Educação financeira: um giro temático pelos blogs. Edição de hoje: só novatos

“As relações são tudo o que temos. Todas as coisas do universo apenas existem porque se relacionam com tudo o resto. Nada existe isoladamente. Temos de parar de fingir que conseguimos fazer tudo sozinhos”.

– Margaret Wheatley

Bom, como todos devem saber, eu gosto de compartilhar links interessantes que outros blogs publicam. Entendo que o valor da solidariedade é fundamental numa sociedade cada vez mais conectada. Do contrário, se plantar distanciamento, acabará colhendo isolamento.

Particularmente, gosto muito de divulgar blogs de outras pessoas que também se interessam pelo assunto “finanças pessoais”, não só porque os assuntos lá discutidos são igualmente interessantes, e, assim, podem ajudar outros leitores, mas também para que os autores desses outros blogs possam se sentir incentivados a produzir cada vez mais conteúdo. É uma troca onde todos ganham. Outro aspecto interessante desse blogs é o relato de suas experiências pessoais, o que confere um toque especial e único a cada um desses blogs.

Portanto, o nosso giro temático de hoje se destina a divulgar, a dar uma força, para os novatos no mundo dos blogs. Peço licença aos medalhões, que são constantemente mencionados em outros giros temáticos, como aquele de ontem, aquele outro em que discutimos planilhas, e mais outro em que discorremos sobre o Dia dos Pais, e mais um em que falamos sobre aniversários e atualizações etc. etc. etc., e vamos nos concentrar na apresentação de novos blogs, que até agora não foram mencionados no site.

Dicas para acompanhar os blogs

Eu tenho percebido é uma enxurrada de novos blogs, o que é muito positivo, pois demonstra uma preocupação cada vez mais crescente do brasileiro com sua situação financeira. O leitor Willy Fog comentou, inclusive, em outro post, da dificuldade em acompanhar tantos blogs. E ele pediu algumas dicas de como acompanhar a galera toda. Pois aqui vão algumas dicas:

– Tenha um agregador de feeds. Isso evita que você tenha que visitar vários sites diferentes, e abrir uma aba a cada novo site. Há uma economia de tempo aqui. O conteúdo é concentrado num único site, onde você tem condições de visualizar o que cada blog trouxe de novo. O pessoal que costuma acessar os blogs, via agregador de feeds no PC, tem uma preferência pelo Google Reader e pelo NetVibes. No smartphone, há diversas opções para distintos sistemas operacionais. Eu uso, no Motorola Milestone, o BeyondPod. É possível não só acompanhar os posts, mas também os comentários dos blogs, por meio de tais agregadores.

– Reserve um tempo específico do dia para acompanhar as atualizações. O segundo passo é estabelecer uma rotina diária: reservar um tempo, por exemplo, 20 minutos diários, toda manhã, das 9:00 às 9:20, para ler as últimas atualizações. Estabeleça esse ritual positivo, e veja que conseguirá absorver melhor o conteúdo dos diversos blogs.

Blogs novatos

Investidor Defensivo. Blog que se destina, nas palavras do próprio autor, a:

“Debater, expor minhas idéias para pessoas que interessam e realmente acreditam que podem conseguir a independência financeira. Independência financeira para mim é simplesmente viver bem, sem ter que depender do salário mensal o resto da vida”.

Um blog com bastante conteúdo interessante, e já bem movimentado com os comentários.

Sucesso Financeiro Pessoal. José Messias Ruggieri, com esse blog, pretende:

“Ajudá-los para que esse caminho da independência financeira seja mais fácil e prazeroso e que ao final possamos chegar todos juntos ao fascinante SUCESSO FINANCEIRO PESSOAL!!!”

Os últimos artigos do site têm focado a temática do pagamento de juros. Valem a visita!

Investir aos 40. O autor narra sua história e suas descobertas sobre investimentos, a partir de uma perspectiva com a qual muitos leitores podem se identificar, qual seja, o começo dos investimentos na faixa dos 40 anos de idade, como o autor comenta:

“Bem, tenho 40 anos e em julho de 2010 decidi dar uma virada financeira na minha vida. Nunca investi em nada, já brinquei na bolsa e em alguns clubes de investimento tipo Sparta e GF e um clube chamdo Ultrafinance, onde perdi 14k.

Agora é sério, fiz um plano e desejo alimentá-lo por 10 anos. Sei que o tempo está contra mim, por isso espero usar dos valores de aportes e da taxa de juros a meu favor. Pretendo postar minha estratégia, sem interesse algum de ser um orientador ou algo assim.

Este é o plano que fiz, e dependendo dos resultados, vou arrumando durante o caminho”.

Renda Passiva.  O jovem e arrojado autor desse blog conta a sua saga rumo à independência financeira. E, no post inicial, justifica o nome do blog:

“Primeiramente, tenho que explicar o significado do nome do blog. Renda passiva é tudo aquilo que gera renda sem a necessidade de trabalhar para isso. Como por exemplo, imóveis alugados, negócios próprios e – o assunto do qual irei tratar – investimentos financeiros”.

Vida Boa Investimentos. Um ótimo blog onde o autor narra sua trajetória para conquista a independência financeira. De seu post de apresentação, destaco o seguinte trecho:

“Meu intuito com este blog é compartilhar com todos os meus planos financeiros sem nenhuma censura – abrir meu planejamento para discussão. Minha principal contribuição – espero – seja encorajar mais pessoas a buscar a tão sonhada independência financeira. Meu principal retorno – ouvir dicas e comentários dos leitores sobre meus passos.”

O pequeno investidor. Site do Fábio Portela que, como o próprio blog sugere, te ensina a investir. Gosto muito das análises fundamentalistas de empresas, que o autor escreve com regularidade no site.

Investimentos de Longo Prazo. Site do Fabrício Godoy em que ele divulga sua carteira de investimentos.

Finanças Inteligentes. Espaço construído com a finalidade de promover estudos dos principais mercados financeiros, através de análise técnica, análise fundamentalista e notícias. Destaque para as bem elaboradas análises técnicas do mercado, inclusive com gráficos.

Você e Seu Dinheiro. Artigos semanais do planejador financeiro pessoal Bruno Tanaka.

É isso aí!

Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

Print Friendly

16 Responses to Educação financeira: um giro temático pelos blogs. Edição de hoje: só novatos

  1. José Messias Ruggieri 26 de outubro de 2010 at 9:36 #

    Olá Guilherme,

    Obrigado por sua indicação!

    Grande abraço

  2. Willy Fog 26 de outubro de 2010 at 10:22 #

    Opa valeu pela atenção aí Guilherme! 😛
    .
    Bem informativo esse artigo, ainda não conhecia todos os blogs que você citou.
    .
    Abcs

  3. Investidor Defensivo 26 de outubro de 2010 at 12:21 #

    Opa! Bacana Guilherme! Obrigado pela indicação!
    Irei visitar os blogs citados. Não conhecia todos eles…irei adicioná-los tb!
    abs!

  4. investir40 26 de outubro de 2010 at 21:39 #

    Olá Guilherme, obrigado pela indicação.
    Reformulei meus investimentos e na atualização de setembro virá uma postura mais arrojada.

    abraço e sucesso.

  5. investir40 26 de outubro de 2010 at 21:40 #

    Olá Guilherme, obrigado pela indicação.
    Reformulei meus investimentos e na atualização de outubro virá uma postura mais arrojada.
    abraço e sucesso.

  6. Finanças Inteligentes 26 de outubro de 2010 at 23:12 #

    Olá Guilherme,

    Obrigado pela indicação do blog! Isso serve de incentivo para continuarmos divulgando conhecimento, análises e informações que são deficitárias em nosso país. Parabéns aos outros blogs também, adicionei todos ao favoritos.

    Abraços

  7. Jônatas 26 de outubro de 2010 at 23:42 #

    Legal Guilherme, não conhecia todos os blogs.

    Parabéns gente,
    Continuem sempre escrevendo e nos presenteando com ótimos textos.

    Abraço!

  8. Bruno Tanaka 27 de outubro de 2010 at 1:08 #

    Caro Guilherme, muito obrigado pela indicação e parabéns pelo blog!
    Um abraço,
    Bruno

  9. Guilherme 27 de outubro de 2010 at 10:39 #

    Valeu pessoal! Sucesso e prosperidade a todos!

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  10. Fabrício Godoy 31 de outubro de 2010 at 1:10 #

    Olá Guilherme, obrigado pela indicação. Fico até com vergonha ser citado no meio desses ótimos blogs.
    Parabéns e sucesso a todos.

  11. Guilherme 3 de novembro de 2010 at 7:40 #

    Não há que se envergonhar, seu blog também é ótimo Fabrício!

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  12. Renda Passiva 4 de novembro de 2010 at 19:02 #

    Obrigado pela indicação, Guilherme. Acabei só vendo agora hehe

    Vou ver também os outros blogs, muitos que eu não conhecia. Parabéns e sucesso a todos.

  13. Guilherme 5 de novembro de 2010 at 9:35 #

    Valeu, RP!

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  14. Kleberson Silva 18 de maio de 2011 at 15:29 #

    Amigo, segue o convite para esta quinta feira, façam o possível e impossível para estarem presentes veja o convite abaixo e também gravei um convite por vídeo para conhecerem, ainda é tempo, lembre o tempo é nosso aliado nesta missão

    http://www.dsop.com.br/imprensa/midia-tv/video/130-lancamento-colecao-dsop-de-educacao-financeira.html

Trackbacks/Pingbacks

  1. Links da semana - 29 de outubro de 2010

    […] Valores Reais – Educação financeira: um giro temático pelos blogs. Edição de hoje: só no… […]

  2. Valores Reais » Educação financeira: um giro temático pelos blogs. Edição de hoje: Finanças Femininas - 1 de novembro de 2010

    […] não nos reunimos para definir nomes “impessoais” aos nossos blogs. Observe a lista de blogs da semana passada, e veja quantos têm o título em primeira pessoa? Nenhum! Agora, veja a lista de hoje, e observe […]

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes