Feliz Aniversário, blog Valores Reais! 6 anos de vida!

Parabéns pra você!

Nesta data querida!

Muitas felicidades!

Muitos anos de vida!

6 anos

O blog Valores Reais acaba de adicionar mais um giro completo em torno do Sol, completando, dessa forma, magníficos 6 anos de vida! 😀

Quando comecei a escrever esse blog, num certo 24 de maio de 2009, o foco era “abordar gerenciamento de investimentos, vida frugal e como economizar dinheiro, mas sem desequilibrar aspectos de uma vida saudável”.

Com o tempo, veio o conhecimento; com o conhecimento, vieram as reflexões; e com as reflexões, vieram novos temas trazidos ao blog, de forma que o assunto “finanças pessoais” passou a ser explorado dentro de um contexto mais amplo, isto é, como utilizar a educação financeira para promover uma melhor qualidade de vida.

O blog foi aumentando, gradualmente, sua audiência, ganhando credibilidade, e, com muito trabalho (mas muito *MESMO*, hard work), transpiração, dedicação, estudo, pesquisas, persistência e paciência, conquistando um espaço na blogosfera financeira que eu não imaginava conquistar.

De acordo com os números auditados pelo Google Analytics, só nos últimos 30 dias o blog atraiu mais de 100 mil visitantes únicos, com incríveis 420 mil page views! 😀

VR Stats

Como eu disse por ocasião do aniversário de quarto ano do blog:

O maior patrimônio desse blog não é o que ele gera em termos patrimoniais, mas sim o que ele gera em termos extrapatrimoniais. Trocando em miúdos: o maior patrimônio desse blog é a qualidade dos leitores que o lêem – e não a simples quantidade. A comunidade de leitores que orbitam em torno do Valores Reais é das mais qualificadas na blogosfera brasileira de finanças pessoais, seja porque ela é constituída por pessoas influentes em suas respectivas áreas de atuação, seja porque ela é formada por outros blogueiros, foristas e escritores de finanças pessoais, isto é, por gente que é formadora de opinião.

Agradeço a todos que vêm até aqui buscar informação que agregue valor às suas vidas, e que esse novo ano seja repleto de conquistas e realizações, não só para o blog, mas também, e principalmente, para os leitores, que são a razão de ser do Valores Reais!

Nesse aniversário de sexto ano do blog, desejo registrar a minha gratidão pelo incrível afluxo de novos leitores do blog, tanto de pessoas extremamente jovens, ou seja, na casa dos 20 anos (alguns até menos), quanto de pessoas, digamos, “mais experientes”, acima dos 60 anos.

Valores Reais Criterion

Meus sinceros agradecimentos ao leitor e amigo Phillip Souza por essa bonita homenagem em forma de citação, há um ano, no Facebook!

Dos inúmeros comentários, mensagens e emails gratificantes que recebi ao longo desse último ano, destaco o do leitor e amigo Carlos Manoel, que muito me emocionou:

“Guilherme,

Ontem ao final da noite, por aquelas coisas imponderáveis mas não tanto, vi um link para sua página em um blog onde há apenas 4 indicações nos “Blogs recomendados”. Devido à raridade deste fato (não é comum ver blogs com tão poucas recomendações), segui o link e tive o imenso prazer de me deparara com esta preciosidade que é seu Blog!

Li, avidamente e com imenso prazer, uma meia dúzia de posts e cheguei neste, que foi a minha última leitura desta madrugada.

Mandei o link deste para um de meus filhos (tenho 3) e que me proporcionou ser avô de um neto e uma neta (via facebook).

Quando acordei hoje pela manhã vi na minha linha do tempo que este filho meu tinha ficado extremamente gratificado e compartilhado o link.

No mais, este Blog passará a ser fonte diária de parte de minhas leituras e por isso rogo a você que não esmoreça e continue premiando a Blogosfera com sua sabedoria!  (Tenho 61 anos e a caminho dos 62 em Outubro próximo).”

Abaixo, destaco alguns dos melhores artigos que escrevi nos últimos 365 dias:

Finalizo esse post pegando “emprestado” uma citação que a leitora e amiga Célia Regina postou no Facebook dela, que espelha com fidelidade uma das principais missões desse blog: querer e fazer o bem.

Nunca desista

Obrigado a todos, e que venham muitos anos de vida ainda! 😀

É isso aí!

Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

Print Friendly, PDF & Email

49 Responses to Feliz Aniversário, blog Valores Reais! 6 anos de vida!

  1. Yuri 25 de maio de 2015 at 6:42 #

    Parabéns e que venham muitos anos pela frente. Aprendi e tenho certeza que ainda vou aprender muito aqui! Tá na hora de escrever um livro hein!!! Usa o kdp da amazon. Abs e muito sucesso.

    • Guilherme 25 de maio de 2015 at 18:06 #

      Obrigado, Yuri! Realmente, um livro pelo kdp da Amazon seria uma ideia bem interessante! 😀

      Abç!

  2. Celia Regina 25 de maio de 2015 at 8:47 #

    Guilherme,
    Feliz aniversário para o Valores Reais! Que a cada ano você tenha mais e mais sucesso e inspiração para ajudar a todos, do jeito que você faz!
    E que alegria ver a foto! Querer o bem e fazer o bem sempre foi o mote, a meta, a busca da minha vida! E sempre vai continuar sendo!
    Um grande abraço,
    Célia

    • Guilherme 25 de maio de 2015 at 18:08 #

      Obrigado Célia, e que bom que fazer o bem também seja o seu mote e meta de vida!

      Abç!

  3. Carlos Manoel Marques 25 de maio de 2015 at 9:32 #

    Guilherme,

    Meus sinceros votos de parabéns por essa conquista! São poucos os que conseguem manter a continuidade de um determinado projeto e sempre fiéis a sua meta original as quais você definiu logo pós ao trecho de seu post onde está escrito “num certo 24 de maio de 2009. Diria mais, você acabou por suplantar as meta principais quando revelou também, em alguns posts (Ex.: Resenha do livro “Felicidade Autêntica” – Martin Seligman) que nos levam a refletir sobre a nossa busca maior que é a “felicidade”. Em diria, um Blog que promove positivamente “mente, corpo e espírito”. E tudo isto por uma coisa simples e que talvez poucos percebam: Um sentimento positivo ao qual chamo de “doação”. Mais uma vez, os parabéns deste amigo que ama pessoas “doadoras”:-)

    • Guilherme 25 de maio de 2015 at 18:09 #

      Grande Carlos, muito obrigado pelas suas palavras!

      Realmente, o livro do Seligman abriu minha mente para várias reflexões que foram sendo escritas ao longo da vida do blog!

      Abç! 🙂

  4. Clara 25 de maio de 2015 at 12:03 #

    Parabéns ao melhor blog sobre vida ,finanças e valores Reais!!!!!

  5. Rosana 25 de maio de 2015 at 12:26 #

    Guilherme,

    Parabéns aos 6 anos de vida dos Valores Reais! 🙂
    Sempre aprendo muitas coisas relevantes e importantes aqui no seu blog, que para mim é um dos melhores da atualidade.

    Abraços,
    Rosana

    • Guilherme 25 de maio de 2015 at 18:11 #

      Estimada amiga Rosana, obrigado pelas suas palavras, e pela sua sempre ativa participação na caixa de comentários, enriquecendo demais os debates lançados a cada novo texto que eu publico. 😀

      Abç!

  6. Anna Monteiro 25 de maio de 2015 at 14:45 #

    Guilherme, meus sinceros parabéns por vc nos proporcionar grandes chances de CRESCIMENTO, em todos os sentidos! Lembro agora que encontrei seu blog no Ano Novo de 2015, e pra mim significou muito…foi e é uma porta fantástica q se abriu para anos novos e marcantes, daqui p frente, tanto em termos pessoais e financeiros!

    E concordo com a sugestão que deram, de vc fazer um livro. Tá merecendo sim! Na minha opinião, eu faria já um esboço! Vc já tinha pensado nisso? Pensa com carinho nesse best seller!!
    Abraços!

    • Guilherme 25 de maio de 2015 at 18:13 #

      Oi Anna, maravilhoso seu comentário, fico muito feliz! :-)))

      Eu nunca havia pensado sobre esse assunto do livro, mas, com o incentivo dos leitores, acho que posso começar a pensar em alguma coisa nesse sentido. 😉

      O grande desafio é “cavar um tempo”, pois um livro requer bastante dedicação e foco num projeto maior, mas acho que pode ser também igualmente recompensador!

      Abç!

  7. Carolina Rodrigues 25 de maio de 2015 at 15:01 #

    Puxa Guilherme que bacana saber que o blog prospera tanto! É maravilhoso saber que muitos novos leitores chegam de formas diferentes com o mesmo objetivo. Pra mim você se tornou um amigo íntimo, um guru financeiro e um filósofo contemporâneo! Vida longa ao blog!!!

    • Guilherme 25 de maio de 2015 at 18:14 #

      Oi Carolina, gostei demais dessa tríplice definição, e fico muito honrado! 😀

      Abç!

  8. Rafael Dias 25 de maio de 2015 at 17:06 #

    Vida Longa ao Valores Reais!!!!

    Muito obrigado Guilherme pelos conhecimentos transmitidos para todos nós!!!

    Abraços

  9. Jhonatas B 25 de maio de 2015 at 17:19 #

    Guilherme,

    Parabéns pelo blog. Sinceramente, tem dias que passo horas lendo os textos (que são muito bem “interligados” e “linkados”, por sinal). Como bem fala um dos textos que você destacou nesse último ano, é preciso gastar tempo com as coisas que realmente importam, e meus períodos de leituras nos Valores Reais são realmente valiosos.

    Uma pena não ter uma frequência maior de atualizações.

    Um forte abraço. Vida longa ao Valores Reais.

    att

    • Guilherme 25 de maio de 2015 at 18:16 #

      Olá, Jhonatas, grato pelas palavras!!!!

      O tempo escasso tem sido um desafio constante para conseguir manter as atualizações. Vou ver se consigo aumentar durante esse sétimo ano acrescentando pelo menos mais um post a cada duas ou três semanas.

      Abç!!!

  10. Cleiton Oliveira 25 de maio de 2015 at 18:47 #

    Parabéns Guilherme pelo ótimo trabalho. Que o Valores Reais tenha muitos e muitos anos de vida!!!

  11. Renato C 25 de maio de 2015 at 20:32 #

    Parabéns, Guilherme!

    Realmente a COESÃO do site é impressionante – propositalmente, os assuntos abordados se interligam com artigos mais antigos e acabamos tendo uma dinâmica muito proveitosa.

    Alguns artigos ganham vida própria e, certamente, devem virar referência no Google quando determinados temas são buscados – eis o pilar de sustentação e crescimento do site!

    A coesão de valores se alia à consistência dos posts (madrugada de domingo para 2a feira é um clássico horário de artigo novo rs) – e é justamente esta consistência que proporciona aos leitores um constante “lembrete” do que deve ser seguido e conquistado – a cada semana! Isto não tem preço!

    É muito comum nós nos “esquecermos” de como éramos no passado e tratarmos o presente como “óbvio”, no sentido dos nossos pensamentos e crenças, sem perceber toda uma construção que foi feita para que pudéssemos ser quem somos hoje.

    Neste sentido, posso afirmar que de fato eu não sei “como” ou “quem” eu seria sem ter acompanhado o VR por este tempo todo. Provavelmente eu não seria radicalmente diferente do que sou hoje, mas talvez não fosse tão focado e determinado – justamente pela consistência aqui proporcionada.

    O site se destaca por conseguir unir desde uma acirrada discussão de busca por um menor IOF, algo eminentemente técnico, à busca por valores humanisticamente superiores!

    Fica aqui minha gratidão.

    Abraços, Renato C
    (agora notei que “VR” lembra o saudoso Viver de Renda também rs)

    • Guilherme 25 de maio de 2015 at 21:13 #

      Olá, Renato, C, excelente comentário!

      Você tem toda razão: além do conteúdo que foi construído e compartilhado nesse espaço, existe toda uma sistematização de conhecimento que eu procurei realizar, através da conexão de artigos novos com artigos mais antigos.

      O resultado é, como você bem lembrou, o fato de alguns temas já serem referências clássicas em determinados assuntos, e que ainda serão por muito tempo, dada a profusão de comentários e links externos que nos conectam ao restante da blogosfera e Internet, de um modo geral.

      Em termos estatísticos, é curioso observar que alguns temas ocupam lugar de destaque no Google, como os posts relacionados ao Tesouro Direto, Letras de Crédito Imobiliário, Letras de Crédito do Agronegócio, e diversas das mais de 40 resenhas que publiquei no site!

      Ademais, a “coesão” também tema ver com a autodisciplina que procuro preservar, ao lançar sistematicamente um artigo inédito nas madrugadas de domingo para segunda-feira, sempre no mesmo horário, das 0:02, há mais de 120 semanas consecutivas (!).

      Fico feliz que o Valores Reais tenha lhe ajudado a ter esse foco e determinação na construção de seu próprio “eu”! De minha parte, também evolui muito ao estudar e escrever sobre os assuntos que eu abordo aqui – afinal, eu procuro fazer aquilo que eu escrevo!

      Grande abraço!

      p.s.: baita coincidência essa da sigla VR se referir também ao Viver de Renda….rs

  12. Flavio Mattos 25 de maio de 2015 at 21:05 #

    Parabéns Guilherme. Sou leitor desde o início e gostaria de agradecer por ter nos mostrado nesses 6 anos, os Valores Reais.

    • Guilherme 25 de maio de 2015 at 21:13 #

      Grande Flávio, o nosso especialista PhD da renda fixa, valeu!!!!

      Abç!

  13. Mônica 25 de maio de 2015 at 22:26 #

    Olá Guilherme!!!! Parabéns!!!

    Sempre acreditei que pessoas afins acabam se aproximando, e vc é um agregador também nesse sentido.
    Como é bom reunir pessoas que buscam mudanças positivas em suas vidas!
    Obrigada pela dedicação, respeito, atenção e paciência que vc tem com todos nós que somos principiantes em assuntos financeiros!
    Que venham muitos e muitos anos de blog!!
    Obrigada e todo sucesso do mundo pra vc!

    • Guilherme 26 de maio de 2015 at 20:01 #

      Obrigado, Mônica, pelas palavras!

      Você tem razão: pessoas afins acabam se aproximando, e o blog é um ótimo ponto de encontro de pessoas que querem e fazem acontecer mudanças positivas em suas vidas!

      Abç!

  14. Adriano Dantas 26 de maio de 2015 at 9:34 #

    Parabéns Guilherme!

    Esse trabalho que você tão gentilmente disponibiliza a todos nós, sem custo nenhum para quem lê, fez com certeza a diferença na vida de muitas pessoas que deixaram de viver em função do dinheiro e/ou status para ter uma vida psicologicamente, financeiramente e organicamente melhor.

    Desejo que você continue assim iluminado, disposto e rodeado de realizações!

    Abraços

    • Guilherme 26 de maio de 2015 at 20:01 #

      Valeu, Adriano, pelo suporte de sempre!!!

      Abç!

  15. Ronaldo Suett 26 de maio de 2015 at 13:17 #

    Parabéns Valores Reais,

    Meu amigo Guilherme, se é que posso te chamar assim, mas acredito que posso.
    Amigo é aquele que se doa, que te ajuda, que te aconselha, as vezes sem receber nada em troca.
    Você e seu Blog se tornaram meus amigos, e tenho muito orgulho disso.

    Vida longa e Grande abraço!

    Ronaldo Suett

    • Guilherme 26 de maio de 2015 at 20:02 #

      Amigo Ronaldo, claro que pode!

      Tenho muito orgulho de tê-lo como amigo também, haja vista sua excelente participação na caixa de comentários em diversos artigos!

      Grande abraço!

  16. Murilo 26 de maio de 2015 at 19:32 #

    Parabens ao Valores Reais!
    Parabens ao Guilherme!
    Conteudo de qualidade e leitores selecionados!

    • Guilherme 26 de maio de 2015 at 20:02 #

      Obrigado, Murilo!

      De fato, leitores bem selecionados são os que passam por aqui! 😀

      Abç!

  17. Bruna 29 de maio de 2015 at 11:50 #

    Parabéns, Guilherme! Seu blog é simplesmente fantástico, recheado de conteúdo de alta qualidade, gera muitas reflexões bacanas e nos dá muitas dicas válidas.

    Obrigada por partilhar! 😀

    • Guilherme 30 de maio de 2015 at 18:31 #

      Obrigado, Bruna, pelas palavras!!!! 😀

      Aproveito para dizer que foi uma grata surpresa desses últimos anos encontrar seu blog Uma Vida Mais Simples http://umavidamaissimples.com/ bem como fico honrado sempre que um post meu aparece na sua seção de Links da Semana. 😀

      Abç!

  18. Investidor Internacional 29 de maio de 2015 at 17:32 #

    Parabéns!

    Sem dúvida o sucesso do blog é fruto da qualidade do conteúdo.

    Só falta agora mandar o seu porquinho cheio de moedas ir morar em um país mais civilizado. 🙂

    Abçs!

    • Guilherme 30 de maio de 2015 at 18:32 #

      Grande II, valeu!

      Rsrsrsr…..pois é, vamos ver se esse país melhora, senão o porquinho vai embora…. 😆

      Abç!

  19. Daniel Dutra 2 de junho de 2015 at 6:52 #

    Bom dia Guilherme.

    Já se passaram uns dias da sua publicação desse memorando mas acho que nunca é tarde para agradeçermos as pessoas que nos ajudam.
    A colega Célia definiu perfeitamente um dos meus (nosso) objetivos e você pode ter certeza que você está conseguindo ajudar milhares de pessoas ao redor do mundo.

    Acredito que duas frases são perfeitas para você e é algo que estou buscando constantemente graças a sua ajuda.

    “Seja a mudança que você quer ver no mundo” – Mahatma Gandhi

    “A vida não examinada não vale a pena ser vivida.” – Socrates

    Fico admirado com a sua capacidade de examinar a vida e mudar seus habitos e ainda assim dedicar o seu tempo a ajudar outras pessoas com sua sabedoria.

