Feliz Aniversário, blog Valores Reais! 7 anos de vida! 7 novidades aprendidas em 7 anos!

Parabéns pra você!

Nesta data querida!

Muitas felicidades!

Muitos anos de vida!

7 anos

E aqui está! O blog Valores Reais tem o orgulho de completar mais um giro completo ao redor do sol, totalizando incríveis 7 anos de vida! 😀

Quem escreve um blog, ainda mais um blog sobre educação financeira, tem, dentre seus objetivos principais, a de compartilhar conhecimento. Ou seja, de dividir, junto com seu público de leitores e amigos, o conhecimento previamente adquirido.

Só que os blogs acabam sendo uma “via de mão dupla”, ou seja, por intermédio deles, seus respectivos autores têm a inigualável oportunidade de não somente fornecer conhecimento de qualidade, mas também de receber conhecimento de qualidade.

A interação com os leitores, através de produtivos debates nas caixas de comentários, e mensagens trocadas nas mais diversas redes sociais, possibilita uma verdadeira ampliação do acervo de conhecimentos, sobre variados temas.

Dentro desse contexto, não posso deixar de reconhecer que o Guilherme que está escrevendo esse post em 24 de maio de 2016 é certamente um Guilherme diferente daquele que escreveu o primeiro post publicado nesse blog, em 24 de maio de 2009.

Esses sete anos foram um tempo magnífico em termos de aquisição de conhecimento, e, como eu disse anos atrás, num de meus posts favoritos, se você parou de aprender, você parou no tempo.

Eu penso que uma das mais belas capacidades do ser humano é a capacidade de se reinventar, de melhorar, de evoluir, com o decorrer do tempo. Ser um curioso da vida, ser um curioso do desconhecido, é uma maneira de nos mantermos “vivos” e de estarmos sempre abertos e receptivos a novas experiências e novas abordagens.

Eu me lembro, como se fosse hoje, a primeira vez que eu consegui ler uma frase completa, escrita num outdoor. Isso foi quando eu tinha apenas 5 anos, e é uma daquelas coisas que marcam para sempre a vida da gente. Eu estava em processo de alfabetização, e estava querendo decifrar o que estava escrito num outdoor que eu sempre via quando passava em frente.

Eu não me lembro o que estava escrito no outdoor, mas eu lembro da sensação de conseguir ler. Foi demais! O processo de aprendizado é sensacional, e nos permite o acesso a um mundo de possibilidades que até então simplesmente não existiam.

Trazendo aquela experiência para o mundo de hoje, eu posso afirmar que esses 7 anos trouxeram significativas descobertas que modificaram para sempre o modo como eu via certas coisas. Trouxeram elementos novos, que incorporei ao meu cotidiano ou aos meus hábitos, ou ainda à forma de eu pensar sobre determinados temas ou assuntos.

Por isso, em comemoração aos 7 anos de vida do blog Valores Reais, eu trarei aqui 7 coisas que eu aprendi ao longo desses últimos 7 anos, mostrando para você, caro(a) leitor(a), que uma das melhores coisas da vida consiste no hábito de aprender. Aprender sempre, para poder evoluir e melhorar a nossa vida.

1. Maio de 2009 a Maio de 2010: produtividade pessoal e gerenciamento de energia

No primeiro ano do blog, dois livros marcaram profundamente a forma como eu via o gerenciamento da energia e a administração das tarefas do dia-a-dia. Os livros Envolvimento total: gerenciando energia e não o tempo, de Jim Loehr e Tony Schwartz e A arte de fazer acontecer – Getting Things Done, de David Allen [GTD] trouxeram muitas novidades e dicas sobre como melhorar a organização pessoal, e ter mais energia para as atividades diárias.

Foram ensinamentos que repercutem até os dias de hoje, e que continuamente pautam alguns dos artigos do blog que costumo escrever, quando o assunto é como lidar melhor com as tarefas nos âmbitos pessoal e profissional. Destaco abaixo alguns desses artigos:

2. Maio de 2010 a Maio de 2011: abraçando o investimento em fundos passivos de índice (ETFs)

O segundo ano do blog foi marcado por intensa produtividade no campo dos estudos do mercado financeiro, em particular do mercado de ações. Fizemos a resenha de diversos livros, a maioria deles em inglês, e foi nesse período que “abraçamos” de vez a ideia de se investir em fundos passivos de índice (ETFs) no lugar de se investir diretamente em ações individuais.

Bom, basicamente, a ideia de investir em ETFs consiste em comprar um fundo que replique um índice da Bolsa de Valores, fundo esse que faz o “espelhamento” das ações que compõem tal índice, na exata proporção da representatividade de cada ação naquele índice.

Assim, ao comprar, por exemplo, cotas do fundo BOVA11, que replica o Índice Bovespa, é como se você estivesse comprando as mais de 60 ações que compõem o IBovespa, mas gastando apenas uma taxa de corretagem, ao invés de gastar mais de 60 taxas, uma para cada ação específica.

Dessa forma, você dilui o risco, diminui os custos, e, ao mesmo tempo, consegue “captar” o retorno total do índice (menos os custos operacionais).

No Brasil, se até hoje a literatura especializada em Bolsa de Valores quase não fala nada a respeito do investimento em ETFs, imagina no começo desse década…..rsrs

3. Maio de 2011 a Maio de 2012: ampliando a visão das despesas domésticas para uma visão anual

No terceiro ano do blog, notou-se uma presença maior de artigos focados em temas ligados à redução das despesas e, nesse contexto, uma metodologia que me ajudou muito a equacionar melhor o orçamento doméstico foi a de visualizar as despesas em termos anuais, e não simplesmente mensais.

Isso porque, por exemplo, uma despesa de R$ 50 mensais (como uma tarifa de serviços bancários) pode parecer insignificante, se olhada em termos estritamente mensais, mas significa uma despesa anual de mais de R$ 600, se analisada ao longo de um ano inteiro.

Dessa forma, o artigo Mapeie suas 10 maiores despesas anuais – e trate de reduzi-las! foi fundamental para que eu mesmo fizesse uma revisão da análise dos gastos orçamentários domésticos.

4. Maio de 2012 a Maio de 2013: refletindo (até hoje) sobre a pergunta fundamental

Quanto mais lemos e mais escrevemos, mais vamos melhorando nossa capacidade crítica de refletir sobre o significado de nossas ações e comportamentos. Acho isso uma consequência inevitável da arte de produzir textos com regularidade e consistência, e essa foi uma tônica ao longo do quarto ano de vida do blog: alguns dos melhores textos que esse blog já produziu foram escritos nesse período, valendo destacar os seguintes:

Mas o melhor artigo dessa safra 2011/2012 foi, sem dúvidas (ao menos na minha opinião 😀 ), o artigo A pergunta fundamental, em que ampliei as reflexões sobre alguns temas que eu gostava (e, na verdade, ainda gosto) de escrever.

De tempos em tempos, eu gosto de voltar a ler esse artigo, a fim de verificar se eu estou no caminho certo, ou se alguma “correção de rota” é necessária. Em vez de transcrever aqui o que seria essa pergunta, eu convido você a ler o artigo, até para contextualizar melhor o sentido dessa pergunta, e fazer você refletir melhor sobre o significado dela para a sua vida atual. 😉

5. Maio de 2013 a Maio de 2014: sistematizando a jornada

Ouso dizer que, a partir do quinto ano de vida, o blog foi ganhando maturidade, no sentido de consolidar o conhecimento que foi sendo gradativamente adquirido e construído sobre as bases dos anos anteriores. São exemplos dessa jornada de sistematização os seguintes artigos:

Porém, o artigo mais popular desse período não foi nenhum deles. Foi sobre a importância de ter coragem para começar independentemente da idade.

O artigo Tarde demais para começar a perseguir seus sonhos? Melhor rever seus conceitos! é um verdadeiro campeão de audiência do blog, com mais de 100 comentários e mais de 1.000 compartilhamentos no Facebook.

6. Maio de 2014 a Maio de 2015: você não decide seus futuro, você decide seus hábitos

Simples, não!? Definitivamente, não! Não é simples.

Ensinar as pessoas para elas deixarem de “viver com a cabeça no futuro”, e passarem a viver com a cabeça no presente, é talvez uma das coisas mais difíceis de se ensinar.

O mundo de hoje é assolado pelas doenças psíquicas, dentre as quais avultam sintomas como os da ansiedade. As pessoas se preocupam muito com o futuro, tanto é assim que muitas delas simplesmente deixam de viver o tempo presente, somente pensando em função do futuro. Com isso, sonhos deixam de ser realizados, projetos deixam de ser concluídos, pensamentos deixam de se transformar em ações. Na verdade, muitas pessoas simplesmente não escolhem a realidade que querem viver: ao invés de escolherem, deixam que os outros escolhem por elas.

O grande aprendizado incorporado nesse sexto ano de vida do blog foi o decorrente dos ensinamentos de Bruce Van Horn, sintetizados nos seguintes artigos:

7. Maio de 2015 a Maio de 2016: incorporando a metodologia YNAB de controle do orçamento doméstico

O conhecimento é algo, por vezes, “engraçado”. Ele existe, está “flutuando por aí”, como se fosse uma bolha de sabão. E, de repente, não mais do que de repente, você “capta” ele, absorve-o, e ele passa a fazer parte do seu dia-a-dia.

Quantas coisas você não desejaria ter aprendido antes, se tivesse tido a oportunidade? Eu, por exemplo, gostaria de ter aprendido sobre Bolsa de Valores não em 2006/2007, mas quando eu era adolescente, talvez criança. Eu gostaria de ter aprendido sobre as funções biológicas das proteínas, carboidratos e lipídios, e sua importância para a manutenção do equilíbrio da saúde nutricional, não em 2013/2014, mas pelo menos duas décadas antes.

Eu gostaria de ter aprendido sobre a metodologia YNAB em 2009, quando esse blog foi criado, e não sete anos depois, em 2016. Mas tudo bem.

Eu também acredito que cada coisa tem o seu tempo certo de ocorrer, e o que mais importa, para todos os fins, é que estejamos receptivos às descobertas que podemos desfrutar continuamente.

A grande “sacada” desse sétimo ano de vida do blog foi, sem dúvida, a descoberta de uma filosofia de controle do orçamento doméstico bastante organizada e centrada em princípios e regras bem definidos. A metodologia YNAB, da qual falamos há dois meses, no artigo Os 4 princípios do sistema de controle do orçamento doméstico do YNAB, foi um “divisor de águas” na forma como eu encaro o orçamento doméstico. Para mim, foi a grande descoberta desse sétimo ano de vida do blog.

Conclusão: o que virá no oitavo ano de vida do blog? O que virá nos próximos sete anos?

ID-100122732

A pergunta que eu estou ansioso para responder é: que coisas, que conhecimentos, estão “flutuando” por aí, e que eu só descobrirei nos próximos 365 dias? Que aprendizagens virão nos próximos 7 anos? Que tipo de conhecimento inédito está em vias de ser explorado? Qual será a grande novidade desse oitavo ano de vida do blog, que acaba de se iniciar?

Eis aí as perguntas que estão para serem respondidas.

E sabe o que é o mais legal disso tudo?

É que os leitores também tiram proveito dessa onda de aprendizado. Afinal, quem é leitor do blog desde o seu primeiro ano de vida (e tenho certeza de que há vários 🙂 ), certamente também aprendeu muitas coisas novas ao longo desses últimos sete anos.

Muitos desses leitores conseguiram converter seus sonhos em realidade, conseguiram livrar-se das dívidas, conseguiram organizar melhor suas finanças pessoais, e conseguiram até ter mais produtividade no trabalho, e mais qualidade no seu tempo de lazer – afinal, o lema do blog é “fazendo famílias felizes”. 😀

Acredito que a jornada da vida seja também a grande jornada do aprendizado. Somos todos grandes máquinas de aprendizado, ansiosos por explorar a próxima novidade do conhecimento.

Tenho certeza de que boas novidades acontecerão, e esse blog estará devidamente preparado para compartilhar o conhecimento novo junto com seu público fiel de leitores.

Obrigado a todos, e que venham muitos anos de vida ainda! 😀

É isso aí!

Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

Créditos das imagens: Free Digital Photos

Print Friendly, PDF & Email

56 Responses to Feliz Aniversário, blog Valores Reais! 7 anos de vida! 7 novidades aprendidas em 7 anos!

  1. Anna Monteiro 24 de maio de 2016 at 0:21 #

    Parabéns pelo trabalho desses 7 anos, Guilherme! =) são todos conteúdos memoráveis, que – arrisco a dizer – no futuro estão dignos de virem para páginas de um livro. Vc já deve ter pensado nisso,não é? 😉 Se ainda não, pense com carinho nesse projeto!

    Outro dia mesmo eu estava andando na rua e vi um slogan q me fez lembrar do seu ( “fazendo famílias felizes “). Juro, vc não podia ter acertado melhor na mensagem. Ela é incontestável ! =) Seu trabalho e projeto são super bem resumidos por ela.

    Abraços!

    • Guilherme 1 de junho de 2016 at 13:04 #

      Atualizando os comentários… 😀

      Grato pelas palavras, Anna! Sobre o livro, realmente, já pensei nesse projeto, e espero um dia ter tempo para me dedicar a ele! 🙂

      Gostei de saber que gostou do slogan do blog!

      Abraços!

  2. Gustavo Lossavaro 24 de maio de 2016 at 6:46 #

    Parabéns Guilherme. Esses anos que acompanho seu blog me trouxeram muitos aprendizados. As vezes releeio alguns artigos de acordo com a fase de minha vida. Que continue a sua jornada nos trazendo estes aprendizados. Um grande abraço.

  3. 24 de maio de 2016 at 6:46 #

    Parabéns Gui!
    Siga firme!

  4. Zé da Silva 24 de maio de 2016 at 7:30 #

    Parabéns amigo !! 🙂

    7 anos de existência (7 número interessante … mágico para alguns), mas são bem mais de 7 compartilhando seus conhecimentos … 😉

    Que venham muitos outros 7 meu amigo de jornada !

    Abraços !!

    • Guilherme 1 de junho de 2016 at 13:06 #

      Realmente, Zé!!!!

      E lembrar que tudo começou no excelente Fórum do Clube do Pai Rico!!!!

      Obrigado por fazer parte dessa jornada! 😀

  5. JJ 24 de maio de 2016 at 8:18 #

    Parabéns, Guilherme! Seu Blog é excelente!

    Já o acompanho desde Março/2012 e sempre com temas importantes, seja sobre investimentos, qualidade de vida ou literatura 🙂

    Seu Blog é uma referência a ser consultada frequentemente e desempenha importante papel educacional.

    Deixo aqui meu agradecimento pelo seu empenho nesses anos e reforço novamente os parabéns!

    Abraço,

    JJ

    • Guilherme 1 de junho de 2016 at 13:06 #

      JJ, obrigado pelas palavras, e por ser um leitor assíduo e antigo do blog!

      Bom saber que o blog continua interessante e atual para leitores com mais tempo “de casa”!

      Abraços!

  6. Luana 24 de maio de 2016 at 9:03 #

    Oi Guilherme, parabéns pelo blog! sempre acompanho, o conteúdo é muito bom!

  7. Angelo Manosso 24 de maio de 2016 at 9:23 #

    Parabéns Guilherme, seu blog é sensacional! Abraços

  8. Iara Carrato 24 de maio de 2016 at 9:51 #

    Parabéns Guilherme!
    Seu blog é excelente, continue com seu esforço e dedicação!
    Abraços

  9. Alex 24 de maio de 2016 at 10:10 #

    Parabéns Guilherme!!!

    Muitos anos de vida para vc e para o blog.

    Lendo diariamente para ver se aprendo mais sobre investimentos.

    Obrigado pela grande contribuição.

    Abração!

    • Guilherme 1 de junho de 2016 at 13:08 #

      Oi Alex, valeu!

      Sem dúvida, a leitura diária o fará ser uma pessoa cada vez mais capacitada a lidar com os investimentos!

  10. Max 24 de maio de 2016 at 11:18 #

    Parabéns pela longevidade! Aguardo ansiosamente todas as segundas pelo post e tenho acompanhado esse tempo todo a evolução do blog. Que sejam outros tantos anos de bons posts e excelentes reflexões.

    Sds;

    • Guilherme 1 de junho de 2016 at 13:08 #

      Obrigado, Max! É muito bom saber que há leitores bastante antigos dentro do público do blog! Sinal de que o blog continua despertando interesse sempre atual.

      Abraços!

  11. Douglas 24 de maio de 2016 at 11:33 #

    Parabéns pelo blog. Merece muito mais!

  12. Leonardo 24 de maio de 2016 at 11:53 #

    Grande Guilherme!!!
    Como o tempo voa…
    O importante é ficar as lembranças (os aprendizados).

    Lembro-me de quando descobri o blog! Uau… Logo pensei… Que “cara”!
    Com seus ensinamentos e reflexões… Consegui me organizar melhor nos diversos ramos da vida…

    Sempre fico ansioso aguardando por um novo artigo…

    E agora vem esse: Sintetizando 7 anos de dicas valiosíssimas!!!

    Não nos conhecemos pessoalmente… Mas sabemos que vc é do bem, busca o melhor, não apenas para si mesmo, mas para toda humanidade…

    E me orgulho de poder ler seus artigos!!!

    Por isso que sempre indico o seu blog para pessoas amigas e próximas!!!

    Que Deus continue te protegendo e lhe ajudando a encontrar as melhores respostas possíveis para as indagações do futuro… Que não tem como ser promissor!!!

    Grande abraço.
    Léo.

    • Guilherme 1 de junho de 2016 at 13:10 #

      Grande Léo, muitíssimo obrigado pelos comentários!!!!!

      É isso aí, o lema do blog é continuar ajudando as pessoas a melhorarem diversos aspectos da vida delas, e que bom que você está entre elas!

      Um forte abraço!

  13. Renato C 24 de maio de 2016 at 12:34 #

    Parabéns!

    Somente quem vivencia os aprendizados no dia a dia tem a real dimensão dos seus poderes de transformação!

    E quanto mais aprendemos, mais temos a sensação de que temos muito a aprender… assim como o quanto mais temos conhecimento sobre o mundo, mais temos ciência da nossa ignorância em relação ao mesmo.

    Longa Vida aos Valores Reais!

    Abraços!

    • Guilherme 1 de junho de 2016 at 13:11 #

      Excelentes palavras, Renato C!

      A vida é um eterno aprendizado! Manter o cérebro em constante “ativação” é certamente uma das melhores maneiras de aproveitar a vida!

      Abraços!

  14. Célia 24 de maio de 2016 at 12:54 #

    Guilherme, parabéns!
    Seu blog, pra mim, é o melhor da área. Inspirador, honesto, direto, responsável, enfim, excelente mesmo!
    Um grande abraço e ainda mais sucesso pelos próximos anos!
    Célia

    • Guilherme 1 de junho de 2016 at 13:11 #

      Oi amiga Célia, muito obrigado pelos elogios! 😀

      Abraços!

  15. Iza 24 de maio de 2016 at 15:14 #

    Guilherme, parabéns!!! Obrigada por dividir seus conhecimentos conosco e, principalmente, criar este espaço tão legal para trocarmos opiniões sobre diversas questões financeiras!!! Seu blog é muito bom, seus artigos muito bem escritos e realmente tem que continuar… é um caminho sem volta!!!
    Desejo muito mais sucesso para você!!!

    • Guilherme 1 de junho de 2016 at 13:11 #

      Oi Iza, fico muito contente de ler suas palavras!

      Abraços!

  16. Giselle 24 de maio de 2016 at 16:43 #

    Parabéns Guilherme. Este é um dos melhores blogs que já li. Adoro seus artigos e também já aprendi muito. Felicidades.

  17. Rute 24 de maio de 2016 at 17:51 #

    Parabéns Guilherme!!!

  18. Adriana 24 de maio de 2016 at 20:13 #

    Parabéns Guilherme! Eu descobri o blog apenas no ano passado, mas já passei muito tempo “vasculhando” os artigos anteriores e já indiquei para várias pessoas! Sua forma de escrever é muito agradável, leve, não dá vontade de parar!

    • Guilherme 1 de junho de 2016 at 13:12 #

      Oi Adriana, obrigado por compartilhar os artigos com outras pessoas, e de gostar de ler por aqui! 😀

      Abraços!

  19. Genesis 24 de maio de 2016 at 21:07 #

    Parabéns pelos sete anos do blog, espero que continue ensinando o seu conhecimento. Sou de Rondonia, bem longe, mas acompanho o seu trabalho.

    • Guilherme 1 de junho de 2016 at 13:13 #

      Oi Genesis, obrigado, legal saber que tenho leitores de Rondônia no blog!

  20. Benjamim 25 de maio de 2016 at 5:31 #

    Guilherme, parabéns pelos sete anos de vida do Valores Reais. Em minha opinião, o melhor blog do Brasil. Continue nos brindando com conhecimentos de qualidade e muitas utilidades para o dia a dia. Vida longa ao blog Valores Reais !!

    • Guilherme 1 de junho de 2016 at 13:13 #

      Obrigado, Benjamim, por essas palavras! Isso renova bastante meu ânimo para continuar escrevendo e produzindo conteúdo!

  21. Rosana 25 de maio de 2016 at 10:07 #

    Guilherme,

    Parabéns pelos 7 anos do Valores Reais! 🙂
    Percebo que você aprendeu muito durante esse tempo e compartilhou com os leitores o seu crescimento, o que é muito importante para todos, pois quando ensinamos reforçamos o que aprendemos.

    Gostei da retrospectiva, ficou muito boa!
    Um dos posts que mais gostei e que consegui transformar em um hábito em minha vida é a regra dos 2 minutos, do GTD.

    Abraços e desejo muito sucesso sempre ao Valores Reais!

    • Guilherme 1 de junho de 2016 at 13:15 #

      Oi Rosana, obrigado!

      É bem interessante isso o que você disse: o blog é uma via de mão dupla, e a interação com os leitores é uma excelente forma de crescer e aprender coisas novas.

      Gostei do exemplo prático de você ter transformado em hábito em sua vida a regra dos dois minutos. Não por acaso, é uma das coisas que também acabei incorporando em meu cotidiano.

      Abraço!

  22. Priscilla 25 de maio de 2016 at 15:00 #

    Gratidão, gratidão, gratidão!!!

    Seus textos são maravilhosos!!!

    Grata por ajudar a nos tornar seres melhores!!

    Fraterno abraço,
    Priscilla.

    • Guilherme 1 de junho de 2016 at 13:15 #

      Muito obrigado pelas palavras, Priscilla!

      Abraços!

  23. Rafael D 25 de maio de 2016 at 16:37 #

    Parabéns Guilherme!!!

    Obrigado por fazer a gente acreditar que é possível!!!

    Muito Sucesso!

  24. Martha 25 de maio de 2016 at 19:50 #

    Que venham muitos felizes anos deste blog viciante!!!!!
    Cheguei aqui há uns 6, 7 meses apenas… Mas já me sinto tão “de casa”!
    Guilherme, receba meu cordial abraço e meu muito obrigada por sua dedicação em manter este espaço de aprendizado. Parabéns!

    • Guilherme 1 de junho de 2016 at 13:16 #

      Oi Martha, muito obrigado pelas palavras!

      Que bom que você já se sente “de casa”. O objetivo do blog é esse mesmo: de ser um local “familiar” e agradável para aprender e conviver!

      Abraços!

  25. Scant Tales 26 de maio de 2016 at 10:01 #

    Seu blog é um farol no meio de um oceano escuro.

    Parabéns pela data!

    Abç

  26. Patricia 27 de maio de 2016 at 6:27 #

    Parabéns Guilherme!

    Seu blog é impecável! Te acompanho aqui há cerca de 1 ano e sou sua fã!

    Textos honestos, comentários produtivos, uma leitura extremamente agradável! Um bálsamo em tempos de tantas informações a que somos submetidos sem necessariamente compreendermos do que se trata!

    Parabéns pela vocação de compartilhar o desapego em ensinar a fazer as famílias felizes! Esses são definitivamente os Valores Reais!

    Um grande abraço!

    Patrícia

    • Guilherme 1 de junho de 2016 at 13:17 #

      Oi Patrícia, fico feliz em ler suas palavras!!!! Obrigado!

      Abraços!

  27. Investidor Internacional 30 de maio de 2016 at 18:34 #

    Parabéns pelo sucesso, Guilherme!

    É mais que merecido.

    Abçs!

  28. Mario 16 de junho de 2016 at 17:09 #

    Parabéns pelo trabalho!

    De fato, o YNAB é um divisor de águas. Este programa mudou radicalmente minha vida financeira. Com ele, tenho total controle sobre as despesas domésticas e consigo planejar e realizar coisas que antes pareciam impossíveis, como, por exemplo, viajar para o exterior e quitar o financiamento do meu carro.
    Hoje, com o YNAB, o orçamento doméstico é meu amigo, e não um monstro a ser domado. Nunca consegui fazer tanto com tão pouco. É absolutamente incrível.

    • Guilherme 22 de junho de 2016 at 6:47 #

      Valeu, Mário!

      E parabéns também por ter conseguido dominar seu orçamento doméstico através do YNAB! Taí mais uma prova de que o método funciona. 🙂

      Abraços!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes