga que você pretende migrar a conta-salário para o BB, mas que gostaria de saber que benefícios você teria do BB ao fazê-lo. Seja específico e diga que você tem interesse num cartão de crédito com pontuação alta, e baixa anuidade, e que, caso o BB não ofereça nada disso, você irá se dirigir ao Itaú para buscar um cartão Itaucard.

      Com isso, é possível que você possa obter benefícios adicionais no BB ao fazer a migração da conta-salário pra lá.

  53. Vitoria 17 de junho de 2013 at 14:22 #

    Olá Guilherme,

    Fizeram uma aplicação com resgate automatico na minha conta sem a minha autorização. Como faço (passo a passo) para desfaze-la. Obd

    • Guilherme 17 de junho de 2013 at 19:23 #

      Olá, Vitoria,

      Siga os seguintes passos:

      1) Comunique a situação para seu gerente de conta, exigindo uma resposta por escrito;

      2) Caso o gerente se negue a desfazer a operação, protocole um registro de queixa no SAC, anotando o número do protocolo;

      3) Caso o SAC não resolva a questão, vá para a Ouvidoria, com o nº de protocolo do SAC.

      A ouvidoria deve resolver a questão. Caso mesmo assim a situação não seja resolvida, o negócio é protocolar uma reclamação no BACEN, via Internet: http://www.bcb.gov.br/?RECLAMACAODENUNCIA

      Abç!

  54. juliana 25 de junho de 2013 at 22:53 #

    olá, estou aplicando meu salario direto da conta salario para poupança salario. Cancelei a opção de resgate automatico, colocando a opção 99 na prioridade de resgate, eu preciso sacar da poupança salario, mas como tenho dívidas do consignado no bb, tenho medo que ao colocar a prioridade da poupança salario para excesso de limite cheque especial, o banco debite tudo da poupança. Como fazer para sacar sem que o banco debite a divida ?

    • Guilherme 27 de junho de 2013 at 11:48 #

      Oi Juliana, não entendi muito bem sua questão. Na verdade, não seria melhor sacar o dinheiro debitando da conta-poupança salário, priorizando-a sobre o limite do cheque especial?

      Abç

  55. Marrariste 26 de julho de 2013 at 17:39 #

    Excelente!!!

  56. CEF 19 de agosto de 2013 at 12:31 #

    Já tive conta no BB e utilizava este recurso, que é muito útil. Alguém sabe se a CEF também oferece este serviço? Se sim, como proceder?

  57. Adalberto 19 de agosto de 2013 at 12:33 #

    Já tive conta do BB e utilizava o resgate automático, alguém sabe se a CEF também oferece este serviço? Se sim, como proceder?

    • Guilherme 20 de agosto de 2013 at 16:58 #

      CEF e Adalberto, eu penso que a CEF não oferece serviço semelhante.

      Nesse caso, o que eu recomendo é manter o máximo de dinheiro num investimento com liquidez imediata e resgate em D+0, como a poupança ou um fundo DI com baixa taxa de administração (não mais do que 1% a.a.), deixando na conta-corrente um valor mínimo somente para eventualidades, por exemplo, R$ 70.

      Abç!

  58. Nanny 17 de setembro de 2013 at 11:52 #

    Guilherme, você teria como sanar a seguinte dúvida:

    Fui no caixa, solicitei uma transferência da minha conta poupança com resgate automático para uma outra conta corrente. No dia seguinte fui verificar o saldo da conta corrente e o valor estava negativo.
    Não configurei nenhum perfil, na verdade nem optei por este estilo de poupança, apenas fiz uma transferência simbólica para habilitar a poupança e agora não consigo fazer a movimentação poup./c.c., somente o contrário aparece para mim.

    O que devo fazer?

    Desde já agradeço pela atenção.

    Att.,

    Loane

    • Guilherme 17 de setembro de 2013 at 20:49 #

      Nanny, experimente fazer o seguinte:

      1) Cancele a opção do resgate automático, como se fosse dar um “reset” nesse tipo de serviço,

      2) Saia do Internet Banking,

      3) Feche o navegador,

      4) Entre novamente no BB, acione as opções de resgate automático de acordo com sua preferência, e veja o resultado.

      Abç!

  59. Tiago 5 de novembro de 2013 at 17:41 #

    fiz um saque o mes passado no “cheque especial” e este mes ele nao foi descontado pelo fato do meu dinheiro ter sido depositado nesse tal de “resgate automatico”
    fizeram isso sem nenhuma autorização minha. ja tentei fazer um outro deposito na cc mas vai direto pra poupança. o que faço? me ajude

  60. lucas 13 de dezembro de 2013 at 23:02 #

    Guilherme:

    Oi Guilherme meu nome é Lucas e sou argentino, atualmente estou de intercambio aqui no Brasil, Olhei seu post e a verdade é que ele esclareceu muitas da minhas duvidas.

    Quando cheguei ao Brasil fui obrigado a fazer uma conta no banco do brasil para receber minha bolsa, fiz a conta e a verdade que não compreendia o português, então eles fizeram minha conta normalmente.

    Agora quando fui a tirar meu dinheiro do caixero eletronico, olhei no comprovante do saque de dinheiro que tinha um saldo de 0, e um certo dinheiro em saldo em aplicacao financereira poupanca resg automatico e nao sei que é isso e queria que voce me ajude por q a verdade nao entendo nada do comprovante.

    Espero que voce possa me ajudar e tambem possa entender meu português que é um pouco ruim.

    Obrigado. Abracos!

    • Guilherme 14 de dezembro de 2013 at 10:13 #

      Oi Lucas,

      O dinheiro está numa aplicação de resgate automático, que serve para fazer o dinheiro render juros, que é uma opção melhor do que se estivesse “parado” na conta-corrente.

      Mas ele só pode ser utilizado se tiver expressa autorização do cliente. Caso não se sinta à vontade com essa aplicação, vá ao banco e solicite o cancelamento do serviço. Dá pra fazer isso também pelo Internet Banking, nos passos descritos nesse artigo.

      Abç!

      • Lucas 15 de dezembro de 2013 at 8:47 #

        Guilherme: Muito brigado minhas duvidas foram esqlarecidas! … mando um abraco grande a voce! parabens pelo blog! e muito brigado!

  61. Lucas barros 7 de abril de 2014 at 17:07 #

    Amigo Guilherme, primeiramente é parabéns pelo escapamento, mas a seis meses uso conta corrente bb jurídica e aconteceu que ele pega meu diretor e coloca no bb renda fixa 500, só que passa meses com o dinheiro ali investido e no final eu não vejo rendimentos. Onde posso olhar os rendimentos.. Por exemplo, qual a taxa de rendimento? Grato

    • Guilherme 8 de abril de 2014 at 19:23 #

      Oi Lucas, obrigado. No Internet Banking do BB, procure pela aba “Investimentos”, e depois selecione “Extrato”. Ali terá todas as informações que necessita.

  62. Aline 4 de junho de 2014 at 0:28 #

    Olá! Eu gostaria de saber de quanto em quanto tempo essa transferência automática funciona. Tirei o extrato da conta-corrente e da poupança com resgate automático. Na primeira informa que o saldo disponível é de 2.301,98, e na segunda é de 2.201,98. Como é isto?

    • Guilherme 6 de junho de 2014 at 8:29 #

      O resgate automático é feito na virada de um dia para outro de forma pré-programada pelo sistema, de modo que não se utilize o saldo do cheque especial, se assim foi optado pelo cliente.

      No seu caso específico, é provável que seu limite do cheque especial seja de R$ 100, daí o motivo de os valores serem diferentes.

  63. Nábia 21 de junho de 2014 at 15:13 #

    Boa Tarde!
    Guilherme, parabéns pelo blog, já está até adicionado em meus favoritos. Gostaria de tirar uma dúvida, apesar de já ter tirado até as que eu não tinha, o valor que tenho disponível na conta corrente é dependente do valor que tenho investido na poupança com resgate automático. Por exemplo: Se meu saldo em c.c. é de R$629,00 e o da poupança é de 1.093,52, tenho no total: 1.722,52 ou somente 1.093,52?

    • Guilherme 21 de junho de 2014 at 17:46 #

      Olá Nábia, obrigado!

      Sobre sua dúvida, você tem no total 1.722,52!

      Abç

  64. pedro 18 de agosto de 2014 at 15:42 #

    Parabens!!

  65. Gustavo 18 de agosto de 2014 at 17:27 #

    Guilherme,
    Parabéns pelo Blog. Esta informação é realmente muito interessante. Através deste post, já fiz as sugestões mencionadas. A única dúvida que fiquei é como alterar o limite do cheque especial… Atualmente tenho R$1.000,00 e gostaria de reduzi-la ao máximo. E obrigado pelo belo trabalho!

    • Guilherme 18 de agosto de 2014 at 23:57 #

      Obrigado, Gustavo!

      Sabe que eu também tenho esse desejo de reduzi-lo ao máximo!? …rs….

      Hoje, meu limite é de R$ 100, e acho que é o máximo que consigo fazer de redução via HB. Tentei uma vez na agência extirpá-lo de vez, mas como o gerente que tinha me atendido estava criando muitas dificuldades, deixei pra lá, como se fosse um peso morto, até porque nunca precisei recorrer a isso.

      Então, pra resumir: pra reduzi-lo ao máximo, via HB, eu acho que é R$ 100.

      Para eliminá-lo, que é meu desejo num futuro próximo, eu acho que somente na agência ou com o gerente de conta-corrente.

      Abç e tamojunto!

      • Cristiano 19 de agosto de 2014 at 9:41 #

        O meu limite no especial é só peso morto também, mas tenho a certeza de que nunca vou usá-lo, memso que involuntariamente, porque, caso aconteça de a conta ficar a descoberto, o resgate automático entra antes. Esse é o meu cheque especial, só que rendendo juros! :)

        • Guilherme 28 de agosto de 2014 at 14:52 #

          Legal, Cristiano, gostei bastante da sua frase final: taí um “cheque especial” que rende juros a favor da gente! :-D :-D :-D

          Abç

  66. Bruno Costa 20 de setembro de 2014 at 1:31 #

    Estou com uma dúvida. Se esse dinheiro que está na conta corrente é diretamente resgatado para a poupança, e tendo em vista que minha conta corrente não fica parada, ou seja, eu uso meu cartão para compras no débito durante o mês, então quer dizer que não terei o rendimento de juros que foi aplicado na poupança? Sendo que estou movimentando essas duas contas (conta corrente e poupança) ao mesmo tempo, e em menos de 30 dias, que é o tempo pra lucrar com os juros da poupança, não terei o rendimento mensal? No meu caso, que quero lucrar com a poupança, apesar do pouquíssimo rendimento dela, seria mais vantajoso manter conta corrente e poupança separadas, sem o resgate automático, e manter o dinheiro aplicado na poupança longe de movimentação e “roubos”, para que ela renda mensalmente?

    • Guilherme 20 de setembro de 2014 at 10:40 #

      Sim, Bruno, não terá o rendimento dos juros aplicados na poupança.

      Mas, nesse caso, você teria que saber exatamente o valor que gastará durante o mês, porque senão acontece o outro lado da moeda: você deixar o dinheiro parado na conta-corrente para compras no débito, e ainda sobrar dinheiro na conta-corrente após todas as despesas do mês. É essa sobra não capitalizada que poderia estar na poupança que fará com que você perca o rendimento do mês.

      Por exemplo: você deixa R$ 1.000,00 na conta-corrente, e durante o mês, só gasta R$ 500 para compras no débito. Esse saldo de R$ 500 que sobrou poderia estar rendendo juros se estivesse na poupança com resgate automático.

      Se você tivesse os R$ 1.000,00 na poupança com resgate automático, as sobras do mês – os R$ 500,00, no exemplo acima – automaticamente renderão juros, o que não acontecerá se essa sobra ficar o mês inteiro parado na conta-corrente.

      Abç

  67. jaqueline 15 de novembro de 2014 at 13:31 #

    Boa tarde. Gostei do seu artigo. Mas gostaria que você me ajudasse.

    O meu salário foi diretamente para a poupança ouro salario 052.

    Agora nao sei como sacar.

    Como faço para sacar o dinheiro?

  68. Christiano 17 de novembro de 2014 at 18:17 #

    Olá,

    Vi que o BB possui até 10 opções para configurar o resgate automático. Seguem algumas dúvidas:

    1. A função da “priorização do resgate automático” serve apenas para cobrir que a conta corrente fique no vermelho, certo ? Para que o dinheiro não fique parado na conta corrente será necessário fazer uso de outras funções para investimentos constantes dos créditos recebidos: salário, depósitos, transferências, etc, certo ?

    2. Considerando que já tenho uma aplicação LCA, é possível fazer aplicações automáticas do salário mensal recebido direto para uma aplicação LCA utilizando a função de resgate automático configurado para LCA como 1ª opção (dica Zico) ?

    Parabéns pelo artigo !

    Até mais,
    Christiano.

    • Guilherme 17 de novembro de 2014 at 19:06 #

      Olá Christiano!

      1. Na verdade, ele também tem a função de cobrir o excesso de limite de cheque especial, mas obviamente recomendamos que seja utilizado para cobrir o saldo negativo em conta-corrente.

      2. Não é possível fazer aplicações automáticas. O que é possível é utilizar a LCA como investimento prioritário no resgato automático, e fazer os investimentos de modo manual.

      Bons investimentos!

  69. Patrícia 19 de novembro de 2014 at 15:37 #

    Olá Guilherme, boa tarde!

    Tenho uma conta corrente vinculada à conta poupança no BB. Gostaria de saber se há diferença entre “resgate automático” e “aplicação automática” no meu caso. Sou leiga no assunto, mas após um funcionário do BB por erro e sem minha autorização abrir uma renda fixa em meu nome pedi a correção, pois havia solicitado conta poupança vinculada, feita a correção me surgiu uma dúvida o que fazer sobre resgate e aplicação. Uma funcionaria do BB me disse que resgate automático e aplicação automática são coisas diferentes, disse que não há vantagem na aplicação automática. O que você acha Guilherme, há vantagem em resgaste automático com aplicação automática ou apenas o resgate automático? Segundo a funcionária, ´somente o resgate seria vantagem , pois na aplicação automática eu perco o juros de rendimento da poupança. Disse que na aplicação automática o dinheiro vai para a conta poupança antes de virar o mês, fazendo com que se perca esse juros da poupança. Isso é verdade? Se possível me esclareça se convém deixas no resgate e aplicação. Obrigada.

    • Guilherme 24 de novembro de 2014 at 16:39 #

      Olá Patrícia!

      O melhor é fazer a aplicação automática com resgate automático. Vamos explicar e diferenciar os termos.

      A aplicação automática, pelo que eu entendi da conversa do funcionário do banco, e segundo meu entendimento, consiste em fazer com que o dinheiro do salário caia diretamente na conta-poupança, em vez de cair na conta-corrente.

      Sobre isso, já fiz inclusive um post no blog: http://www.valoresreais.com/2009/05/24/credito-automatico-do-salario-na-poupanca-2/

      Já o resgate automático consiste em fazer com que o dinheiro da poupança seja utilizado para cobrir o saldo negativo da conta-corrente, sendo a melhor opção para não deixar seu dinheiro parado.

      Assim, no meu entender, as duas opções se complementam e dão sustentação para que você tenha uma melhoria nos rendimentos. Pela aplicação automática, você não precisa aplicar manualmente o dinheiro do salário na poupança, já que o salário vai direto para a poupança.

      E, pelo resgate automático, o dinheiro da poupança não precisa ser sacado manualmente para cobrir o saldo negativo da conta-corrente, uma vez que essa cobertura é feita de modo automático.

      Abç!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Valores Reais » O que é o sistema de baixa automática de investimentos, do Bradesco? - 11 de agosto de 2010

    […] passada, demos a dica de como evitar que o dinheiro fique parado em sua conta-corrente no Banco do Brasil, ao mesmo tempo […]

  2. Valores Reais » Aplic Aut Mais: investimento do Itaú (em CDBs) para não deixar o dinheiro parado na conta-corrente - 12 de agosto de 2010

    […] fique parado na conta-corrente. Correntistas do Banco do Brasil podem utilizar o serviço de priorização de resgate automático de investimentos, e, assim, zerar a conta-corrente e ter a tranquilidade, ao mesmo tempo, de saber que, caso seja […]

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes

18 Flares Twitter 5 Facebook 10 Google+ 3 Filament.io 18 Flares ×