    Por fim, desejo parabéns a VOCÊ e aos leitores que enriquecem o blog com sabedoria. Que muitos anos de parabenizações continuem! =)

    • Guilherme 2 de junho de 2015 at 22:29 #

      Muitíssimo obrigado pelas palavras, Daniel!

      Gostei muito das suas frases, elas espelham bem o que tento transmitir com o blog.

      Suas palavras servem de grande fonte de renovação de energia pra continuar esse trabalho!

      Abç! 😀

  20. Rodrigo 2 de junho de 2015 at 16:49 #

    Parabéns pelo trabalho e esforço!

    Conheci esse site há pouco tempo (2 meses). Desde então tenho acompanhado diariamente. Todas as publicações são excelentes, aprendi muito com elas.

    Grande abraço!

    • Guilherme 2 de junho de 2015 at 22:30 #

      Grato pelos elogios e por ter se tornado um novo leitor assíduo, Rodrigo! Seja bem-vindo!

      Abç!

  21. Danilo Muniz 2 de junho de 2015 at 19:13 #

    Parabéns Guilherme!

    Que Deus continue te enchendo de sabedoria, saúde e paz para que você continue a compartilhar deste seu dom “econômico”.

    Você me ajudou muito em várias decisões econômicas que fiz de um ano para cá (tempo que tenho acompanhado o Blog)

    Muito obrigado pelos posts, sugestões e pelo ensino! Você é um grande mestre e eu admiro demais seu trabalho!

    Um abração!

    • Guilherme 2 de junho de 2015 at 22:31 #

      Obrigado pelos comentários e elogios imerecidos, Danilo!

      Fico feliz de que eu tenha lhe ajudado a tomar decisões!

      Forte abraço! 🙂

  22. César 8 de junho de 2015 at 11:44 #

    Guilherme,

    Parabéns pelo excelente blog e pelo grande trabalho desempenhado!

    Agradeço por dividir conosco suas vivências, reflexões, seus conhecimentos e por fornecer esse conteúdo rico, repleto de provocações (no bom sentido) e de convites a repensar velhos hábitos.

    Grande abraço e que esses 6 anos se multipliquem!

    • Guilherme 8 de junho de 2015 at 14:01 #

      Muito obrigado pelas palavras, caro César!!!! 😀

      Abç!

  23. Daniel (Meu Dinheiro, Minhas Regras) 8 de junho de 2015 at 16:04 #

    Parabéns, Guilherme! Eu acompanho o Valores Reais já faz um tempo mas raramente comento. Tive que dar uma paradinha pra desejar os parabéns. Manter um blog por seis anos, e com qualidade, não é fácil. Parabéns pela perseverança e determinação, e por trazer discussões relevantes para o mundo das finanças pessoais. Obrigado!

    • Guilherme 8 de junho de 2015 at 20:41 #

      Obrigado, Daniel, pelas palavras!

      E torço para que seu projeto Meu Dinheiro, Minhas Regras, => http://www.meudinheirominhasregras.com.br/ seja um grande sucesso! O Brasil precisa de mais empreendedores dispostos a difundir a causa da educação financeira.

      Abç!

  24. Lívia França 23 de junho de 2015 at 10:52 #

    Parabéns pelo blog Guilherme.
    Esse canal me ajudou a conhecer minha vida financeira, quando, há dois anos, também li avidamente um post atrás do outro, em busca de informações. Elaborei minha planilha de gastos, segui dicas, me dediquei. Sobrou até um dinheirinho para viagens naquele ano e no seguinte.
    Aprendi com você sobre frugalidade, que me foi e é muito útil.
    Hoje as coisas não estão fáceis, devido à crise.
    Mas tenho certeza de que para você isso é apenas mais um estímulo para a pesquisa, a busca, a criatividade, a solução.
    Forte abraço e que siga sempre, com as bênçãos de Deus, “fazendo famílias felizes”.

    • Guilherme 23 de junho de 2015 at 21:40 #

      Nossa, muito obrigado pelas suas palavras, amiga Lívia!!!! 😀

      Fico feliz que você tenha aproveitado as dicas do blog.

      De fato, hoje em dia, as coisas não estão fáceis, a inflação tá afetando muito as famílias, as oportunidades estão ficando escassas, enfim, a vida está bastante difícil, mas é nesses momentos que devemos buscar forças para acreditar em nossos valores e superar todas essas adversidades, que, no final das contas, acabam moldando nosso caráter e nos deixando mais fortalecidos.

      Grande abraço!!!!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes