Últimas atualizações no Twitter

Enquetes

Por meio de quais corretoras você faz seus investimentos em ações e Tesouro Direto?

View Results

Loading ... Loading ...

Curta nossa página no Facebook!

Comunicado importante vindo do próprio Paypal: economizar IOF utilizando o Paypal não procede

Semana passada, publicamos um artigo: Dica para não pagar os 6,38% de IOF sobre compras internacionais na Internet com cartão de crédito: Paypal, onde demos uma dica sobre como economizar com o tributo IOF.

Entretanto, recebi um email de uma funcionária do próprio Paypal alertando que essa possibilidade não existe, pois o IOF seria cobrado quando houver o fechamento da fatura. Dada a relevância do tema, e com a devida autorização do Paypal, reproduzo o conteúdo da mensagem recebida:

“Oi Guilherme,

Infelizmente sua dica para economizar IOF com PayPal não procede, pois compras internacionais em Reais também estão sujeitas ao IOF. Todas as compras internacionais pagas com cartão de crédito internacional, com ou sem a PayPal, estão sujeitas ao IOF, independentemente da moeda utilizada / escolhida pelo comprador.

O decreto que trata do IOF estabelece que a alíquota de 6,38% é devida “nas operações de câmbio destinadas ao cumprimento de obrigações de administradoras de cartão de crédito ou de bancos comerciais ou múltiplos na qualidade de emissores de cartão de crédito decorrentes de aquisição de bens e serviços do exterior efetuada por seus usuários”. Sempre que um portador de cartão de crédito compra um bem ou serviço no exterior, o banco emissor do cartão tem que efetuar um câmbio para honrar esta obrigação contraída pelo usuário. Este câmbio está sujeito ao IOF, o qual é repassado ao portador pelo banco.

Assim, mesmo que você ou seus leitores escolham pagar por uma compra internacional em Real, fixando o câmbio na data da compra ao invés de correr o risco de variação cambial, o IOF será devido e será cobrado quando a fatura for fechada. Geralmente as faturas parciais de cartão não mostram o IOF devido – ele só é calculado e aparece quando a fatura é fechada.

Note que esta situação pode ocorrer tanto em compras virtuais, como em compras presenciais. Na Europa é bastante comum que as lojas ofereçam a possibilidade de pagar suas compras na moeda do país em que o seu cartão de crédito internacional foi emitido – no nosso caso em Real. Mas depois o IOF é cobrado como explicado acima.

Espero ter esclarecido a questão até para poder evitar questionamentos futuros”.

Obrigado ao Paypal pelos esclarecimentos!

É isso aí!

Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

p.s.: pessoal, devido à falta de tempo, não estou conseguindo responder os comentários nem postar no blog ou no Twitter. Espero fazer todas as atualizações até sexta! :)

Artigos relacionados:

Print Friendly

158 comments to Comunicado importante vindo do próprio Paypal: economizar IOF utilizando o Paypal não procede

  • Importantes essas observações do Renato e Fernando.

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  • Leandro Maciel

    Fiz a seguinte pergunta para o Pay:

    “Eu tenho uma duvida, quando eu faço uma compra no exterior e pago por paypal como funciona a cobrança em meu cartao de crédito, quero saber se a cobrança é feita em reias ou dolar, nas minhas faturas vem todas cobradas em reais e mesmo assim é cobrado IOF então quero saber como funciona essa cobrança de vcs com o cartão de crédito, se é o cartão que faz o câmbio para outro país ou são vcs, obrigado”.

    Essa foi a resposta:

    “Prezado Leandro

    Olá, meu nome é Odirlei e é um prazer poder lhe atender e responder sua pergunta sobre conversão de moeda nas compras internacionais com o PayPal.

    Entendo o quanto é importante para você saber sobre conversão de moedas e cobrança de IOGF neste tipo de transação.

    Quando você realiza uma compra internacional com o PayPal, no momento que você está finalizando o pagamento aparece o ícone “Outras opções de conversão” e nesta opção você pode escolher entre o PayPal ou o cartão para realizar a conversão de moedas.

    Se você escolher que o PayPal realize a conversão, encaminhamos a cobrança em Reais e não é cobrada a taxa de IOF, já na conversão por parte do cartão, o valor é encaminhado em Dólares e o cartão realiza a conversão apenas no fechamento da fatura e cobra o IOF.

    Caso a compra que você realizou seja convertida pelo PayPal e o cartão cobre o IOF, você deve contestar esta ação, pois nestes casos o cartão reconverte o valor encaminhado para Dólares e reconverte para Reais, causando diferença nos valores.

    Nós estamos aqui para ajudá-lo sempre. Além do atendimento por e-mail, você também pode entrar em contato conosco ligando para 0800-892-1555″.

    Realmente essa opção tem na hora de fazer o pagamento e pelo que eu entendi todas vez que for fazer o pagamento tem que entrar nessa opção e escolher o tipo de conversão e clicar em enviar e depois fazer o pagamento que assim o pagamento será feito em reais e não será cobrado o IOF ou estou errado? obrigado

  • Leandro Maciel

    Fiz mais uma pergunta para o paypal e vejam a resposta para todos verem os abusos feitos pelo banco

    Prezado Leandro Maciel Rosa,

    Olá, meu nome é Odirlei e é um prazer poder lhe atender e responder sua pergunta sobre conversão de moedas.

    Compreendo sua preocupação em relação às cobranças realizadas em seu cartão mesmo o PayPal tendo realizado a conversão de moedas.

    A informação de “Outras opções de conversão” aparece somente no momento que você está realizando a compra, logo após você digitar o login e senha do PayPal.

    A opção de conversão do PayPal é automática, então quando você clica no ícone “Outras opções de conversão” é somente para solicitar que o cartão faça a conversão.

    Verifique no Histórico de transações em sua conta do PayPal se o valor encaminhado de suas últimas compras foi em Reais.

    Se o valor foi encaminhado em Reais o cartão não pode realizar a cobrança de IOF e não pode converter o valor para Dólares em seguida para Reais.

    Se desejar, entre em contato pelo telefone 0800 892 1555 para podermos analisar alguma transação onde você suspeita que houve este procedimento realizado pelo cartão.

  • Lucas

    Me cobraram iof, mesmo o paypal convertendo para real. Falei com a master card e não tem choro, 6,38%. Acho errado, mas não tem muito o que fazer.

  • Ana

    Engraçado isso. Percebi que é só o MASTERCARD que faz essa trambicagem. Estou com o mesmo problema. Até Novembro de 2011, sempre utilizei o VISA nas minhas compras com o Paypal. E não foram poucas. Todo mês compro e compro bastante. Mas desde que comecei a utilizar o MASTERCARD, ou seja, desde Dezembro 2011, veio cobrando o maldito IOF. E sempre escolho a opção de conversão pelo próprio Paypal. Em Dezembro veio vinte e poucos reais, mas nesta fatura de Janeiro veio quase R$130,00! Um absurdo. Vou contestar, mas pelo que estou vendo não adianta muito. E voltarei a utilizar o VISA.

  • Julio

    Ana,
    Você chegou a utilizar novamente o VISA como teste?
    Qual foi o resultado?

  • Ana Cristina

    Eu estou usando o ItauCard Internacional Visa e está me cobrando iof, mesmo o Paypal mandando o valor, em Real. O Itaú converte para dolar e depois me taxa na iof,e me cobra em Real, um absurdo.

  • Bruno

    Os cartões de crédito BRADESCO não cobram IOF se você utilizar a conversão pelo paypal, mas o ITAUCARD sim. Irei me certificar do porque e retorno no topico.

  • Pessoal, o problema é que o PayPal não tem contrato com os bancos brasileiros e então cada um usa o critério que achar melhor. O Itaú, por exemplo, me disse que o PayPal é considerado “site internacional”. Será? O site do PayPal pode ser acessado com o ‘.br’, além de poder ser configurado para ficar totalmente em português. O PayPal tem registro e escritório físico aqui no Brasil. Fora isso, o IOF só é devido quando se trata de conversão a partir de moeda estrangeira. Ao meu ver, se a cobrança é em Reais não deveria haver IOF, mesmo se eles pudessem provar que a compra foi feita no exterior.

    Essa questão toda ainda está em aberto. Essas reconversões e cobranças de IOF sobre compras via PayPal que estão vindo nas faturas são altamente contestáveis, e no fim você poderá reaver o seu dinheiro. Mas é melhor prevenir do que remediar: se o seu banco não aceita a cobrança em Reais, é melhor deixar ela vir em moeda estrangeira mesmo e morrer com o IOF. Pelo menos você foge da taxa do PayPal e da reconversão.

    Eu só consegui reaver meu dinheiro após 2 meses e várias ligações. Eu percebi que essa “política” do Itaú / Itaucard é meio que temporária; é para pegar trouxa mesmo e proteger o rabo deles. Você não encontra essa questão devidamente descriminada nos termos de contrato do banco. Eles não se importam de ter que devolver o dinheiro para alguns gatos pingados que resolvem reclamar. Se você pressionar usando os argumentos certos, você consegue. Mas é melhor não repetir a dose: a moça foi bem clara em me dizer que eles não “recomendam” que se use a opção de conversão para Reais do PayPal na hora de pagar.

  • Pessoal, apesar de essas cobranças serem realmente indevidas e contestáveis ( e você até poderá reaver o seu dinheiro após um longo processo de reclamação junto ao seu banco ), no fim é melhor fugir disso tudo e não usar a conversão para Reais do PayPal. Você vai morrer com o IOF, mas pelo menos foge da taxa de conversão do Paypal e da reconversão do Itaucard.

    Mesmo com escritório aqui no Brasil, o PayPal não tem contrato com os bancos, e por isso é que tem problemas. Cada banco faz aquilo que achar melhor para se proteger. Essa questão ainda está em aberto e portanto deixa margem para explorarem o nosso dinheiro. Eles até devolvem o dinheiro para uns gatos pingados que resolvem reclamar, mas a maioria vai continuar pagando taxa tripla (PayPal + Reconversão c/ taxa cambial + IOF) até que isso seja padronizado entre os bancos.

    • Igor

      Os ultimos cartoes que eu cadastrei no paypal , um do BB e outro do santander, vieram com descricoes do tipo Paypal do Brasil ou pais de transacao BR. Com isso, acho que o paypal deve ter regularizado a situacao. em ambos os casos, as cobrancas em real nao foram reconvertidas.

  • Eu já tinha percebido isso…é realmente uma pena. -/-
    Mas é isso ou comprar porcarias vindas do Paraguai ( digo,da China XD )

  • Marcelo

    Olá a todos. O meu cartão (Mastercard, via Banco do Brasil) começou a cobrar IOF só agora na nova fatura, que começou no final de fevereiro. Desde que tenho o cartão, faz alguns anos, nunca cobrou IOF em compras do Paypal.

    Quando ao comentário anterior do colega Gustavo, creio que o Paypal sempre irá cobrar a taxa de conversão, seja a moeda listada como dólar ou reais. É assim que o Paypal fatura, então não vai fazer nenhuma diferença com qual moeda seu saldo no Paypal aparece; ele sempre irá tirar uma percentagem pela venda…

  • Marcelo

    Pesquisei um pouco mais, e retifico o meu comentário acima: creio que a partir de agora (talvez dependendo do banco e da operadora de cartão de crédito), as compras em reais feitas via Paypal no exterior terão sempre cobrança de 6,38 % de IOF.

    Creio que a única opção que teremos será em relação a quando é feita a conversão da moeda estrangeira em reais.

    Se for via Paypal (sendo o lançamento resultante no cartão em reais), o Paypal embolsa a taxa padrão de 2,5 % de conversão, com a cotação do dia da transação.

    Se a conversão ficar para as operadoras de cartão, elas é que embolsam a taxa de conversão, usando uma única taxa para todas as compras feitas naquele mês (não sei qual o critério usado para essa cotação única). Daí só na fatura saberemos o valor exato das compras em reais.

    Das duas formas, o IOF deverá incidir sobre o valor final de cada compra, em reais. Ou seja, a princípio só pagamos uma vez pela conversão, e só uma vez pela incidência do IOF. O triste é que com as duas coisas acumuladas, efetivamente pagaremos agora 9,04 % a mais sobre o valor dos produtos comprados no exterior.

    E ainda tem a terrível perspectiva de ter que pagar imposto de importação (60 %) junto com ICMS (depende do estado, mas está em torno de 34 %) sobre os produtos ao chegarem no país. E para quem não sabe, esses dois incidem sobre o valor total declarado, ou seja, sobre o valor dos produtos E sobre o custo do frete.

    É de matar… :-(

  • Eduardo

    Olá a todos
    Fiz VARIAS compras via PayPal em 2011 todo, usando a conversão. O VISA do HSBC NAO COBROU.
    Pior de tudo: Acabo de receber uma correspondência do HSBC dizendo que vão cobrar tudinho !!!
    Absurdo, será que tem como reclamar ?

    Obrigado

  • JJ

    O maior problema é que todos sabem p/onde vai esse dinheiro. IOF e impostos de importação. Para o bolso da maioria dos políticos. Aqui na Irlanda eu já paguei imposto de importação e ficou em 25% (no momento, por estarem “quebrados”, o imposto subiu para 27%). Não entendo porque no Brasil tem que ser quase 100%. Na verdade, eu entendo. Aqui toda a semana tem passeata no centro contra alguma medida do governo. Coisa que eu raramento vejo no Brasil, exceto de sindicatos!

  • fod… o Brasil de tolos mesmo… em 2011 também fiz varias compras nunca foi cobrado IOF, utilizei o VISA CArrefour via paypal e veio praticamente o valor de envio do produto via USPS

  • Leandro

    O banco Hsbc cartão visa acabou de fazer uma cobrança retroativa de IOF em uma compra que eu fiz em fevereiro de 2011 o valor do IOF cobrado foi de R$96,00, quero saber se o banco pode realmente fazer isso pois o pagamento foi por paypal com conversão em reais, obrigado

  • que absurdo Leandro

    Cancela essa porcaria ai! não acredito que ta acontecendo isso, então to ferrado também, em 2011 fiz varias compras.

  • Leandro

    Fabio

    o pior é que eu tambem fiz várias compras e agora ferrou tudo!!!

  • porra Leandrão tamo lascado mesmo!

    é que não manjo nada de leis tambem, mas deve ter algo que se possa fazer, tomara que os mais entendidos do assunto possa nos ajudar.

    abraço

  • Renato C

    Pois é, como fica isto?

    Eu só fiz as compras em função de não haver acréscimo de 6,38%….

    Será que esta lei recém-aprovada de “declaração de quitação anual de débitos” é algo a nosso favor?
    http://www.direitolivre.com.br/perguntas/508/DECLARACAO_DE_QUITACAO_ANUAL.aspx

    Falow, Renato C

  • Joao

    Pessoal

    Se eles podem fazer isso eu nao sei, fui cobrado e tive que pagar. Pelo que estou vendo, isso e uma questao de tempo para os demais.

    • Renato C

      O seu banco é o HSBC, correto? Existe uma pequena probabilidade (pequena, pois os bancos agem em conjunto) dos outros bancos não cobrarem… é bom a gente trocar informações por aqui se for cobrado.

  • Bicz

    Se o paypal fizesse o lançamento como país BR, não seria cobrado o IOF, porém eles lançam como o país de origem da compra, então lá se vai nosso $$ para o governo!

  • Pessoal, liguei agora para o 0800 do PayPal, e tirei o resto de dúvidas que tinha sobre a conversão em real feita no cartão / Paypal
    (essas informações peguei com a atendente e pesquisas em outros sites )

    Temos as duas situações:

    A) Paypal Converte de Dólar para Real
    Quando o Paypal converte, ele pega o valor do dolar ( cotado duas vezes ao dia ) + 3,5% ( TAXA FIXA de conversão do Paypal ) + 6,38% do IOF e converte para real e manda a cobrança em real para o cartão.

    B) Cartao Converte de Dólar para Real
    Quando o Cartão converte, é enviado em dólar ao cartão, que no dia do fechamento da fatura, faz conversão. A Taxa de conversão nesse caso, varia de banco ( vai de 1% a 4% ) + 6,38% do IOF e vc fica sujeito a variação do dólar.

    Olhando assim, é melhor usar a conversão do paypal, MAS ( que é o meu caso com o Itaucard ) existem alguns bancos que fazem uma reconversão do dólar, pegando esse valor que foi jogado em real e convertendo novamente para dolar e depois em real, adicionando o IOF novamente, ou seja, paga-se o IOF 2 vezes! + a diferença que teve do dólar…
    Isto é TOTALMENTE ILEGAL/ERRADO/ETC.. porém acontece em alguns casos ( pesquisei e vir relatos semelhantes. )

    O próprio Paypal indica realizar contestação do valor com o banco… mas aí, já entramos em outro paradigma, do mundo brasileiro, do stress, e dos problemas sem solução…

    Se não fosse esse roubo da reconversão eu usaria a conversão do Paypal.
    Vou ver agora, com o American Express como vai ser, até agora não vi relatos desse ‘erro’….

    OBS¹. o 0800 do Paypal é coisa de outro mundo.. você conversa com o atendente como se estivesse conversando com um amigo de longa data, nem se compara com as centrais de atendimento dos cartões… nota 10!…
    0800-892-1555

    OBS². Você escolhe qual método de conversão vai utilizar, no momento da compra. Existe uma opção “alterar forma de conversão”

  • Gustavo

    Olá Casagrande. Você parece ter razão quanto ao IOF ser cobrado pelo PayPal de forma escondida. Eles nem citam isso no Contrato do Usuário.

    Eu fiz um teste usando o conversor de moeda do próprio PayPal:
    https://www.paypal.com/au/cgi-bin/webscr?cmd=_convert-currency-generic

    No horário desta mensagem o PP acusou a taxa de 1,75 de Dólar para Real. Mas quando fui pagar algo, o PP mostrou uma taxa de 1,89!! Então eu fiz as contas: [(1,75 + 0,035) x 0,0638] + (1,75 + 0,035) = 1,90 arredondando para o teto.

    Ou seja, ou eles passaram a embutir o IOF na conversão faz pouco tempo ou eu não percebi a diferença todo esse tempo. Eu pensava que o PP não cobrava IOF, e sim apenas o dólar comercial + 3,5%. Mas na verdade eles usam uma taxa de câmbio própria deles que é bem baixa, mas que no fim fica tão ruim quanto o cartão por causa do IOF escondido e da tarifa de 3,5%.

    O jeito é ter conta bancária lá nos EUA.

  • Gustavo

    Não pode cobrar IOF se o lançamento for em moeda nacional pois não EXISTE operação de câmbio sendo feita, a não ser que o BB também começe a fazer a famigerada reconversão de reais para dólar.

    Se fizerem isso na minha próxima conta, eu vou reclamar até o fim, pois já reclamei com o Itaú e obtive vitória parcial (só devolveram metade). Sugiro que todos o façam. O PayPal tem representação nacional e já cobra o IOF embutido no valor em Reais.

    • Renato C

      Olá Gustavo,

      Tudo bom?

      Você leu o ato declaratório interprativo que postei no link acima, presente no post do Anderson? Ele dá respaldo para isto que você diz que não pode.

      Agora sim, quanto ao Paypal já embutir o IOF em sua conversão, é algo que a empresa deveria declarar oficialmente, por alguma nota, para que tenhamos munição para argumentar contra os bancos.

      Falow, Renato C

      • Gustavo

        Olá. Sim eu li com mais atenção agora. Ainda assim acredito que o PayPal tem acordo com os bancos (nem todos) para que não haja cobrança dupla. Eu continuo achando que o PayPal só passou a embutir IOF na conversão dele a pouco tempo, por pressão do governo talvez e/ou acordo com os bancos. Seria bom se alguém pudesse confirmar isso.

        Mesmo se o BB, por exemplo, passar a cobrar o IOF mesmo sobre o valor em reais, eles vão ter que justificar isso na fatura fazendo a mesma reconversão que o Itaucard faz, ou vão ter que explicitar (provar) de alguma forma que a origem do pagamento foi no exterior.

        Até onde sabemos, quem realmente faz o pagamento no exterior é o próprio PayPal, não a gente. Nós aqui pagamos em reais para uma empresa com representação aqui no Brasil que por sua vez usa dólares para pagar o vendedor lá fora. Não vem nada na fatura provando que a origem dos meus pagamentos são no exterior, e esse é o maior ponto fraco dos bancos. Eles começam a ceder se você bater nessa tecla.

        Na verdade não é nem a gente que faz a compra em si, mas sim o PayPal. Sendo o PayPal uma empresa com sede fora do país e intermediadora do processo de pagamento, eles não deveriam ter que recolher IOF para o governo. Mas eles fizeram acordo com os políticos para pegar nosso dinheiro de qualquer forma; isto é, se não te pegam no pagamento virtual, irão te pegar na fatura do cartão. E se te pegarem duplamente? Para quem vai o excesso? Será que o governo está recolhendo IOF duplo sobre essas compras no exterior? Isso é muito grave.

      • Gustavo

        É meus amigos, já era: acabei de checar meu extrato de lançamentos futuros no Banco do Brasil e parece que vai vir uma surpresinha este mês: IOF cobrado sobre lançamentos em reais do PayPal, sem nenhum aviso ou justificativa.

        Ou seja, além do IOF embutido pelo PayPal, tem que pagar IOF pro banco. Paga-se 2x o IOF. Em suma, se você escolher a opção de conversão para reais na hora de pagar pelo PayPal, você vai cair na seguinte armadilha:

        paga-se 3,5% pro PayPal (até aí tudo bem, os gringos pagam só 2,5%)
        paga-se 6,38% pro PayPal (sem nenhum aviso)
        paga-se em média 2% para o banco (se houver operação cambial)
        paga-se 6,38% para o banco (cobrança indevida)
        paga-se uma possível diferença da variação cambial negativa durante o período (se houver operação cambial)

        Nós pagamos aí no mínimo uns 10% a mais sobre o valor das nossas compras. Isso é um absurdo total. Nós temos que fazer alguma coisa. Começem a ligar para os seus bancos e o PayPal. Entrem em contato com o PROCON e o tribunal especial cível. E parem de usar a conversão para reais do PayPal!

        e ainda por cima você paga frete caro, sofre com atrasos dos Correios e pode ter seu produto tributado em mais de 60% do valor original + frete. Ah, e tudo isso se o seu produto CHEGAR, porque eu digo por experiência: nem sempre chega.

        Eu vou dar um exemplo: suponha que você faça uma compra de US$10,00 no eBay incluindo o frete. Pois bem, antes de pagar você nota que o dólar comercial está R$1,82. Portanto você conclui que terá que pagar R$18,20 certo? Errado! Na hora de pagar pelo PayPal, a taxa de câmbio vai subir para R$1,90, o que dá R$19,00 no total. Acabou? Não, agora é a vez do banco: ele poderá cobrar IOF DENOVO sobre este valor em reais, e o total subirá para R$20,21. Acabou? Ainda não. Se o banco cismar de cobrar variação cambial negativa, pode ser que você pague até R$1,00 em cima do total, ou seja: $21,21

        Moral da história: a sua compra sobre de R$18,20 para $21,21…

        É o fim… a não ser que a gente lute!!!!!!

  • JEAN

    NA MATÉRIA ACIMA É CLARO:

    “Todas as compras internacionais pagas com cartão de crédito internacional, com ou sem a PayPal, estão sujeitas ao IOF, independentemente da moeda utilizada / escolhida pelo comprador.’

    POREM, UTILIZO CARTÃO DE CREDITO QUE NÃO É INTERNACIONAL, POIS AGORA É POSSIVEL VIA PAYPAL. A CONVERSÃO É FEITA VIA PAYPAL. AINDA NÃO PAGUEI IOF, APENAS A TX EMBUTIDA DO PAYPAL, SE NÃO ME ENGANO 3,5%.EU NÃO SEI PORQUE ISSO, MAS FAZ SENTIDO, UMA VEZ QUE É IMPOSSÍVEL FAZER COMPRAS NO EXTERIOR COM UM CARTÃO DE CRÉDITO QUE NÃO É INTERNACIONAL.

  • Anderson

    Bom, infelizmente os bancos brasileiro inventaram mais um jeito de extorquir seu consumidor….

    Concordo q o banco cobre IOF… se ele fizer o cambio.. afinal ele assumiu um compromisso/dever/ custo por vc…
    Tbm concordo q o paypal cobre suas taxas… afinal, ninguem trabalha de graça… é preciso pagar esse compromisso e conveniencia de poder ter seu pagamento de volta….

    Agora eu so queria q alguem me explicasse caso seja possivel o seguinte..:

    “O Paypal agora tem sede no Brasil, portanto voce esta pagando (comprando) algo no brasil… e esta pagando em real… LOGO, ONDE Q ESTÁ O RAIO DO CAMBIO Q O BANCO ASSUMIU Q LHE DESSE DIREITO À COBRANÇA??????????????????????????????????????

    Até quando seremos extorquidos assim, na “caruda”??!!

  • Tais

    Verifiquei nas minhas faturas recentes do cartão (Visa e Master – Banco do Brasil) a cobrança do IOF …
    Liguei para o Paypal e me informaram que a cobrança sempre existiu, mas agora é obrigatório que ela venha descriminada à parte na fatura.
    Comparei faturas antigas e as recentes com meu histórico de transações no Paypal.
    Antes, o que aparecia como valor cobrado em Real no Paypal era o que vinha fatura do cartão e só. Agora, aparece vem o valor da compra em Real no Paypal MAIS o IOF à parte…
    Pode ser que o IOF já estivesse embutido na taxa de conversão do Paypal, mas pelo menos você via o exato valor que viria na fatura, sem mais surpresas desagradáveis… Agora, na hora de comprar pelo Paypal é bom saber que o valor a pagar será maior do que o que você vê na tela…
    Liguei para o BB para saber qual a taxa de serviço para conversão de compras realizadas no exterior pelo cartão. A atendente me disse que o BB não cobra taxa alguma a mais, apenas a taxa de câmbio do dia e o IOF. Segundo ela, esta taxa de 1 a 4 % ou de 2% que o Casagrande e o Gustavo citaram não é cobrada pelo Banco do Brasil…
    Então quer dizer que esse tempo todo estive pagando o IOF pelo Paypal, além da taxa de serviço de 3,5% enquanto o banco me cobraria o IOF mais 0% para o pagamento no cartão de crédito ?? Lógico que comprando no cartão sempre existe o risco do dólar disparar e a compra sair mais cara que o previsto, mas mesmo assim …
    Se os atendentes me passaram as informações corretas, parece que nunca compensou pagar pelo Paypal em Real …
    Concluindo ( me corrijam se eu estiver errada):
    _ o Paypal sempre embutiu o IOF na hora de converter o valor da compra para Real, só agora que está convertendo e cobrando o IOF à parte.
    _ pagando pelo cartão de crédito, paga-se apenas a taxa de câmbio do dia e o IOF sem taxa a mais alguma ??
    (na verdade estou achando que esta informação que o BB não cobra taxa é boa demais pra ser verdade …rs)

  • Gustavo

    Olá Tais.

    Eu não sei se o PayPal sempre embutiu IOF ou não. É provável que sim.

    Também acho difícil o BB não cobrar uma taxinha de 2% embutida na conversão. Deve cobrar sim.

    Quanto ao IOF, é isso mesmo: se usar a opção de converter no PayPal, você paga IOF duas vezes. No pior caso nós estamos pagando por volta de 10% a mais nas nossas compras via eBay, etc.

    A cobrança de IOF por parte do cartão é indevida e até ilegal (pois não há operação de câmbio sendo descriminada na fatura!), enquanto que a do PayPal é questionável já que ele tem registro no Brasil. Na verdade nós compramos do PayPal aqui no Brasil, e não do vendedor no exterior! O IOF deveria ser inexistente ou pelo menos reduzido.

    Com toda essa roubalheira o PayPal perdeu o papel de intermediador e virou nada mais do que um facilitador de pagamentos.

    Eu tenho certeza que o 6.38% da senhora Dilma foi instaurado principalmente para segurar as compras via Internet. O volume de encomendas entrando no país aumentou demais nos últimos anos, e a alfândega não dá conta de taxar nem 1% do que chega. Por isso o IOF maior e por isso essas cobranças começando a aparecer em todos os bancos.

    Você vai pagar IOF de 6% até mesmo se você usar o PayPal para enviar dólares para um parente seu no exterior! PayPal já não vale mais a pena, mas todo mundo usa né?

    A Internet abriu muitas portas para o povo brasileiro que começou a se emancipar por causa disso. Mas assim como os pais que tem dificuldade de aceitar que seus filhos cresçam, o nosso governo faz de tudo para segurar as rédeas e manter-nos presos ao “status quo” da política mundial. Isto é, o brasil é um país de terceiro mundo porque ele é MANTIDO assim pela nossa política vigente e pela elite manipuladora do mundo.

  • Matheus Rocha

    Já que atraves do Paypal nós pagamos o IOF de qualquer maneira, gostaria de saber de vcs, o que fica mais viavel agora continuar comprando no Paypal ou no Cartão de Credito, já que o paypal compra o valor do dolar superior ao do dia da compra. exemplo, se o comercial do dolar no dia é de 1.85reais, o valor do produto sai no valor de 1.90 reais. ja com o valor fechado sem alteracao.no extrato do cartao de credito, já no cartao de credito cobra-se o valor do dolar do dia.

    vcs podem de ajudar?
    com esta Duvida?

    • Renato C

      ATUALIZAÇÃO A TODOS:
      - Depois do BB, o Santander também passou a cobrar o IOF em compras feitas pelo Paypal. Acabei de ver na minha fatura. Acredito que, agora, não haja nenhum cartão ou banco que não cobre o IOF no lançamento em reais do Paypal.

      Olá Matheus Rocha,

      A informação que eu possuo é que o mais vantajoso de tudo é realizar a compra por um cartão de crédito Pré-Pago (o que não é aceito no Paypal, a loja online tem que aceitá-lo). Recomendo o VTM da Confidence e realizar recargas a partir de 800 dólares (solicitando assim, pela quantia maior, um câmbio melhor).

      Caso só seja possível pagar via Paypal, acredito que a solução da conversão em reais oferecida pelo site ainda é a melhor opção, desde que o seu cartão não faça reconversão de real -> dólar -> real (os cartões do Itaú fazem). Cartões do BB e Santander não fazem.

      Falow, Renato C

      • Renato C

        Olá Matheus Rocha,

        Fui aos cálculos e venho aqui fazer uma retificação:

        1) Usar um VTM que utilize o dólar turismo (assim fugindo do IOF) é mais barato do que comprar pelo paypal.
        2) Os cartões do BB possuem uma cotação de dólar menor que os do Santander, para crédito.
        3) Caso você não possua cartão do Itaú, é MAIS BARATO, para cartões BB e Santander em uso no Paypal, lançar as compras na moeda original da compra e não em reais. Isto é válido caso não haja uma subida muito brusca do dólar desde o momento de sua compra até o dia de pagamento da fatura.

        Falow, Renato C

  • Renato C

    Perdão:
    4) SOBRETUDO para cartões do Itaú, é mais barato lançar as compras na moeda original da compra, e não em reais.

  • Allan

    comprei um produto no site miniinthebox usei meu cartão de crédito, realizando o pagamento pelo pay pali isso tudo no dia 30/03, agora veio na minha fatura 12 x de 2,17 cobrando IOF, sendo q paguei o produto em uma vez no valor de 34,00 reais. Alguém já viu isso?

    • Renato C

      Olá Allan,

      Por favor, de qual banco é o seu cartão?

      Pelo que tenho lido de relatos, é possível que isto seja cobrança de algum IOF do passado, e não atual.

      Quando você escreveu “12 x de 2,17″, você quis dizer que veio a primeira parcela (de 12) de R$2,17 em sua fatura?

      Sugiro ligar para o seu cartão para verificar o que é este lançamento.

      Falow, Renato C

  • Iuri

    Puts! Eu até estava animado pra realizar uma compra num site gringo, mas depois de ler a respeito dessas cobranças indevidas, já estou quase desistindo..

  • Alex

    Realizei um pagamento utilizando o sistema paypal e, na ocasião, utilizei o sistema de conversão de moeda desse sistema.

    Conforme informações do próprio paypal:
    “Transações em várias moedas A taxa de câmbio inclui uma tarifa de 3.5% **
    ** Caso sua transação envolva uma conversão de moeda, ela será concluída a uma taxa de câmbio estrangeiro de varejo, determinada para o PayPal por uma instituição financeira internacional, ajustada duas vezes por dia com base nas condições do mercado. Esta taxa de câmbio inclui uma tarifa de 3.5% acima da taxa de câmbio de atacado na qual o PayPal obtém a moeda estrangeira, e a tarifa é retida pelo PayPal. A taxa de câmbio específica que se aplica à sua transação de várias moedas será exibida no momento da transação.” (fonte: https://www.paypal.com/br/cgi-bin/webscr?cmd=_display-fees-outside)

    Até então, nada a questionar.

    Entretanto, quando da cobrança do valor no cartão de crédito, a operadora do cartão cobrou o valor de 6,38% referente ao IOF (Imposto Sobre Operações de Câmbio), mas a base de cálculo foi o valor convertido para reais, que já incluía o ganho do paypal.

    Vejamos o texto do art 15, XX, do DECRETO Nº 6.306, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2007 :

    Art. 15. A alíquota máxima do IOF é de vinte e cinco por cento (Lei nº 8.894, de 1994, art. 5º).
    § 1o A alíquota do IOF fica reduzida para os percentuais abaixo enumerados:(Revogado pelo Decreto nº 7.412, de 2010)
    (…)
    XX – nas operações de câmbio destinadas ao cumprimento de obrigações de administradoras de cartão de crédito ou de bancos comerciais ou múltiplos na qualidade de emissores de cartão de crédito decorrentes de aquisição de bens e serviços do exterior efetuada por seus usuários, observado o disposto no inciso XXI: seis inteiros e trinta e oito centésimos por cento; e (Redação dada pelo Decreto nº 7.454, de 2011)

    Assim, considerando o relato apresentado, indago:

    a) O sistema paypal quem, de fato, realizou o câmbio. Sendo assim, o recolhimento do IOF não caberia a ele? Ainda que seja a operadora de cartão de crédito, a base de cálculo deve ser o valor convertido, que inclui o ganho de 3,5% do paypal?

    A pergunta foi direcionada à operadora de Cartão de crédito, que até agora não respondeu, e também ao PaYPAL, que também, até o momento, não respondeu.

Leave a Reply

  

  

  

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>