Resenha: Desvendando os segredos da linguagem corporal, de Allan e Barbara Pease

A comunicação humana não é feita apenas por meio de sinais linguisticos: muitas das mensagens que transmitimos têm origem na forma como o corpo se expressa, por meio de gestos e outros sinais não-verbais. Apesar de sua notável importância para a compreensão do comportamento humano e das interações sociais, as pesquisas científicas sobre a linguagem corporal só começaram a tomar corpo, com o perdão do trocadilho, no final do século XX. O que, afinal de contas, a linguagem corporal nos ensina? É o que vamos descobrir nessa resenha. Acompanhe-nos! 😀

Informações técnicas

Título: Desvendando os segredos da linguagem corporal

Autores: Allan e Barbara Pease

Número de páginas: 271

Editora: Sextante

Preço médio: R$ 20

Compre o livro na Livraria Cultura (clique aqui).

1 | Para entender o básico

Entender o comportamento do corpo é importante porque ele é um reflexo, às vezes inconsciente, de nossas emoções. Nessa tarefa de decodificar os gestos corporais, as mulheres se sobressaem, seja por questões genéticas, seja por questões culturais. Uma leitura corporal precisa envolve três regras básicas: ler os gestos em grupo, analisar a coerência entre o que é dito e o que é demonstrado por meio do corpo, e examinar os gestos no contexto em que ocorrem.

2 | O poder está em suas mãos

Mãos espalmadas indicam franqueza e sinceridade, e exercem uma pressão para que seu interlocutor também seja sincero. São demonstradas várias técnicas de aperto de mão, bem como listados os sete piores apertos de mão.

3 | A magia dos sorrisos e risadas

Sorriso é contagiante, mas também pode ser realizado de forma falsa. Aqui, o assunto principal é o poder de atração e as vantagens que o sorriso exerce na vida das pessoas, bem como dicas variadas de como rir e sorrir em diferentes situações.

4 | Sinais com os braços

Deve-se evitar ficar com os braços cruzados, pois isso diminui a credibilidade. Os braços cruzados indicam, geralmente, atitude negativa.

5 | Sinais de avaliação e fraude

Interessante estudo que mostra os gestos mais associados à mentira. Você sabia que levar a mão à boca pode ser um sinal de que a pessoa está mentindo? Claro que esse ato deve ser avaliado dentro de seu respectivo contexto – afinal, a pessoa pode estar gripada ou com alergia. Mas o fato é que essa é uma característica que o ser humano aprende desde cedo – as crianças, quando mentem, colocam as mãos na boca, como se quisessem bloquear a falsidade. Com o decorrer do tempo, o ser humano vai sendo mais sutil nesse gesto, o qual, no entanto, persiste.

Outros sinais que indicam uma possível mentira são: tocar o nariz, esfregar os olhos, pegar na orelha etc.

6 | Sinais dos olhos

Esse capítulo trata dos gestos que fazemos com os olhos, sobretudo com as pupilas. O livro poderia ter mais figuras para compreensão das dicas, pois só discorrer sem apresentar imagens das pupilas pode dificultar o entendimento.

7 | Os invasores de espaço

A tese aqui defendida é a de que todos temos um espaço pessoal, uma “bolha de ar” portátil que carregamos conosco, a qual faz parte de nossa zona íntima. Temos uma tendência a defender nossos espaços pessoais, mas também não podemos desrespeitar o espaço pessoal dos outros.

8 | Como as pernas revelam as intenções da mente

Os diferentes significados das posições das pernas são explicados aqui. Por se tratar de uma parte de nosso corpo que fica distante do nosso cérebro, temos pouca consciência dos movimentos involuntários que fazemos com as pernas para expressar nossas emoções.

9 | Os 13 gestos que você mais encontra no dia-a-dia

Breve descrição sobre os sinais corporais que se vêem com mais frequência no dia-a-dia, bem como seus pontos positivos e negativos. Um gesto muito curioso descrito nesse capítulo é o de ficar catando fiapos imaginários da própria roupa. Ele significa que a pessoa, inconscientemente, está discordando daquilo que o interlocutor esteja falando, ainda que verbalmente diga que concorda com tudo. Eu achei muito curioso porque eu próprio já praticava esse tipo de gesto, exatamente com esse tipo de significado, ainda que de modo inconsciente. Agora, com consciência daquilo que significa, posso ter maior controle dele, e também dos outros que são expostos nesse capítulo.

10 | Espelhando

Um ótimo capítulo, onde se demonstra que espelhar a linguagem corporal de outro é um dos melhores meios de estabelecer vínculos e criar relacionamentos.

11 | Os sinais secretos do cigarro, dos óculos e da maquiagem

O uso dos óculos constitui uma indicação de poder. E as mulheres que se maquiam conseguem transmitir uma imagem mais sensual e ao mesmo tempo mais inteligente. Só é bom as mulheres evitarem o batom vermelho nos lábios em situações de negócios e trabalho, para não parecer que está sendo interessada mais em si mesma e na atenção dos homens.

12 | O corpo aponta para onde a mente quer ir

O posicionamento do corpo numa conversa: esse é o assunto do capítulo. Capítulo um pouco desinteressante, achei teórico demais ficar explicando as razões pelas quais posições ajustadas a 45º do interlocutor seriam as melhores.

13 | Rituais de atração e sedução

Descrição dos sinais de sedução masculinos e femininos. Um dos mais divertidos do livro.

14 | Sinais de propriedade, territorialidade e estatura

Ênfase nas diferenças de altura e como isso pode repercutir numa relação.

15 | A disposição das cadeiras

Os autores tentam nos convencer que a disposição das cadeiras, numa mesa, conta mais do que o conteúdo da conversa. As ideias são interessantes e tal, mas é outro capítulo que entra na “conta” de diversão.

16 | Entrevistas, jogos de poder e arrumação de escritório

Regras para causar uma boa primeira impressão em entrevistas, e dicas para se sair bem em reuniões .

17 | Juntando tudo

Pequenos testes para o leitor avaliar quão bem está na arte de avaliar a linguagem corporal de outras pessoas, e mais os sete segredos para uma linguagem corporal atraente, que na verdade é um resumo dos principais pontos expostos nos capítulos anteriores.

Conclusão

Esse é sobretudo um livro de passatempo e de diversão, para se ler de forma descompromissada: antes de dormir, numa viagem de avião, à beira da praia etc.

Os “segredos” da linguagem corporal se destacam pela forma simples com que são expostos: nada de teorias mirabolantes ou termos muito técnicos. O toque de humor conferido aos exemplos, as ilustrações apresentadas, e a descontração ao discorrer sobre os temas discutidos tornam o livro uma leitura leve e agradável.

Esse parece ser um livro dirigido aos vendedores, profissionais de marketing e congêneres, haja vista que, em muitas passagens, os autores se reportam às técnicas para “concluir uma venda”. Nas áreas em que o domínio do significado dos sinais corporais é importante, esse livro tem sua utilidade, embora algumas dos conselhos expostos no livro já sejam meio batidos, p.ex., que sorrir é contagiante, que bom humor facilita os negócios etc.

De qualquer forma, não deixa de ser um livro útil e, ao mesmo tempo, divertido.

É isso aí!

Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

,

7 Responses to Resenha: Desvendando os segredos da linguagem corporal, de Allan e Barbara Pease

  1. Tito 12 de dezembro de 2010 at 2:31 #

    Olá, Guilherme.

    Após ler boa parte de suas resenhas, concluí que não comprarei nenhum livro sem antes consultar a sua crítica aqui no blog. hahaha :)

    Grande abraço!

  2. Guilherme 12 de dezembro de 2010 at 14:54 #

    Obrigado, Tito!

    E vida longa ao LEN Investimentos!

  3. Evertonric 12 de dezembro de 2010 at 15:42 #

    Mais uma ótima e clara resenha Guilherme, Parabéns
    Conforme nosso amigo Tito disse ai acima, tbm compro livros analisando as resenhas do VR antes….rsrssss
    Forte Abraço

  4. Willy Fog 12 de dezembro de 2010 at 18:33 #

    Guilherme
    .
    Um outro livro interessante desses autores é o “Por que os Homens Fazem Sexo e as Mulheres Fazem Amor” que deveria ser leitura obrigatória para todo casal que pretende se casar. Outro livro parecido com este da sua resenha é “O Corpo Fala”, mas os autores são outros, neste livro lembro que uma das “dicas” dizia que se uma mulher lhe mostra a palma da mão enquanto conversa com você, é sinal de que ela “vai com a sua cara”. 😛
    .
    Abcs

  5. Guilherme 12 de dezembro de 2010 at 20:15 #

    Everton, valeu!

    Willy, ótimas sugestões! Gostei muito dessa dica da palma da mão…..rsrs…. 😆

  6. Marcos 19 de março de 2011 at 14:25 #

    Olá, tem um escritor chamado Marcos Tadeu Cardoso ele é autor do livro a ‘Linguagem Corporal nos Relacionamentos e Paqueras’, ele dá palestras, aulas, e tem diversos aryigos puiblicados, quero lembrar que ele tem pesquisas nas mais diversas vertentes do tema, tem três livros publicados, sendo que dois deles estão disponíveis gratuitamente na internet.
    Baixe e depois comente, é facil basta pesquisar na net e baixar…

  7. Guilherme 22 de março de 2011 at 13:11 #

    Obrigado pela dica, Marcos!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes