5 razões para dormir melhor… e 5 dicas de como fazê-lo!

Num mundo onde existe cada vez mais competição, cada vez mais tarefas a serem realizadas, cada vez mais compromissos, parece uma heresia dizer que as pessoas devem dormir mais. Mas não é! O sono é um elemento vital para você ter uma vida melhor e mais saudável, como já vem defendendo, há vários anos, o Nuno Cobra, autor do excelente livro A semente da vitória.

Se o tempo, nos dias de hoje, parece ser um recurso mais escasso que o próprio dinheiro, não devemos “fabricar” mais tempo utilizando a técnica de “dormir menos”, pois, se dormirmos menos, teremos muito menos energia para realizar as tarefas do dia-a-dia. E energia, como bem sustentam Loehr e Schwartz, em livro também resenhado por aqui, é a moeda fundamental do elevado desempenho. Sem energia, como você irá aproveitar as coisas boas da vida? Adianta ter tempo de sobra, e falta de energia, para encarar uma saída com os amigos, um passeio no parque, ou então uma boa navegada na Internet? Não!

Visando a instruir nossos leitores a terem melhores noites de sono – o que quase sempre significa ter mais horas de sono, vamos destacar, abaixo, 5 razões para você dormir melhor (que é quase sinônimo de dormir “mais” para muita gente), e, a seguir, 5 dicas para você dormir melhor. Esse artigo teve como base textos científicos publicados pela Fundação Nacional do Sono e pelo site Cérebro & Mente.

5 razões para você dormir melhor

Apetite controlado. Você sabe o que é leptina? Leptina é um hormônio liberado durante o sono, “cuja ação no sistema nervoso central promove a redução da ingestão de alimentos e o aumento do gasto energético, além de regular a função neuroendócrina e incrementar o metabolismo de glicose e de gorduras”. Trocando em miúdos, um bom sono evita que você ataque a geladeira durante a madrugada, além de manter sua dieta sob controle. Quem diria… dormir bem faz você se alimentar melhor enquanto acordado! 😀

Saúde aprimorada. Lá vai outro nome científico: interleucinas. Essas são “proteínas naturais importantes para a ativação dos linfócitos, que por sua vez são grupos integrantes dos sistemas imunológicos do corpo”. Ou seja, elas te previnem de pegar vírus e bactérias. Não é à toa que dizem que dormir é um “santo remédio”. Quantas vezes eu já não estive com dor de cabeça ou algum outro mal-estar, que desapareceu após uma boa e relaxante noite de sono!

Memória. Enquanto você dorme, sua memória é aperfeiçoada. Isso porque o sono influencia na regulação térmica do cérebro, e essa é uma função essencial para o bom funcionamento da memória e da vida psíquica de uma maneira geral.

Eliminação do estresse. “Dormir é um santo remédio” também para curar o cansaço, a irritação e o estresse. Mas por quê? Simples. Porque uma noite bem-dormida evita que o corpo acumule altos teores de cortisona. Esse hormônio, produzido pelas glândulas suprarrenais, é liberado em situações de estresse e contribui para o mau humor depois de uma noite em claro.

Fixação de informações. Tem a ver com a melhora da memória, citada previamente. Na fase do sono conhecida como REM, ocorre a fixação de informações incomuns e estressantes. Já na fase não REM, memorizam-se as informações de conteúdo neutro sob o aspecto emocional.

5 dicas para você dormir melhor

Confira a agenda do dia seguinte… no dia seguinte! Não se estresse por antecipação. À noite, o que o cérebro mais precisa é não fazer você prender a atenção com qualquer coisa que seja, principalmente com os compromissos de amanhã. Revise suas tarefas marcadas para o dia seguinte, no dia seguinte, pela manhã. Noite é momento de relaxar. E por falar em relaxar…

Um bom colchão – e uma boa postura – fazem a diferença. Será que a sua cama é muito mole… ou não está muito dura? Um bom colchão, firme, mas confortável, juntamente com bons travesseiros, ajudam a ter um sono melhor. Isso, é claro, não é suficiente, pois você precisa dormir em posições adequadas, que não penalizem seus músculos, sua coluna e seu pescoço.

Implante uma rotina pré-dormir. E isso tem muito a ver com horários padronizados. Todos temos um relógio biológico interno, e saber criar rituais para dormir é tão importante quanto os rituais que estabelecemos ao nos levantar pela manhã. Se você não for disciplinado ao dormir, será penalizado pelas consequências de sua indisciplina pelo resto de seu dia.

