O único tempo que te pertence é HOJE

Quantas pessoas você conhece que parecem que vivem só do passado? Tal qual museu, que vive do passado, elas ficam se lamentando pelos erros e problemas já ocorridos, como se isso fosse modificar seu presente. O problema é que o passado, por mais que já tenha sido deixado para trás, continua se perpetuando na mente das pessoas. E é isso mesmo que ocorre: ele se perpetua na mente das pessoas. Apenas na mente. O problema é que, apesar de eventos passados não provocarem qualquer mudança no mundo exterior, elas continuam provocando mudança no mundo exterior. Como assim? É que o que a gente faz com a mente determina o que a gente faz na vida. Pessoas que ficam murmurando o tempo inteiro ficam paralisadas. A inércia toma conta delas.

Já outras são muito ansiosas. Ansiosa em relação ao quê? Em relação ao futuro. Elas podem até não ficar tão presas em acontecimentos passados, mas parece que sua única preocupação é o que acontecerá na semana que vem, no mês que vem, no ano que vem. Elas dizem para si mesmas (e para outros): “se Deus quiser, ano que vem será diferente”. E ficam imaginando coisas. Preenchem sua mente com cenários hipotéticos. Às vezes, sonham por antecipação. Às vezes, sofrem por antecipação.

Qual é a o problema com esses dois tipos de pessoas? É que elas não vivem o presente. Um presente que é repleto de oportunidades. Um presente que é repleto de escolhas. Um presente que é repleto de opções. Um presente que pode ser cada vez melhor, se elas tiverem a capacidade de transformá-lo de acordo com seus propósitos, de acordo com seus desejos. De acordo com seus sonhos.

E como fazer para tornar tudo isso factível? Simples: adquirir o sentimento de pertencimento. O único tempo que te pertence é hoje. O único momento em que você pode transformar sua vida é hoje. Não adie para amanhã coisas que você pode e tem condições de realizar hoje. Nesse sentido, a a regra dos dois minutos pode te ajudar. Não vá atrás de seus sonhos buscando-os apenas na imaginação: faça a realidade acontecer do jeito que você espera e quer que aconteça.

Embora muitas coisas você não possa mudar, e também pessoas você deve desistir de controlar, há muito mais coisas que você pode controlar. Pois foque sua atenção, foque sua energia, e foque seu tempo, nessas coisas que estão em sua área de controle. Tenha consciência de que esse tipo de trabalho focado no hoje vale a pena, pois é o único meio de provocar mudança em sua vida. Sem mudança, não há melhora. Sem melhora, não há progresso. E sem progresso, não há vida. Deixe a inércia causada pelo pensamentos presos no passado, e não espere as coisas acontecerem no futuro: faça-as acontecer no presente. Hoje é o melhor dia para melhorar o dia de amanhã. Hoje. E disse hoje!?

E monitore suas crenças. Pois, como diz Gandhi:

“Suas crenças tornam-se seus pensamentos. Seus pensamentos tornam-se suas palavras. Suas palavras tornam-se suas ações. Suas ações tornam-se seus hábitos. Seus hábitos tornam-se seus valores. Seus valores tornam-se seu destino”.

É isso aí!

Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

Print Friendly, PDF & Email

6 Responses to O único tempo que te pertence é HOJE

  1. Gisely Chessed 29 de dezembro de 2010 at 8:29 #

    …como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há!
    ótimo post!

  2. Rudolfh Bantim 29 de dezembro de 2010 at 11:20 #

    Meus parabéns pelo post, excelente reflexão de fim de ano.

  3. Jônatas 29 de dezembro de 2010 at 12:29 #

    Perfeito Gui, parabéns!

  4. Julian 29 de dezembro de 2010 at 21:57 #

    Olá Guilherme, boa noite.

    Você relatou que não esta conseguindo receber os feeds do nosso blog, você poderia me passar um e-mail informando com qual e-mail você se cadastrou ?

    Obrigado
    Julian
    nossavidanossobolso@gmail.com

  5. Investidor Defensivo 31 de dezembro de 2010 at 11:22 #

    Ótimo post!
    Pensar e viver o presente me ajuda a diminuir muito minha ansiedade!
    Esse texto é exatamente isso.
    abs!

  6. Guilherme 5 de janeiro de 2011 at 22:59 #

    Gisely, essa é uma das minhas canções favoritas!

    Rudolfh, Jônatas e ID, obrigado!

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes