Como acessar o Internet Banking da Caixa Econômica Federal – CEF – no Mac (Safari), Firefox, Chrome e Linux

4 Flares Twitter 1 Facebook 2 Google+ 1 Filament.io Made with Flare More Info'> 4 Flares ×

Uma breve (pré)história sobre a dificuldade de acessar o Internet Banking da Caixa

Quem é correntista da Caixa Econômica Federal há algum tempo já sabe da dificuldade que era acessar o Internet Banking (IB) da Caixa, e isso por vários motivos. A interface do IB era tosca – provavelmente só perdendo para a antiga interface do IB do Bradescão – e, pior, só era possível acessá-lo em computadores que tivessem o Windows com o Internet Explorer de 32 bits. Isso mesmo. Quem tivesse um navegador mais recente, de 64 bits, era obrigado a ter na máquina a versão mais antiga do IE para poder usar o home banking da Caixa.

Além disso, o sistema de home banking da Caixa não tinha sequer compatibilidade com outros navegadores compatíveis com o Windows, como o Firefox e Chrome. Pior ainda para os usuários de Mac e Linux, que não tinham possibilidade de acessar o IB da Caixa, a menos que fizessem procedimentos complicados de instalação de máquinas virtuais em seus respectivos sistemas operacionais, coisa que, convenhamos, era pouco prática para a imensa maioria das pessoas, interessadas num simples acesso à sua conta-corrente via Internet.

Tá certo que a Caixa, por ser uma empresa pública (= banco estatal) é um banco do tipo mais “povão”, ou seja, mais preocupado em oferecer taxas competitivas no crédito imobiliário e outras formas de endividamento financiamento de bens de consumo à população, e que até hoje não tem um segmento diferenciado para clientes de alta renda.

Porém, isso não poderia servir de justificativa para que o banco ficasse inerte, e literalmente parado no tempo, frente ao avanço contínuo da tecnologia de acesso ao home banking.

Aleluias! Finalmente consigo acessar o Internet Banking da Caixa no Safari (Mac), Firefox, Chrome e Linux

Pois recentemente a Caixa resolveu sair do marasmo.

Primeiro, modernizando a interface do IB, seguindo mais ou menos os passos do Bradescão, cujo IB também tinha uma interface pra lá de espartana, mais compatível com computadores da era do XT.

Caixa Safari Firefox Chrome

E, mais recentemente, tornando seu sistema de IB finalmente (!!!) compatível com os demais navegadores Firefox, Chrome e Safari, bem como com os demais sistemas operacionais, Linux e OsX.

Requisitos Internet Banking Caixa

Para ter acesso ao IB da Caixa, além de todos os passos necessários para o cadastro, é preciso também instalar a versão mais recente do software Java em seu sistema operacional. Para saber qual é a versão do Java instalada em sua máquina, basta rodar esse aplicativo direto do seu navegador:

http://www.java.com/pt_BR/download/installed.jsp

No caso de usuários do Mac OsX, a versão mais recente do Java pode ser obtida a partir desse link:

http://www.java.com/en/download/mac_download.jsp

Em minha experiência pessoal, ainda tenho tido dificuldades em acessar o IB da Caixa “de primeira” no MacOS. O Safari ainda trava e/ou apresenta telas “redundantes” para o acesso ao IB.

Nesses casos, eu tenho recorrido a uma espécie de “atalho” para conseguir o acesso: primeiro, acessar o Internet Banking do Banco do Brasil (BB).

Isso mesmo.

Como o acesso ao IB do BB também exige a instalação do “app Java”, quando eu o acesso, eu já deixo o applet Java previamente “ativado” na memória RAM do computador.

Dessa forma, quando eu vou para o site da Caixa, eu consigo agilizar o acesso ao home banking, eliminando possibilidades de travamento ou de apresentação das telas redundantes.

Internet Banking da Caixa no Safari

#FicaADica.

Vale lembrar que a Caixa também disponibiliza acesso às informações da conta-corrente por meio de aplicativos para smartphones, tanto os que rodam o iOS quanto os que rodam o Android.

Conclusão

Finalmente, a Caixa saiu da pré-história, ao oferecer uma comodidade que há muito tempo era esperada: o acesso ao Internet Banking para outros navegadores (além do Internet Explorer) e outros sistemas operacionais (além do Windows).

Porém, esse banco ainda precisa melhorar em vários aspectos se quiser se tornar um banco mais competitivo:

- Criar um segmento destinado a clientes de alta renda;

- Criar uma conta eletrônica, nos moldes do BB Conta Digital, Itaú iConta e Bradesco DigiConta;

- Diminuir a aplicação mínima para investimento na letra de crédito imobiliário: por se tratar de um banco que é sinônimo de financiamento imobiliário, não se consegue entender como o banco exige uma quantia mínima inicial tão alta (R$ 30 mil) para aplicações na LCI Caixa, conforme consta na página do produto.

E você, está satisfeito com os serviços da Caixa? Consegue acessar normalmente o home banking da CEF no seu computador? Deixe um comentário e participe das discussões!

 

, , , ,

63 Responses to Como acessar o Internet Banking da Caixa Econômica Federal – CEF – no Mac (Safari), Firefox, Chrome e Linux

  1. MJC 15 de julho de 2013 at 8:46 #

    Não sei se ela saiu da era pré-histórica não viu….

    Existem vários relatos na Internet sobre o componente que eles usam (GBBD Caixa Economica Federal) em que o pessoal vive relatando problemas. Eu mesmo tenho uma experiência negativa com ele. Uso o Chrome, e dependendo das páginas que eu entro (alguns blogs), o browser trava e ele me mostra a mensagem que esse componente travou. Além disso, tenho outros inconvenientes também com esse componente. É um saco.

    Mas, apesar disso, ainda é melhor do que ter que ir no caixa eletrônico…

    • Guilherme 15 de julho de 2013 at 13:39 #

      Oi MJC, eu também venho tendo dificuldades com o IB da CEF.

      Só está sendo possível usá-lo (por enquanto) somente no Safari e Firefox.

      Como a implantação foi bastante recente, eles ainda devem estar fazendo ajustes finos no software para ter mais estabilidade.

  2. Vinicius 15 de julho de 2013 at 17:46 #

    Eu já não me dava bem com o IE, depois do Firefox e do Chrome então… Mas eu só conseguia mesmo acesso ao IB da CEF através do IE, só para isto que o usava. Já estava mesmo na hora de evoluir.

    • Guilherme 15 de julho de 2013 at 22:03 #

      Vinícius, eu concordo, já não era sem tempo… abç!

  3. Dr. Money 15 de julho de 2013 at 20:51 #

    Guilherme, tudo bem? Desculpe-me, mas vou ser franco com alguém que considero meu amigo, apesar de (ainda) não conhecê-lo pessoalmente: a CEF é um banco que, se tivesse que competir de verdade no mercado, já teria desaparecido há muito tempo! A CEF continua sendo um dos maiores bancos do Brasil porque tem o monopólio do FGTS, das loterias e é o principal agente de financiamento habitacional, inclusive sendo o operador do Minha Casa, Minha Vida. Consegue ser um banco ruim e não desaparecer porque não precisa dar lucro. Qualquer problema, estará lá o Tesouro para segurar a barra. O único motivo para a CEF existir é o seu “objetivo social”, seja lá o que isso signifique. Mas para isso, não precisa se esforçar para ter clientes, certo? Não sei qual o motivo que te leva a manter conta lá, mas certamente existem opções muito melhores no mercado bancário.
    Abraço!

    • Guilherme 15 de julho de 2013 at 22:05 #

      Olá Dr. Money, muito obrigado pelas palavras!

      Concordo com tudo o que você disse, especialmente essa frase: “consegue ser um banco ruim e não desaparecer porque não precisa dar lucro”.

      Certamente há opções muito melhores no mercado. Só abri a conta (que é do tipo pacote essencial, com tarifa zero) para testar alguns serviços e produtos do banco.

      Abç e também te considero meu amigo!

    • Anonymous 16 de julho de 2013 at 17:29 #

      Tb sou cliente da CEF ha varios anos, e a razao para se manter conta neste banco eh simples: CEF possui umas das mais baixas tarifas bancarias do mercado.

      O custo disso eh nao ter um IB eficiente, agencias lotadas, pessimo servico via telefone, website confuso, etc. Eh uma questao de analise de custo-beneficio…

      • Desti 16 de julho de 2013 at 19:44 #

        É interessante você tentar procurar uma agência nova perto da sua casa.

        Esta acontecendo um grande número de inaugurações, e agência novas tem números de correntistas bem menores, com poucas filas e que permitem um atendimento mais personalizado. Os problemas citados por você geralmente se justificam em agência mais velhas, com grandes números de correntistas(realidade da qual eu trabalho).

        Caso exista alguma nova perto de sua residência, experimente fazer o teste.

        Certamente existem muitos problemas que não são resolvidos apenas mudando de agência, eu por exemplo acho o website, extrato/saldo extremamente confusos, provavelmente o pior de todos os bancos.

      • Guru da Grana 17 de julho de 2013 at 0:51 #

        Não concordo com você, meu caro, pelo simples fato de que agora existem os pacotes de serviços essenciais (obrigatórios em qualquer banco) e as contas digitais (Itaú, BB e Bradesco) que nos livram completamente das tarifas sem precisarmos nos sujeitar aos custos que você citou. Na minha opinião, só vale a pena ter uma conta na CEF para conseguir a negociação das taxas de financiamento imobiliário, que realmente são bem competitivas, isso não se pode negar.

        • Guilherme 17 de julho de 2013 at 15:09 #

          Exato, Guru!

          Além disso, a CEF poderia “tomar emprestadas” as soluções tecnológicas que o BB implantou para criar a conta digital. Afinal, ambas são controladas pelo mesmo dono.

          Abç!

        • Anonymous 19 de julho de 2013 at 16:47 #

          As mais baixas taxas de fundos de investimentos, baixa taxa de corretagem no homebroker, pacote de servicos completo (incluidos DOC, etc) com custo zero a partir de 18 mil reais na poupanca. A Caixa oferece isso, o que faz com que os custos de investir na independencia financeira sejam minimizados.

          Ate onde entendo, pacotes de servicos essenciais e contas digitais tem servicos limitados justamente para poder ter custo menor. Comparando pacotes de servicos ou outros produtos bancarios equivalentes, ha um banco de grande porte que tenha precos menores que a Caixa?

          Se houver compartilhem. O pouco de pesquisa que fiz para responder a pergunta acima nao trouxe resultados ate entao.

          P.S.: Nao consigo acessaro IB usando um mac via safari ou firefox. Unico jeito eh usar windows via virtualbox. Parte do custo Caixa…

          • Guru da Grana 19 de julho de 2013 at 19:41 #

            Taxas de fundos de investimento e corretagem sempre serão mais baratas nas corretoras independentes do que nos bancos de varejo. Não sei se a Caixa possui as taxas mais competitivas nos produtos de investimento dentre os bancos de varejo, mas neste segmento normalmente isso é algo que depende do valor que você dispõe para investir. No pacote de conta digital você possui DOCS, TEDS, transferências, saques, extratos, etc ilimitados (de graça) desde que sejam realizados nos canais de atendimento eletrônico (Telefone, Internet e Caixa Eletrônico). Já tenho uma conta digital há mais de um ano e desde então não estou pagando nenhuma taxa para o banco Itaú, mas estou usufruindo de toda a infra-estrutura de agências, internet banking e caixas eletrônicos à disposição. A única exceção para o pacote de conta digital é o atendimento na boca do caixa, se você quiser efetuar alguma transação por lá. Como eu faço 100% das minhas transações pela Internet, não há problema. A inexistência de taxas para efetuar DOC/TED é o que está fazendo com que os custos de investir na independência financeira sejam minimizados.

            • Guilherme 21 de julho de 2013 at 18:32 #

              Excelentes observações, GdG!

              O melhor pacote de serviços é aquele mais adequado ao perfil do cliente. Na era digital, como muitos de nós nos habituamos a fazer tudo (ou quase tudo) pela Internet, as contas eletrônicas vieram a calhar!

              Abç!

  4. Desti 16 de julho de 2013 at 0:02 #

    Como funcionário da Caixa Econômica, vou dar minha opinião tentando ser imparcial.

    A caixa sempre foi taxada do banco apenas para o “povão”, e sempre foi mesmo, mas quem esta lá hoje esta presenciando o esforço do banco para mudar esta imagem.

    O autor do blog pode não estar ciente, mas hoje o banco já conta com carteiras de clientes separados pela renda, existe SIM um segmento de alta renda. Este segmento conta com gerente exclusivo, atendimento sem filas e personalizado. Isso é bem novo e pouca gente sabe ainda, a renda suficiente para entrar nesse segmento depende da localidade onde a agência da Caixa esta instalada.

    A “reforma” no internet banking é mais uma da série de mudanças que estão sendo realizadas no banco(internamente e externamente também) para deixar de ter aquela imagem arcaica e do passado, para algo mais moderno e inovador.

    Sobre a questão “lucro”, o banco tem aumentado ano a ano sua lucratividade de maneira bastante voraz, basta acompanhar os noticiários. 2012 foi um lucro de R$ 6,1 bilhões de reais.

    Por ultimo, é o banco das menores taxas(não é propaganda enganosa não), felizmente as taxas cobradas são bem menores do que os outros bancos. Isso não interessa muito para nós(estamos num blog sobre educação financeira), mas se a necessidade de pegar empréstimo existir, dificilmente encontrarão uma taxa menor(e não, não to puxando sardinha para o banco, é a realidade e qualquer um pode comparar.).

    PLUS: Para quem não conhece, a caixa tem um portal sobre Educação Financeira(também lançado recentemente): http://www14.caixa.gov.br/portal/educacao_financeira/home/voce

    • Guilherme 16 de julho de 2013 at 16:30 #

      Oi Desti.

      Tenho percebido um esforço da Caixa de tentar melhorar a qualidade de seus serviços e produtos, o que é louvável, pois, como empresa pública, ou seja, sendo uma forma de intervenção do Estado no domínio econômico, o objetivo principal não seria exatamente o lucro, mas sim a induzir ou inibir determinados comportamentos dos agentes financeiros.

      Isso ficou bem claro no ano passado, por conta da redução agressiva das taxas de juros em diversas linhas de financiamento: os demais bancos seguiram o modelo da Caixa, ou seja, foram induzidos a ter tal tipo de comportamento.

      Contudo, apesar desses louváveis esforços, há ainda um longo caminho a percorrer.

      Essa questão da carteira de clientes diferenciada pode existir sim, mas não é divulgada para o público externo, nem é sinalizada. Ou seja, falta transparência quanto a esse tipo de informação, e nem há critérios claros, seguros e uniformes para poder se enquadrar em tal segmento, pois, como você mesmo disse, o enquadramento “depende da localidade onde a agência da Caixa esta instalada.”

      Bom, é isso. Abç!

      • Desti 16 de julho de 2013 at 19:32 #

        Existe realmente um longo caminho a percorrer, entretanto
        sobre a questão de carteira de clientes diferenciada, os critérios são bem claros sim, são semelhantes aos dos bancos privados.

        Não faz sentido uma agência do interior considerar alta renda um salário de 5 mil reais. Assim como não faz sentido uma agência localizada na “Av Paulista” considerar esta mesma renda como “alta renda”. Alta renda é relativo a localidade onde a agência esta instalada, bairros mais nobres influenciam na classificação da carteira.

        Para saber isso sobre a sua agência, você tem que entrar nela e perguntar, não vai ter nenhuma plaquinha no vidro falando que “aqui tem atendimento de alta renda para pessoas que recebem acima de “X””.

        A missão do banco hoje é atender todos os segmentos de clientes sem perder o foco no social, como ela é hoje conhecida.

        • Guilherme 16 de julho de 2013 at 19:57 #

          Desti, é exatamente pelos motivos que você citou que considero haver equívoco quando a Caixa discrimina os clientes em função da localidade onde moram, discriminação essa que não encontra correlação lógica com o objeto do serviço.

          Exemplificando melhor: temos o Sr. A, que mora no interior do Pará, com renda de, digamos, R$ 5 mil, e o Sr. B, que mora na Av. Paulista, com renda de também R$ 5 mil. Ambos vão à Caixa abrir conta em suas respectivas localidades. O Sr. A é classificado na carteira de alta renda. O Sr. B não é classificado na carteira de alta renda. Os motivos são esses que você citou: o encarteiramento dos clientes depende da localidade onde a agência está instalada.

          Pois bem.

          Aí o cliente A se muda para Av. Paulista, e o B vai pro Pará. Eles trocam de cidade. O cliente A vai até uma agência da CEF na região da Paulista, e recebe todos os benefícios do segmento de alta renda. Já o cliente B vai pra agência do interior do Pará, mas, mesmo com a mesmíssima renda do cliente A, vai pro “varejão”.

          Aí eu pergunto: é justo discriminar os clientes pela origem da agência? Se o objetivo da segmentação da clientela se dá em função da renda declarada, nada mais justo do que a renda declarada servir de critério de diferenciação, e não a localidade da agência.

          Repito o que disse antes: os critérios são obscuros, e não estimulam as pessoas a buscarem os serviços da Caixa em função da existência de um segmento diferenciado, simplesmente porque esse segmento diferenciado fica “escondido” do público.

          Por exemplo: na página da CEF na Internet eu não consigo visualizar nenhum local que fale sobre a existência do segmento de alta renda. Isso só prova a falta de transparência quanto a esse tipo de informação. Se ele existe, é de conhecimento somente “interna corporis”, ou seja, dos funcionários do banco.

          Abç

          • Desti 16 de julho de 2013 at 20:32 #

            Compreendo e respeito seu ponto de vista, apesar de não concordar muito com ele.

            • Guilherme 16 de julho de 2013 at 21:01 #

              Obrigado, Desti! Grato pelos debates produtivos aqui na seção de comentários do artigo!

    • Daniel Lobo 8 de agosto de 2013 at 20:35 #

      Oi Desti, você fala como um verdadeiro funcionário de relações públicas do banco. A verdade para os correntistas, no entanto, é outra.
      Podem ser muito bonitas todas as ações sociais da Caixa. Tenho conta empresarial lá – não por opção – desde 2007 e te digo que além de ser o banco com os funcionários com mais má vontade, também todos os canais de atendimento eletrônicos são – no mínimo – sofríveis.
      O aplicativo de smartphone me ajudou muito no dia a dia (mesmo com uma função de extrato que só mostra movimentações do dia), mas é muito limitado.
      Via internet o site funciona mal no PC e até funcionava no MAC até ele mudarem qualquer coisa sem testar propriamente e ninguém mais conseguir acessar.
      Como tenho que manter minha conta, adoraria que melhorasse (tanto atendimento nas agências quanto internet), mas infelizmente minha experiência em qualquer uma das agências que já fui em São Paulo (e não foram poucas) é que a Caixa é uma repartição pública que, por acaso, presta serviços financeiros.

  5. Pedro 18 de julho de 2013 at 11:40 #

    Desti, e demais amigos leitores… gostaria de fazer um alerta a todos:

    O internet Banking da caixa, não esta preparado para o Linux e seus derivados !!!!

    Sou funcionario de uma empresa, onde quase todas as maquinas são Linux e simplesmente fui obrigado a desbloquear minha senha eletronica pelo menos 10 vezes só no intervalo de 20 dias…. o proprio gerente, ja me informou que realmente existe uma certa “incompatibilidade” no IB da caixa com o Linux…

    Só que hoje, acho que 90% ou mais das pessoas que fazem uso do IB usam Windows… e pelo que entendi, a CEF não está muito preocupada com quem não o usa.

    Infelizmente, o suporte tecnico (0800 726 0104) segue um script de atendimento, e se você questiona alguma coisa, eles simplesmente se enrolam… não sabem responder ou mesmo falam coisas sem a menor noção !!!

    Como sou da area de informatica, ja deixo a dica: depois que mudaram a versão do JAVA, tudo degringolou !!!

    É no minimo, constrangedor, ficar ligando para a agencia (atualmente, estou a uma distancia consideravel da agencia fisica) e mesmo assim, SOMENTE, o gerente da conta pode gerar uma nova… ou seja ele não estiver disponivel, alem de ter que ligar 5,7, 10 vezes para a agencia.. se ele estiver “atendendo cliente” eu só tenho duas alternativas: ligar mais 40 vezes ate que ele possa me atender ou ficar aguardando “ate que a ligação caia”…

    bem, foi um desabafo, de quem ja esta cansado desse aporrinhação..

    Ps: Como funcionario publico, normalmente tenho meus rendimentos depositados na Caixa.. ou terei que migrar para o BB. Ficar na caixa, realmente só por conta das vantagens de FGTS, Taxas, etc…

    Só vou na agencia, para sacar dinheiro, e olhe lá….

    Enfim, tenham um bom dia…

    Ps2: em casa, também só uso linux… ou será que vou ter que usar um outro computador com windows só pra acessar o IB ?! é isso que a caixa vai me propor ?! em nenhum outro IB isso ocorre !

  6. Roger 18 de julho de 2013 at 13:37 #

    Seguinte: até a semana passada ou retrasada, estava funcionando muito bem no Linux, sem precisar de máquina virtual, JVM, etc. Tudo certinho no Firefox. Até que passou a exigir JVM, por causa do GBPlugin.

    Agora, não funciona nem no Linux, nem no Windows da minha mulher. Por incompetência da TI desse banco que sobrevive de venda casada.

    • Guilherme 19 de julho de 2013 at 18:16 #

      Oi Roger.

      Essa situação da Caixa de melhorar por um lado, mas tirar do outro, é lamentável. Espero que o TI deles corrija isso o mais rápido possível.

      Abç!

  7. Pedro 5 de agosto de 2013 at 13:39 #

    Engraçado, comigo é ao contrário. Desde que virei cliente da Caixa (por causa do meu financiamento porque jamais iria abrir conta nesse banco), eu nunca tive problemas em acessar o Internet Banking do Mac. Tudo bem que eu tinha que ignorar todos os avisos dizendo que o site não é confiável e tal (que acontece até hoje).

    De um tempo para cá o site ficou inacessível. Se uso pelo Chrome, aparece que o módulo “has crashed” e sou redirecionado para uma página em branco. Se acesso no Safari, ele pede o módulo de proteção, eu instalo e ele continua dizendo que não tenho. Já o Firefox nem consigo acessar porque fala que o site não é confiável e mesmo eu ignorando o site não funciona.

    O mais absurdo é que fui tentar acessar pelo app do iPhone e me aparece um aviso: “Acesso não autorizado. Cancele a adesão por meio do Internet Banking e faça nova adesão”.

    Resumindo, eu simplesmente não tenho como acessar o meu internet banking. Eu vou ter que ir na Lan House ou na casa de um amigo. Que deprimente.

    • Guilherme 5 de agosto de 2013 at 17:57 #

      Pedro, que epopéia… realmente, acessar o IB da CEF tem se tornado um severo exercício de paciência nos últimos dias…

      Há dias em que não consigo acessá-lo de jeito nenhum, por alguma falha randômica no sistema… mas então no dia seguinte, o sistema volta ao normal… vai entender…

      Uma alternativa é acessar a conta-corrente pelo telefone. Não é a mesma coisa, mas é um quebra-galho para determinadas situações mais pontuais, como fazer um pagamento ou fazer uma consulta do saldo de conta-corrente.

      Abç

  8. Graziella 5 de agosto de 2013 at 22:46 #

    Olá,
    Somos (eu e meu marido) correntidtas “frescos” da Caixa, pelo simples e único fato de que estamos entrando em um financiamento imobiliário (e as taxas da CEF são realmente imbatíveis).
    Estamos, portanto, nos habituando à sistemática do banco. Consegui “fazer funcionar’ o módulo de segurança no notebook do meu marido (com sistema windows), mas no meu MAC está praticamente impossível.
    Pior é que o telefone que presta informações e auxílio é atendimento eletrônico e nenhum dos erros referidos no atendimento é o que o meu MAC está apresentando.
    Começo a instalação e ela não é finalizada por um erro (“O instalador encontrou um erro que causou a falha na instalação. Entre em contato com o fabricante do software para obter assistência”.). Missão impossível!!!!
    Alguém tem alguma sugestão???
    Obrigada!!

    • Guilherme 6 de agosto de 2013 at 20:15 #

      Graziella,

      Minha sugestão é verificar se você possui a versão mais recente do Java, através desse link, mas usando o Safari:

      http://www.java.com/pt_BR/download/installed.jsp

      Se tudo estiver Ok, volte à página da CEF e tente ver se agora o Internet Banking é acessível.

      Abç

    • Henrique 12 de novembro de 2013 at 6:38 #

      Graziella, conseguiu instalar no seu Mac? Estou com o mesmo erro.

  9. Fran 15 de agosto de 2013 at 13:37 #

    Estou em panico, estou fora do Brasil e fazem 2 semanas que falo com atendentes, supervisores(55 7132069900), a ultima ligacao essa manha apos eu falor com outro supervisor…apos gritar com uma atendente…me disseram que uma pessoa mais “tecnica” ira me contactar…sabe la quando! Parececem maquinas programadas para fazerem os mesmos passos para que o computador volte a funcionar e nada!
    Estou usando Mac com o Safari(Firefox nao da nem a opcao de continuar). O mais louco ‘e que a menos de um mes usei(tive alguma dficuldades…mas funcionou).
    Nao sei o que fazer!!!

  10. André 22 de agosto de 2013 at 12:48 #

    Para acesso por Mac:

  11. André 22 de agosto de 2013 at 13:07 #

    Certificado Inválido
    Se for apresentada uma tela de erro (This Connection is Untrusted) informando que o Certificado Digital do IBC não é confiável, isto ocorre porque o emissor do Certificado não consta na lista de emissores confiáveis como padrão em alguns navegadores e a CAIXA como Empresa Pública, utiliza o Certificado Digital da Infra-Estrutura de Chaves Públicas (ICP) do Brasil.
    Para instalar Certificado Digital da ICP Brasil e resolver o problema, favor seguir os procedimentos apresentados no endereço:
    http://www14.caixa.gov.br/portal/acaixa/home/certificado_ibc

    _____________

    Para usuários de sistema operacional MacOS versão 10.6 ou inferior, é necessário instalar/atualizar o JAVA oficial Oracle, que pode ser obtido no endereço http://www.java.com/pt_BR/download/ e clicar em: Download

    Após realizar o download e instalação do JAVA, sugerimos verificar se o JAVA foi instalado com sucesso e se está habilitado no navegador acessando: http://www.java.com/pt_BR/download/installed.jsp e clicar em: Verificar versão do Java.

    O resultado da verificação de versão deverá ser apresentado conforme abaixo, caso seja diferente o JAVA não está instalado/habilitado:

    Se após instalar/atualizar o Java, ocorrer algum erro e a mensagem com a versão não for apresentada, é possível que o Java esteja desabilitado no navegador.

    Para habilitar no Safari:

    Com o Safari aberto, na barra superior da tela, acessar a opção SAFARI >> PREFERÊNCIAS >> SEGURANÇA >> PLUGINS DA INTERNET >> (marcar a opção) PERMITIR JAVA >> reiniciar o browser e testar com o link http://www.java.com/pt_BR/download/installed.jsp novamente para ver se o Java está rodando no browser.

    Caso após o teste acima, continue sem apresentar a mensagem de versão verificada,

    Ao lado da opção de PERMITIR JAVA citado acima, tem um botão para configurações. Se a opção padrão para os sites da CAIXA estiver com definição perguntar antes de executar, favor alterar para Permitir Sempre.

    Com a instalação/atualização e teste de execução do Java efetuados com sucesso, ao carregar a página de login do Internet Banking CAIXA, aparecerá a mensagem abaixo, onde poderá ser marcado a opção de confiar sempre no editor Caixa Econômica Federal ou Internet Banking.caixa.gov.br e clicar em executar ou Run.

    Em equipamentos MAC versão 10.8, se ao instalar o adicional de segurança apresentado durante o processo de acesso a conta, mostrar a mensagem “a instalação falhou”:
    1 Acessar as Preferências do Sistema. Clicar na maçã -> Preferências do Sistema:
    2 Selecionar a opção Segurança e Privacidade:
    3 Verificar se a opção Mac App Store e desenvolvedores identificados está marcada:
    4 Executar o aplicativo sfGBPCEF.pkg (Baixado no momento do acesso a conta)
    5 Será apresentada a tela de instalação do MacOS, clicar em continuar:
    6 Nesse momento tanto a tela Tipo de Instalação quanto a Seleção de Destino podem ser apresentadas.

    6.1 Caso a tela apresentada seja Seleção de Destino, marcar a opção Instalar Somente para mim.

    Caso a tela apresentada seja Tipo de Instalação, clicar em Alterar Localização da Instalação e efetuar o passo 6.1

    7 Ao final da instalação é apresentada a tela abaixo:
    “A instalação doi efetuada corretamente”

    –> Se toda vez que tentar acessar, solicitar novamente a instalação do adicional de segurança já instalado com sucesso:

    Safari: Loop na solicitação da instalação

    Realizar os seguintes procedimentos:

    Clicar em finder, aplicativos, utilitários, terminal

    Digitar: SU

    Vai solicitar a senha do sistema

    Depois digitar: sudo chmod 777 /Users/Shared/Library/Application\ Support

    Digitar a senha do sistema. Dando certo vai apresentar o seguinte comando: New-host-2`:user $.

    Espero ter ajudado alguns colegas.

    • Guilherme 23 de agosto de 2013 at 6:19 #

      Obrigado pelas valiosas dicas, André! Certamente irá ajudar muitos clientes com dificuldades em acessar o IB da CEF.

      Abç!

    • Lukas 31 de agosto de 2013 at 1:31 #

      Caro André,

      Eu não estava conseguindo acessar a caixa nem a pau.

      Esta dica do MacOS versão 10.8 funcionou legal. Obrigado. Na verdade, depois de digitar o comando SU e a senha, apareceu SORRY. MAS EU CONTINUEI, digitei o comando sudo… e depois a senha. Aí apareceu: command not found. Então, fechei o terminal e fui experimentar. Aí, funcionou assim mesmo.

  12. Lu 31 de agosto de 2013 at 20:58 #

    Estou no exterior e desde de junho nao consigo acessar minha conta online, digito e senha ai aparece uma mensagem “o sistema esta indisponivel tente mais tarde” ja tentei quinhentas vezes e sempre a mesma coisa. So resta saber quantos anos correspondem ao mais tarde. :(

  13. Claudio 4 de setembro de 2013 at 14:09 #

    André,

    Obrigado, com sua dica consegui acessar o site pelo Mac.

    Abs

  14. eliane 8 de setembro de 2013 at 16:15 #

    fiz todos as instalações necessárias,e ainda não consigo acessar o internet banking da caixa.uso 2 navegadores chrome e firefox.o que devo fazer.

  15. André 9 de setembro de 2013 at 16:26 #

    Lu, Tente criar novo usuário.
    O novo usuário pode ser com os mesmos caracteres do atual.
    Algumas vezes resolve, pois o problema não é de indisponibilidade mesmo. Se mesmo assim não der certo, ligue no 0800 da CAIXA.

  16. Cleber Tomas 9 de setembro de 2013 at 19:18 #

    Não, não consigo de JEITO NENHUM acessar o IB da caixa. Funciona perfeitamente no windows, mas no OS Lion (Firefox, chrome e safari) é simplesmente impossível.

    Segui a risca sua orientação, mas deu o mesmo erro:

    O servidor imagem.caixa.gov.br usa um certificado de segurança inválido.

    O certificado não é considerado confiável porque o certificado do expedidor não é considerado confiável.

    (Código do erro: sec_error_untrusted_issuer)

    Se puder me ajudar agradeço muito!

    At,

    Cleber

    • Cláudio 10 de dezembro de 2013 at 15:27 #

      É a mesma mensagem de erro que aparece agora no Opensuse, não aparecia anteriormente.

  17. André 13 de setembro de 2013 at 16:56 #

    Certificado Inválido
    Se for apresentada uma tela de erro (This Connection is Untrusted) informando que o Certificado Digital do IBC não é confiável, isto ocorre porque o emissor do Certificado não consta na lista de emissores confiáveis como padrão em alguns navegadores e a CAIXA como Empresa Pública, utiliza o Certificado Digital da Infra-Estrutura de Chaves Públicas (ICP) do Brasil.
    Para instalar Certificado Digital da ICP Brasil e resolver o problema, favor seguir os procedimentos apresentados no endereço:
    http://www14.caixa.gov.br/portal/acaixa/home/certificado_ibc

  18. mauricio 17 de setembro de 2013 at 9:38 #

    Há um bom tempo não consigo visualizar a parte de CDC a qual tenho contrato, sempre dá erro 2053 – Transação não concluida – Por favor digite todos os campos obrigatórios, mas não tem campos a serem digitados…além disso, a atendente do help desk caixa, além de não ter me ajudado, desligou na minha cara…estou decepcionado com a CAIXA nesse ponto.

  19. Simone 20 de setembro de 2013 at 14:38 #

    Olá a todos, sou cliente da Caixa e estou no exterior. Antes de viajar, eu instalei no iPad o app da Caixa e cadastrei o equipamento. Estava funcionando no Brasil mas, ao tentar usar aqui, recebi a mensagem de que que o equipamento não está cadastrado. É o mesmo que não ter banco. E, para piorar, a Caixa não oferece nenhum canal de comunicação pela internet para resolver problemas técnicos, nenheum endereço de E-mail é informado, nem serviço de chat. Só números de telefone.

  20. Marcio Freitas 23 de setembro de 2013 at 18:12 #

    Estou tentando acessar extrato da minha prestação, porém trava !! 0800 não atende!! resumindo….. C.E. é banco para pobre……..mesmo…. sempre será.

  21. Dorival Cardozo 15 de novembro de 2013 at 20:03 #

    Os problema continuam ! o IB continua pedindo Plugin java, mas o pluginjá existindo !

    O Péssimo serviço da CAIXA é impressionante ! isto prova que nao adiantar colocar dinheiro em empresa Estatal, a incopetencia é eterna nestas organizações.

  22. Michel 16 de novembro de 2013 at 13:11 #

    Meu sistema OSX 10.9 e estou utlizando o Firefox 25.0.1

    Depois de tentar efetuar o login no IB da Caixa exibe a mensagem de erro: “(Código do erro: sec_error_untrusted_issuer)”

    Mesmo instalando o certificado: http://www14.caixa.gov.br/portal/acaixa/home/certificado_ibc e também seguindo os passos que o André passou.

    Não consigo acessar do Firefox, Safari e nem do Chrome. =/

  23. João 20 de novembro de 2013 at 12:22 #

    Eu não consigo entrar no site do Internet Banking. Simplesmente aparece “Esta página não está disponível” ou “This page can’t be displayed”, tanto pelo IE quanto pelo Chrome. Eu instalei recentemente o novo IE 11 e por uns dias funcionou… hoje, deu errado de novo. Mesmo problema. Alguma luz ?

    • Sergio 1 de fevereiro de 2014 at 11:56 #

      se puder, mude de banco, eu mesmo estou pensando em mudar minha aplicação de lá.

  24. Cláudio 10 de dezembro de 2013 at 15:16 #

    Eu usava o IB do meu Linux (Opensuse) normalmente, tando pelo Firefox, quanto pelo Chromium. Para acessar instalei o JAVA da Sun.

    Porém, desde o sábado, dia 07 de dezembro de 2013 diz que o sistema está indisponível. Só que quando acesso de outro computador com o Windows, o acesso acontece normalmente. Não sei o que está acontecendo.

  25. andre 21 de dezembro de 2013 at 12:36 #

    Não consigo instalar o iGBPCEFsf sempre diz que foram encontrados navegadores em execução, ó CROME, eu até já desinstalei o programa.

    necessito de ajuda.

  26. JANINE 23 de dezembro de 2013 at 23:02 #

    ABRI A CONTA EM MAIO E ATÉ AGORA NAO CONSEGUI ACESSAR COM MAC.
    O GERENTE HOJE ME DISSE O SEGUINTE: “TENHO 600 CLIENTES E POUCOS RECLAMAM, DEVE SER UM PROBLEMA PONTUAL”. EM RESUMO: O GERENTE ME CHAMOU DE BURRA. ISTO EU QUE TENHO PÓS EM ENGENHARIA DE SISTEMAS, FIQUEI CALADA . VOU ENCERRAR A CONTA E ABRIR UMA NO BANCO DO BRASIL. PAGO 20,00 POR MES E NAO TENHO SERVIÇO DECENTE. NAO TENHO A QUEM RECLAMAR PORQUE O TELEFONE NAO DA ATENDIMENTO PESSOAL. E ELES ACHAM QUE PODEM TUDO.

  27. David 31 de dezembro de 2013 at 14:45 #

    A MESMA MERDA, ha 1 ano que nao tenho acesso a essa bosta!

    so consegui abrir uma pagina em branco, com o OPERA…os outros, todos, certificados invalidos, ja fiz de tudo, segui todos passos tbm do faq deles… nada de funcionar!

    porcaria!!!

    • Cláudio 1 de janeiro de 2014 at 12:09 #

      Ontem o Banking da Caixa voltou a funcionar no Firefox. Selecionei para acessar a versao anterior. Cadastrei o computador, após algumas mensagens de instalação do modo de segurança que usa o java. Para acessar é essencial ter instalado o Java no computador.

  28. Costa 22 de janeiro de 2014 at 23:34 #

    O dados do meu cartão desapareceram no IB da Caixa, estranho! Só o acesso a faturas e outros dados, mostra como sem cartão na conta!

    • Guilherme 23 de janeiro de 2014 at 22:34 #

      Pode ser um erro temporário, Costa.

      Tente acessar o IB novamente em outro dia, ou utilizando um navegador diferente.

  29. Sergio 1 de fevereiro de 2014 at 11:48 #

    Agora a pouco (como a vários meses) o acesso ao IB da CEF foi inviabilizado, curioso é que sempre as vésperas de pagar as contas, uso UBUNTU, java oracle atualizado, e a CEF mais uma vez impede o acesso ao IB, na minha opinião está uma porcaria o serviço, cadastrei mais uma reclamação no BC e estou estudando para qual banco (um de verdade) vou transferir minha aplicação financeira, pois a CEF chegou ao limite do desrespeito ao consumidor, basta vc pesquisar na internet que vai constatar a quantidade de reclamações, parece que a CEF tem um “convênio” com a microsoft, e com os recursos antigos dela.

    • Cláudio 1 de fevereiro de 2014 at 13:27 #

      Caro Sérgio,

      Estou com o mesmo problema. Usava normalmente, com java instalado, tudo perfeito. Aí eles mudam alguma coisa no sistema de segurança e volta tudo a não funcionar. Já atualizei o java, testei e está funcionando, menos o IB da Caixa.

      Uso o Opensuse.

  30. Sergio 1 de fevereiro de 2014 at 11:53 #

    Esqueci de informar um link importante aqui, o do BC, reclamem como loucos, quanto mais melhor, lembrando que as reclamações devem ser direcionadas ao setor de informática/sistemas da CEF e não a agencia, pois a unica coisa que eles podem fazer (a agencia) é dar desculpas, segue o link:

    espero que este tipo de link não seja “moderado”

    http://www.bcb.gov.br/?RECLAMACAODENUNCIA

  31. Geraldo Gusmao 11 de fevereiro de 2014 at 6:34 #

    Eu só conseguia acessar pelo notebook, agora nem ele mais acessa. A Caixa não é banco, eu já sabia disto, agora para ter acesso a conta só indo na agencia. Um saco estes malditos plugins de segurança que impedem o acesso. E não é pela internet que o dinheiro da caixa é roubado, desde os tempos da criação da caixa.

  32. Jorge 17 de fevereiro de 2014 at 21:11 #

    Estou há 20 dias tentando falar com o suporte técnico da caixa e escuto que estão sempre em atendimento para eu aguardar e ponto final. Me exigem instalar um módulo de segurança, só que disponibilizam apenas arquivos EXE e Mac é DMG e eles parece que escondem os arquivos no site.
    Se alguém souber onde consigo baixar os módulos de segurança favor me enviar o link!!!

    • Paulo 27 de fevereiro de 2014 at 16:58 #

      Meu caro, quando você faz o acesso pelo site, ele já encaminha você para a instalação do módulo da caixa.

      O seguinte link pode ajudar com os certificados. Mas o modulo de segurança é instalado automaticamente quando você tenta acessar!

  33. Frank Marshall 13 de março de 2014 at 17:43 #

    O problema agora está em acessar a caixa por smartphones, pelo menos para os estados que os celulares ganharam mais um número, pois no cadastro do telefone só permite os oito, se tentar colocar os nove recebe um mensagem de número inválido, e colocando somente oito, a mensagem de ativação nunca chega.
    Aí fica difícil cadastrar o bendito smartphone, né?

    Depois que entrou o nono número (o 9 na frente), e fiz a portabilidade para outra operadora, não recebi mais os movimentos na conta, através de SMS, já até excluí e fiz novamente, mas nada.

    Alguém enfrentou o mesmo problema e encontrou solução?
    Será que tenho que ir na agência onde tenho conta e lá eles disponibilizam mais opções?

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes

4 Flares Twitter 1 Facebook 2 Google+ 1 Filament.io 4 Flares ×