Evite ingerir líquidos à noite. A razão é muito simples… evitar as inconvenientes idas ao banheiro durante a madrugada. Evitar também a ingestão de alimentos energéticos e de complicada digestão também ajudam nesse processo.

Breu total. O ser humano foi programado para trabalhar durante o dia – bem, pelo menos a maioria. Portanto, se você se inclui nesse seleto grupo, apague todos os focos de luminosidade que possam existir durante a madrugada: lâmpadas, abajures, relógios, telefones celulares etc. Isso ajudará o seu organismo a entender o “recado” de que é preciso, enfim, descansar.

E se você estiver lendo esse artigo durante a noite, na cama, tenha uma boa noite! 😀

É isso aí!

Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

Print Friendly, PDF & Email

,

11 Responses to 5 razões para dormir melhor… e 5 dicas de como fazê-lo!

  1. Jônatas 13 de agosto de 2010 at 8:41 #

    Olá Guilherme,
    Está aí uma área que eu sou especialista, dormir, rs.
    Valeu pelas dicas.

    Fica com Deus.
    Abraço!

  2. Willy Fog 13 de agosto de 2010 at 10:25 #

    Rapaiz, que sintonia! Eu estava procurando justamente algo a respeito disso para ler na net. Gostei do artigo. Valeu pelas dicas de como dormir melhor.

    Abcs

  3. David 13 de agosto de 2010 at 13:01 #

    Realmente o sono é um santo remédio. O problema, como você mesmo disse, é conciliar o trabalho, cada vez maior, com o sono. Tenho o hábito de dormir tarde e acordar cedo para trabalhar, embora as poucas horas de sono me tem sido suficientes. Se eu dormir cedo, acabo não tendo tempo de fazer nada hehe.
    Abraços,

  4. Maurício 14 de agosto de 2010 at 22:29 #

    muito bom texto

    estou dormindo mais e cuidando da saude. tambem leio bastante sobre isso na internet.

    tem um site bom pra acompanhar como esta o sono. vi esses dias no twitter.
    http://www.clubepharmaton.com.br
    tem varias dicas tambem.

    tem tambem um aplicativo pra iphone, mas nao testei. sera que vale comprar?
    http://www.eletronicoblog.pop.com.br/post/3379/aplicativo-para-iphone-monitora-sono

    parabens pelo texto

  5. Guilherme 15 de agosto de 2010 at 10:41 #

    Pessoal, obrigado pelos comentários e trackbacks! (finalmente consegui atualizar todos os dessa semana)

    Por falar nisso, nesse final de semana consegui compensar o déficit de sono acumulado do restante da semana. Sei que isso não é recomendável, mas foi o jeito. Vamos ver se nessa semana as coisas se ajeitam. 😀

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  6. Rosana 1 de março de 2014 at 18:48 #

    Muito bom seu post!
    De algumas décadas para cá dormir virou sinônimo de perda de tempo.
    Eu acho que o mundo chegou em uma situação meio insustentável em relação ao sono, pois desde cedo se aprende a ver tv até tarde ou ficar jogando. E fatalmente isso se transformará, mais cedo ou mais tarde, em estresse.
    Eu acredito que um dos motivos do crescente estresse coletivo é exatamente a quantidade inadequada de sono. Além disso, biologicamente falando, isso é um fato, como você mesmo descreveu.
    O sono realmente é um santo remédio.

    Para quem tem possibilidade, o seleto grupo como você disse, os horários padronizados são muito importantes, pois o nosso relógio biológico gosta de rotina, embora nós muitas vezes não.
    Eu já trabalhei em vários horários, escalas com durações de 6, 8 e 12 horas, chegando em casa à 1 da manhã, às 8 a noite, às 8 da manhã, escalas fixas e rotativas nos últimos 10 anos.
    O que eu percebi é que quando eu trabalhava em uma escala fixa, mesmo chegando em casa à 1 da madrugada, eu “funcionava” melhor, ficava menos cansada.
    Quando fazia rotativa, chegando em casa às 8 da noite em alguns dias e à 1 da madrugada em outros, eu ficava mais cansada. E mais cansada ainda quando rodava dia e noite, chegando em alguns dias às 8 da noite e em outros às 8 da manhã.
    Há um ano estou em uma fixa, levanto todos os dias às 4 horas. Dessa forma, o despertador se torna desnecessário pois meu corpo se acostumou, mesmo às vezes eu levantando cansada, pois antes das 9 da noite é meio difícil conseguir dormir. E também tento tirar o “atraso” nos dias de folga.
    Muitos que trabalham na mesma empresa rodam 3 horários, alguns 3 dias em cada horário e outros 1 dia em cada horário, com 12 ou 24 horas de intervalo, o que eu acho muito desgastante para o corpo.
    Às vezes penso em ver a possibilidade de voltar para uma rotativa (dia e noite), para “quebrar” um pouco a rotina e além disso ganhar um pouco mais, mas fico em dúvida pois como disse Dalai Lama: para ganhar dinheiro as pessoas perdem a saúde e depois gastam o dinheiro que ganharam para tentar reaver a saúde perdida…

    Abraços!

    • Guilherme 2 de março de 2014 at 17:15 #

      Oi Rosana, ótimo depoimento!

      Você disse tudo: dormir tarde se tornou uma espécie de “norma cultural”, afinal, as pessoas passaram a valorizar mais atividades realizadas à noite, como sobretudo atividades de lazer, “saídas”, assistir TV e outros hábitos. Então, dormir cedo ficou, na mesma proporção, mais difícil, pois o corpo é uma máquina que não funciona direito se não dedicarmos a ele a quantidade de horas de sono de que ele necessita para repousar e restaurar de forma adequada.

      Achei bastante interessante a rotina diária enfrentada pelo pessoal da empresa, e a forma como você gerenciou, de forma bastante habilidosa, os horários de trabalho.

      Realmente, faz sentido você escolher um horário de trabalho mais “fixo”, de forma que seu corpo possa se adaptar e se ajustar, após realizar vários “testes” com diferentes jornadas de trabalho. Dessa forma, você estará ganhando também mais qualidade de vida, já que você ajusta e adapta seu horário de trabalho de acordo com seu relógio biológico.

      Também acho desgastante a rotina rotativa de 12 ou 24 horas de intervalo, afinal, precisamos de pausas regulares para descansar. O descanso é uma forma vital de renovação de energia, e eu penso que as empresas devem passar a valorizar mais o ser humano como o principal ativo, e não ficar simplesmente olhando números financeiros para avaliá-los, de forma mecânica e sem se preocupar como a saúde afeta o desempenho na empresa.

      De fato, a dúvida para ganhar mais trabalhando mais é pertinente, e aí caímos na advertência de Dalai Lama. Penso que o sacrifício até seria interessante se houvesse uma necessidade específica de cobrir algum déficit no orçamento financeiro.

      Do contrário, penso que uma gestão mais controlada do orçamento pode dar conta, sem precisar recorrer à rotativa.

      Abç!

      • Rosana 3 de março de 2014 at 8:53 #

        Gostei do “norma cultural” que citou, infelizmente é isso mesmo. Se não seguirmos esse padrão, que ao meu ver é meio insano, somos considerados meio anormais.
        Sobre a escala rotativa, além do salário maior e da quebra da rotina, trabalhar à noite é bem mais tranquilo, não existe tanto estresse como no trabalho diurno. São esse 3 fatores que me levam a pensar na mudança, sendo que o de maior peso no momento é por ser mais tranquilo, embora eu sei que dormir de dia é horrível, fico com o corpo meio dolorido o dia inteiro e à noite também, pois faltou algo, o sono adequado.
        De qualquer forma, agradeço por suas sugestões!
        Abraços,

        • Guilherme 3 de março de 2014 at 16:39 #

          Oi Rosana,

          Achei bem interessantes essas vantagens do trabalho noturno, nunca tinha pensado sobre essa questão de ser mais tranquilo.

          Então isso, aliado ao salário maior, são fatores que devem ser ponderados também, afinal, eles acabam meio que compensando o desgaste e adaptação inicial do corpo para se ajustar a um novo ciclo de trabalho-repouso.

          Abç!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Links da semana - 13 de agosto de 2010

    […] Valores Reais – 5 razões para dormir melhor… e 5 dicas de como fazê-lo! Finalmente o último link da semana, que aliás foi quem me deu a ideia de publicar links semanais! Nesse artigo o Guilherme sai um pouco das finanças e dá ótimas dicas para dormir melhor. Como eu sou uma insone, adorei e quero colocar tudo em prática já! Principalmente o fato de criar uma rotina para dormir, o que mais me dificulta, já que eu não trabalho (ainda!). […]

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes