Péssima notícia: Banco do Brasil acaba com as Contas Eletrônicas (gratuitas) para novas contratações

Normalmente, as publicações aqui no blog ocorrem todas as segundas-feiras, porém, excepcionalmente, estou publicando, graças ao leitor Gustavo, uma notícia que é, ao mesmo tempo, urgente e decepcionante: o Banco do Brasil decidiu encerrar as Contas Eletrônicas para novas adesões. Para quem não sabe, essas contas são gratuitas e oferecem uma franquia de serviços que atendem perfeitamente boa parte das necessidades dos clientes de hoje, como gratuidade em saques, transferências entre contas, e operações por meio de TEDs e DOCs.

Porém, o Banco do Brasil resolveu cortar esse benefício e encerrar novas contratações para as suas contas digitais.

Isso mesmo. Desde o dia 28.09.2016, já não é mais possível contratar esse pacote de serviços. Confiram o que está escrito na letra “c” do item “Informações Gerais” do informativo do banco sobre essa conta:

bb-conta-digital

Vale destacar que clientes que já tinham essa modalidade de pacote de serviços continuarão com ela. Ou seja, a conta eletrônica não está definitivamente encerrada para eles. Apenas novas adesões é que estão proibidas, o que não deixa de ser lamentável, tendo em vista o aumento generalizado de tarifas bancárias promovidas pelos grandes bancos de varejo nos últimos tempos.

Conclusão

É absolutamente lamentável essa atitude do Banco do Brasil, que corta mais um benefício em favor dos clientes.

Nem tenho muito o que comentar. Estou pasmo com a forma como os bancos vêm, paulatinamente, “forçando” seus clientes a contratarem pacotes de serviços, que são, em sua grande maioria, muito caros e pouco funcionais. Tomara que a onda dos bancos online e gratuitos, bem como das startups financeiras com serviços equivalentes, cresça cada vez mais, se fortaleça e se expanda, a fim de termos opções baratas, viáveis, confiáveis e úteis.

Agradeço ao leitor Gustavo pelo envio da notícia!

,

119 Responses to Péssima notícia: Banco do Brasil acaba com as Contas Eletrônicas (gratuitas) para novas contratações

  1. Evandro 30 de setembro de 2016 at 19:15 #

    Sei que acabou de sair do forno, mas quando vi o título fiquei até assustado. Consegui convencer meu gerente no início do mês e depois de várias idas e vindas, migrei para a conta eletrônica, só que esse procedimento só se efetiva no mês seguinte, ou seja, amanhã… Quero ver como serei tratado nesse caso, se vou receber minha conta eletrônica, ou se vão simplesmente fingir que nada aconteceu.

    • Guilherme 30 de setembro de 2016 at 19:17 #

      Evandro, você fez a contratação antes do dia 28/09/2016, portanto, tem direito à conta.

      Vá reportando o trâmite de seu caso, pois vários outros leitores podem estar em situação parecida.

      Abraços

      • Evandro 1 de outubro de 2016 at 12:49 #

        Hoje consultei a situação do pacote de serviços e, para minha sorte, aparece como Pacote Conta Eletrônica! Acho que a insistência no início do mês valeu a pena! O ruim é que não fiz pra minha esposa, vou ter que manter um saldo mínimo de investimentos pra não pagar tarifa na conta dela…

        A diferença é que no pacote antigo, ao consultar o extrato mensal de tarifas, aparecia uma tabela com os serviços inclusos, a quantidade utilizada e o valor avulso pago (se excedendo o incluso), independente de uso. Nesse pacote, o sistema informa que não houve consumo para gerar o extrato, então não consigo conferir se os serviços estão mesmo isentos. Para os colegas que tem conta eletrônica, o extrato de tarifas mensal aparece como? Obrigado!

        • Vander 2 de outubro de 2016 at 17:01 #

          Evandro, passei pela mesma situação! No início do mês solicitei a troca dos serviços essenciais para conta eletrônica e houve a efetivação dessa troca ontem! Os serviços são isentos conforme a tabela do site… Irá aparecer extrato de tarifas quando você utiliza algum serviço presencial na agência!

  2. Gustavo 30 de setembro de 2016 at 19:16 #

    Infelizmente uma opção a menos de Banco. Os serviços do BB já eram ruins, agora uma vantagem a menos de usar este banco.

    Para quem ainda não conseguiu, resta o Itaú, Bradesco e o Intermedium.

    Tenho conta digital no Intermedium e recomendo!

    • Guilherme 30 de setembro de 2016 at 19:18 #

      Pois é, Gustavo, são os grandes bancos dificultando cada vez mais a vida dos clientes que querem ter alternativas mais adequadas às suas necessidades.

      Grato pela indicação do Intermedium!

      • Gustavo 30 de setembro de 2016 at 19:31 #

        Guilherme, dá uma lida nesta análise do Intermedium:

        https://www.conta-corrente.com/conta-digital/intermedium/vale-pena-ter-conta-no-banco-intermedium/

        Sugiro que vocë faça um texto a respeito, vale muito a pena indicar este banco para quem quer uma conta digital padrão totalmente gratuita.

        abraço.

        • Guilherme 30 de setembro de 2016 at 19:37 #

          Obrigado pela indicação de leitura, Gustavo, vou conferir, e pensar sobre elaborar um texto a respeito!

          • Dinêi 3 de outubro de 2016 at 15:31 #

            Em relação à depósito? Como funciona? Existem correspondentes bancários?

            • Gustavo 3 de outubro de 2016 at 16:08 #

              No intermedium voce pode emitir um boleto para depósito. Aí paga ele com sua outra conta.

              • LeonardoBH 3 de outubro de 2016 at 18:02 #

                Isso aí no tempo do pague contas pra gerar milhas ia virar uma festa…

        • Leonardo 30 de setembro de 2016 at 21:42 #

          Só não é muito prudente manter recursos em conta-corrente nesses bancos menores.

  3. Hunter 30 de setembro de 2016 at 19:25 #

    Isso certamente se deve a grevistas inconformados com a própria incapacidade de serem produtivos querendo retardar o progresso, nos tirando o fogo e a roda para fazer seus serviços macacais e mal feitos serem valorizados e garantir a mamata por mais uma geração.

    • Sss 30 de setembro de 2016 at 22:54 #

      Palhaço

      • Hunter 1 de outubro de 2016 at 13:42 #

        É claro que um grevista é a favor da greve.

        É claro que um grevista acha que carrega a empresa nas costas.

        É claro que um grevista acha que merece mais

        E que faz muito.

        Faz o seguinte, se é tão bom vai pro setor privado. Seu sucesso é inevitável.
        Deixa seu salário que vc concordou receber do seu concurso que vc escolheu prestar para quem quer

        • Dudu 1 de outubro de 2016 at 23:39 #

          Se você é tão bom cliente, o seu Banco vai oferecer uma conta isenta de pacote.
          Você acha que bancário, neste século, vive de atendimento ao público mesmo? Você acha que os sistemas e os caixas eletrônicos são monitorados e abastecidos por robôs?

          • Hunter 3 de outubro de 2016 at 0:28 #

            Banco vive de Juros

            Tarifas são abusivas

            Quem paga tarifas é por falta de conhecimento ou por caridade

    • Lair 1 de outubro de 2016 at 9:36 #

      Prezado, tenha prudência e inteligência ao emitir certos comentários. Em primeiro lugar, quem toma decisões a respeito das tarifas dos bancos é a Diretoria, e lá ninguém faz greve. E em segundo lugar, pelo seu comentário desprovido de argumentos, podemos ver que o incompetente é você.

      • Hunter 1 de outubro de 2016 at 10:24 #

        Você certamente é um destes grevistas ou tem um dentro de casa. Se não acompanha as notícias estão sim fazendo campanha contra as contas digitais porque segundo os incompetentes “geram desemprego”. Agora, amigo, se vc tem um serviço do tipo “apertar parafuso” que pode ser substituído por um computador infinitamente mais eficiente então está na hora de se profissionalizar e parar de atrasar o mundo.

        Claro que foi a diretoria que tomou essa decisão. Mas porque? Por pressão de quem não gosta de trabalhar!!

        • Sansão 1 de outubro de 2016 at 12:01 #

          Na realidade nos grevistas, somos a favor das contas digitais e gratuitas. Ao contrário, se fôssemos somente “apertadores de parafusos” não estaríamos em greve, que pede melhores condições de trabalho pra nós é para os próximos que venham a trabalhar num banco, além de pedir mais funcionários para atender aos clientes, ou você acha que 10 funcionários numa agência dão conta de atender e gerir 6 mil clientes? Atender 500 por dia?

          Greve e um direito! Infelizmente prejudica mas sem mobilizações o Brasil ainda estaria na década de 40.

          • Hunter 1 de outubro de 2016 at 13:30 #

            Sansão, basta ler os comentários nesta mesma página. Veja quantas pessoas tentaram abrir uma conta digital e quantas conseguiram sem dor de cabeça.

            Eu tive o mesmo problema na minha empresa quando nossos funcionários foram abrir conta-salário. Essas contas não geram lucro nas agências e esses funcionários que vc chama de coitados não querem nem saber. São mal educados e mentirosos. Nunca tem jeito, o sistema está sempre fora do ar, tiveram até a cara de pau de falar que só poderiam abrir duas contas-salário por dia.

            Ainda por cima empurraram tarifas absurdas em gente humilde implorou por um pacote mais em conta e diziam que não tinha. A maioria pegou um pacote de R$ 22,50 como sendo o mais barato.

            Fala pra mim se uma pessoa que faz isso merece ser reconhecida ou se merece um aumento.

            Vocês acham que a responsabilidade de pagar as despesas das agências é dos clientes pagando tarifas e isso é o fim do mundo. Olha a lista das empresas que mais obtiveram lucro no ano passado. 8/10 eram bancos. O banco por si só deveria é pagar seus clientes por depositarem seus recursos mensalmente e não o contrário.

            Mas a gente ainda tem que escutar essa conversa toda. Só acho que se querem condições melhores ou se são tão bons e não são reconhecidos, vão pro setor privado. O sucesso será inevitável. Deixem o salário que concordaram receber do concurso que escolheram prestar para quem quer acha justo.

        • Rafael 1 de outubro de 2016 at 12:14 #

          Compreendo a tua expressão “segundo incompetentes geram desempregos”. Precisa haver um equilíbrio nos negócios. Já parou pra pensar quem atende as pessoas de contas digitais? Quem fica realmente frente a frente com os clientes e ensinam como utilizar a ferramenta? Isso mesmo. Tem gente que estraga uma chave Philips por não saber utilizar a ferramenta. O problema dos funcionários é a falta de reconhecimento por parte do banco. Ao invés de facilitar o acesso a clientes para esta plataforma que facilite o acesso de qualquer querem descartar onde o lucro é menor. Vale mais a pena para o Banco ter poucos clientes que dão margem de lucros grandes do que ter muitos clientes que dão margens pequenas de lucro. Não é só nas tarifas bancárias que vem o lucro dos bancos. Só o fato do dinheiro dos clientes estarem disponíveis (guardados) no banco já tem rentabilidade para eles. Ao invés deles atenderem mais pessoas abrindo mais contas, tendo melhor atendimento para TODOS os clientes isso aumentaria os custos, pois se torna necessário maior quantidade de funcionários alocados para isso. Quem aloca? Quem facilita ou dificulta a vida do cliente? Banco quer retorno financeiro acima de tudo para dar prestar serviço para acionistas, que tem o mesmo objetivo: retorno financeiro no que investe. Tendo conta digital ou não, quem trabalha na área continuará tendo bastante serviço. Se houver menos serviços não se contrata mais ou convida a oferecer serviços por telefone, mesmo. A propósito: greve é bom para os bancos. Evitam serviços para quem lida com o público e designam os não grevistas para serviços onde é mais rentável para o banco, além de forçar os clientes a utilizar os meios eletrônicos.

          • Hunter 1 de outubro de 2016 at 13:38 #

            O problema é que acham que a responsabilidade de pagar as despesas das agências é dos clientes pagando tarifas e isso é o fim do mundo. Olha a lista das empresas que mais obtiveram lucro no ano passado. 8/10 eram bancos. O banco por si só deveria é pagar seus clientes por depositarem seus recursos mensalmente e não o contrário.

            Esses custos que vc diz que o banco tem com funcionários e atendimento não é do cliente. São despesas operacionais que são consequências da própria existência da instituição. Vc tem uma empresa e sua empresa tem despesas, ponto. Agora além do serviço que vc vende vc quer atribuir tarifas extras para bancar seus custos. Isso é absurdo!!!

        • Lair 1 de outubro de 2016 at 13:42 #

          Hunter of man até como vidente a sua incompetência é latente. Não sou bancário faço parte do corpo diretivo de uma das maiores empresas de TI do Brasil. Entendo da importância de uma instituição financeira e o sei que o trabalho desses profissionais não serão substituídos por aplicativo de celular. Talvez você para vc sirva, que deve ser um dos clientes somente recebe o salário é utiliza a conta para pagar as contas.
          Deixe de ser ingênuo, de onde vc acha que virá o lucro desses bancos por aplicativo? Se eles não realizam intermediação financeira?
          Ah e por fim, devido ao seu baixo nível intelectual e “excelente” retórica nem como estagiário você teria oportunidade em nossa empresa.

          • Hunter 1 de outubro de 2016 at 13:53 #

            Lair, seu discurso me da sono. Quer vender superioridade e se pagar de inteligente mas não tem ninguém aqui caindo nessa. Outra coisa, sua pseudo-análise tentando me diminuir para prevalecer seu topete não é argumento.

            O problema de vcs é que acham que a responsabilidade de pagar as despesas das agências é dos clientes pagando tarifas e isso é o fim do mundo. Olha a lista das empresas que mais obtiveram lucro no ano passado. 8/10 eram bancos. O banco por si só deveria é pagar seus clientes por depositarem seus recursos mensalmente e não o contrário.

            Esses custos que vc diz que o banco tem com funcionários e atendimento não é do cliente. São despesas operacionais que são consequências da própria existência da instituição. Vc tem uma empresa e sua empresa tem despesas, ponto. Agora além do serviço que vc vende vc quer atribuir tarifas extras para bancar seus custos. Isso é absurdo!

            Já vc pode ser o que for, até o acionista do banco. O máximo que provou aqui é que trabalhando aonde quer que vc trabalhe está fazendo tua empresa andar para trás nessa mentalidade retrógrada e vitimista. Eu não duvido do sucesso da empresa que vc trabalha mas é evidente que vc não contribui para isso. Mas eu tenho certeza que vc acredita no contrário!! Afinal, vc é foda!!

            Vejo gente com sua mentalidade se achando o biscoitão sendo dispensada ou deixando de ser promovida todos os meses!! Depois vai lá choramingar, afinal o mundo que não te acompanha né kkkkkkkkkkk

            • Lair 1 de outubro de 2016 at 14:36 #

              Hunter of man. Não preciso provar nada para ninguém, muito para um zé ninguém como vc.

              Mas responda objetivamente (sem pesquisar no Google): de onde vc acha que virá o lucro desses bancos de aplicativos, se eles não realizam intermediação financeira?

              Qual é o crime dos bancos darem lucro?

              Eu ficaria preocupado se estivesse acontecendo o contrário com meus recursos lá.

              Minha empresa cresceu e cresce muito e eu participo intensamente desse processo. Agora quem deve ficar preocupado é o seu chefe, porque com essa mentalidade de que uma empresa não pode dar lucro e que deve dar dinheiro para os clientes, vc vai ser muito rentável para empresa. Agora reconheço: o fodão é vc!

              • Hunter 1 de outubro de 2016 at 17:42 #

                Da onde, mas DA ONDE vc tirou que eu acho que banco não pode ter lucro?

                Se vc interpreta um relatório gerencial Bad Ass da sua empresa Bad Ass, pelo seu cargo Bad Ass da mesma forma que interpreta o que escrevi aqui, eu me assusto e temo pelo seu risco que chefe corre diariamente.

                Se vc acha que banco precisa cobrar tarifa para ganhar dinheiro

                E se vc acha que o lucro do banco vem de tarifas, meu amigo, eu parei por aqui.

                Pode ir lá pesquisar no Google que não é vergonha nenhuma, mas aprende, eu vou te dar só uma dica Lairzão:

                JUROS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

                • Lair 1 de outubro de 2016 at 20:48 #

                  Hunter of man. Você é demente ou tenta se passar por um?????

                  Em que momento eu disse que lucro de banco vem de tarifas??????

                  Será que quem interpreta de forma equivocada sou eu????

                  Eu te fiz um questionamento a cerca de intermediação financeira e você ainda não fez a pesquisa no google para saber do que se trata.

                  Vou finalizar com outra dica mais completa:
                  O juros é um dos componentes da INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA

                  Pesquisa aí, Fodão!!!

                  • Hunter 1 de outubro de 2016 at 20:54 #

                    Amigão, cansei de conversar com um CAVALO.
                    Seja foda ai.

                    Paga certinho suas taxas ai que o banco agradece.

                    FLW

                  • Hunter 1 de outubro de 2016 at 20:58 #

                    O Lair é o cara que pega aqueles pacotes mais marotos, tipo o Estilo ou Prime e paga 70 reais no mês sem usar nada pq acha que está pagando o ótimo serviço que o banco lhe presta

                    Depois o gerente liga pedindo “ajuda” nos títulos de capitalização e ele lógico, da uma força lá pro cara.

                    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

                    Vai explicar pra ele.

                    A negação é a pior fase, o dia que ver o tanto de dinheiro que já deixou na mão do banco atoa… acho que se recusa a enxergar a verdade pq o trauma seria muito grande.

                    • Lair 1 de outubro de 2016 at 21:15 #

                      Hunter of man, o problema do idiota é que quando os argumentos acabam, ele parte para a ofensa.

                      Continue aí com as suas suposições brilhantes.

                      Já ia esquecendo de te falar, eu não pago pacote de serviços, porque cliente investidor tem desconto de 100% no pacote. Então para mim pouco importa se custa R$ 77 ou R$ 1.000,00. Não paga nada.

                      Agora entendo sua revolta em relação ao pacote.

                    • Hunter 1 de outubro de 2016 at 21:38 #

                      Cavalo, leia seus comentários de novo

                      Quem iniciou se colocando no altar e ofendendo vc foi. Eu tb nao pago pacote no meu bb mas coloquei o Essencial para toda minha família e explico essa possibilidade para todos que posso.

                      Tem que ser muito mané para defender tarifas. E agora vc disse tudo. Você não paga então fodasse. Os outro tem mais é que pagar né. Esse nível de corrupção moral acaba com nosso país.

                      Agora vc é foda pq tem grana aplicada no banco. serio que a conversa chegou nesse ponto? Acho tão vulgar entrar nisso. Sério, eu posso ter muito menos do que você, mas talvez eu tenha 10 vezes mais. Não sei e não importa. Mas você tem que se valer disso para tentar ganhar numa conversa?

                      Boa sorte Cavalo. Você me divertiu hj

                    • Lair 1 de outubro de 2016 at 22:21 #

                      Até achei que você somente fizesse o papel de demente, mas pude crer que você é um de fato!!!

                      Em momento algum defendi a cobrança de tarifas e emiti juízo de valor a cerca disso. No inicio somente argumentei contras as ofensas que você fez contra os funcionários dos bancos, onde você supos de forma muito “inteligente” que: “os grevista improdutivos acabaram com as conta eletrônicas” (se não se recorda leia novamente)

                      E não me vali do que tenho investido para ganhar conversa, somente respondi a outra “brilhante” suposição que fez: “a de que eu pagava tarifa de R$ 70 e acha que está pagando o ótimo serviço que o banco lhe presta” (se não se recorda leia novamente)

                      Entre outras “genialidades” que você vomitou aqui hoje, afirmou, que eu disse que lucro de banco vem de tarifas. Aonde está escrito isso???

                      E quer saber?? Vou para de perder meu tempo com você, “o grande combatente da corrupção moral”

                      E somente um mentecapto, com a vida vazia como você para se divertir falando besteiras em público.

                    • Hunter 3 de outubro de 2016 at 0:46 #

                      Depois da sua novela fiquei com tanto tédio que dormi por 2 dias, foi mal. Você ficou o dia todo mostrando para nós como é mala e desinformado e no final quis se fingir de sério para sair por cima. Você é um cinico e tua prosa me lembra a lábia de um político corrupto. Vc é o cara que sempre sai na vantagem, não é não? Aproveita aí teu emprego se é que ele existe que eu já parei de perder o meu aqui. A conversa tomou um rumo que eu não pretendia e me vejo conversando com uma pessoa totalmente negativa e com uma leve demência iludida a grandeza. Boa sorte aí e FLW

                    • Douglas 1 de outubro de 2016 at 21:38 #

                      Lair, meu objetivo não é entrar na discussão ofensiva mas apenas alertar. O fato de você não pagar tarifas por ter investimento no banco está longe de ser economia de dinheiro.

                      Te garanto que vale mais pagar 70 reais por mês, do que manter seus investimentos dentro de uma banco de varejo, onde as taxas do investimento são altíssimas. Você pode estar pagando muito mais do que 70 reais por mês, em taxas escondidas dentro dos investimentos.

        • Dudu 1 de outubro de 2016 at 23:43 #

          Meu, você acha que o bancariozão de agência consegue colocar algum tipo de pressão nas diretorias? Em tempos de rentabilização, não existe almoço grátis. A opção são os bancos de fundo de quintal, tipo o ex-Banco Santos.

    • Marcos 1 de outubro de 2016 at 17:41 #

      Não me parece que o término dessa modalidade vai afetar a vida dos funcionários. Os serviços pela Internet vão continuar existindo só que quem optar por eles vai ter que pagar alguma tarifa.

      Resumindo: Os donos do banco ficam com o lucro e os grevistas ficam com a culpa. Nada de novo no planeta Terra.

        • Douglas 1 de outubro de 2016 at 20:47 #

          Não é novidade que os bancos estão querendo eliminar as agências, pois é a ultima coisa que sobrou com altos custos. O objetivo é ter apenas agências tipo Estilo, Premier, etc, onde você arranca dinheiro de ricos burros.
          Os pobres que vão pagar contas devem fazer isso online e não encher o saco.
          As agências são redundantes e é ai que está o problema dos grevistas, sem agência sem emprego.

          Basta ver as propagandas dos bancos sempre focando no digital, no faça você mesmo. Os bancos já deixaram as agências o mais enxutas possíveis, mas não tem como diminuir mais porque as filas só aumentam.
          Na cabeça do banco a agência deve ser um lugar para vender seguros, previdência, o maravilhoso título de capitalização, e não para receber quem quer pagar contas.

          O caixa já não recebe vários tipos de contas, forçando a pessoa a fazer no caixa eletrônico. Os funcionários do banco são treinados para vender e não ajudar. Lembro uma vez que estava com dificuldade de acessar o home broker do banco e a moça falou: isso eu não sei fazer mas vou te ajudar. E ficou lá tentando ao mesmo tempo em que falava: o meu negócio é vender cartão de crédito, seguro. Esse home broker nunca mexi. E não existia ninguém na agência para ajudar.

          Nós vemos a agência do banco como um local onde podemos ter o suporte do banco, resolver problemas e eventualmente solicitar um serviço. O banco vê a agência como o principal canal de vendas. Se você está indo na agência para pagar contas, o banco certamente te odeia.

        • Dudu 1 de outubro de 2016 at 23:47 #

          Dica: procure saber sobre os modelos digitais. Não tem nada a ver com essas continhas chinfrins de quem só quer usar a estrutura do Banco sem pagar coisa alguma. Se a sua conta valer a pena, o seu Banco com certeza não cobrará coisa alguma. É só ter uns R$ 100 mil aplicados que já garante um desconto progressivo. Se não tiver… Capitalismo no dos outros é refresco, né?

          • Hunter 3 de outubro de 2016 at 0:38 #

            Já percebi que você pagou taxas altas a vida toda e não quer admitir que fez um mal negócio. Amigo, você fez.

            Eu tenho parente com conta Estilo no BB para liberar o LCA e mesmo sem ter o necessário para isentar tarifas coloquei o pacote essencial (No bb Estilo) e ninguém para nada.

            O gerente fica P da vida mas você nem paga N a d a

            Beleza?

        • LeonardoBH 2 de outubro de 2016 at 19:09 #

          Pelo que li nessa reportagem os trabalhadores são contra as tais “agências digitais” do Itau e não contra os pacotes digitaia. Eu tenho conta digital no BB e Itau (iConta) há alguns anos e nunca nem tinha ouvido falar nessas agências digitais. Minhas contas são associadas a agências normais.

    • doctorwho 9 de janeiro de 2017 at 10:18 #

      Não sou bancário, mas esse ai é palhaço mesmo.

  4. M1M 30 de setembro de 2016 at 19:32 #

    Sinceramente: lamentável! É a ;unica palavra que define isso.

    Tomara que os bancos virtuais realmente tomem conta!

  5. Kleysiana 30 de setembro de 2016 at 19:51 #

    Confesso que também fiquei impressionada com a notícia.
    Também tive dificuldade na tentativa de migrar para conta digital pelo BB.
    Solucionei essa questão abrindo uma conta digital no Bradesco e estou muito satisfeita.

  6. Daniel 30 de setembro de 2016 at 20:24 #

    Alguém sabe me informar se sou obrigado a contratar um pacote de tarifas por ser cliente Estilo?

    Tenho o pacote padronizado III, conta Estilo, que serve para mim. Mas a gerente esta insistindo que eu mude para um pacote Estilo que custa mais que o dobro por mês.

    Pelo que entendo se já tenho um pacote posso ficar com ele, ou seja, eles podem limitar o acesso só para quem entrar novo?

    Obrigado

    Daniel

    • Guilherme 30 de setembro de 2016 at 20:36 #

      Daniel, você não é obrigado a aderir a um pacote Estilo. Se você está atualmente com o Pacote Padronizado III, e está no segmento Estilo, e não quer mudar de pacote, você não irá mudar.

      Essa pressão da gerência é puramente para fins arrecadatórios. Pelo que eu tenho lido aqui no blog, isso é uma coisa generalizada no Brasil inteiro. Deve ter vindo “de cima para baixo”.

      Mas fique tranquilo. Mudança de pacote, só com sua autorização expressa e por escrito. Duvido que eles queiram alterar o pacote por conta, e depois serem processados por falsidade documental.

    • Hunter 1 de outubro de 2016 at 10:26 #

      Fizeram o mesmo comigo, eu não aceitei não. Inclusive mudei meu pacote para o Essencial no BB e sou cliente Estilo também.

  7. Luciene 30 de setembro de 2016 at 20:48 #

    Boa noite, Guilherme.
    Mas essa conta não era uma determinação do Banco Central?
    Os bancos podem simplesmente acabar com elas?

    • Guilherme 30 de setembro de 2016 at 20:51 #

      Boa noite, Luciene.

      Também fiquei com essa dúvida, por isso, preferi não comentar esse fato no post, pois preciso ler com mais calma essa regulamentação do Banco Central.

      Eu não sei se o BACEN determina, no sentido de impor, aos bancos, a opção de disponibilizarem uma conta digital, ou se ele apenas “faculta” aos bancos a criação dessa opção.

      Eu acho que seria apenas uma faculdade, pois o BB não iria violar tão flagrantemente uma norma do BC…

      Se algum leitor puder nos ajudar a esclarecer isso, agradecemos.

      Abç

      • Leonardo 30 de setembro de 2016 at 21:45 #

        É uma faculdade. Só observar que o Santander não oferece o serviço, por exemplo.

        • Douglas 30 de setembro de 2016 at 22:10 #

          Não é facultativo. É obrigatório.

          https://www.bcb.gov.br/pre/normativos/busca/downloadNormativo.asp?arquivo=/Lists/Normativos/Attachments/48002/Res_3518_v4_P.pdf

          http://www.idec.org.br/em-acao/revista/25-anos-de-idec/materia/conta-gratuita-e-um-direito

          No entanto, não existe obrigação do banco divulgar a conta. O banco pode simplesmente sumir com a informação da conta em seu site. O site é a promoção de serviços e ele não é obrigado a promover serviços que não dão lucro.

          O Santander oferece sim: https://www.santander.com.br/document/wps/Tabela-Tarifas-Servico-Essenciais.pdf

          No entanto ele foi mais experto que os outros bancos e não deu um nome a essa conta. Diferente do Itau que deu nome de conta Digital, o que atrai muitas pessoas e é bonito e moderno.

          O Banco do Brasil continua a ter a conta gratuita. Ele removeu a Conta Eletrônica (nome bonito) e deu nome nenhum.

          Tabela de tarifas a partir de 29/09/2016: http://www.bb.com.br/docs/pub/trf/tarifasPF.pdf

          Veja na página 3: Os serviços essenciais possuem a cobrança de tarifas vedada, conforme Resolução do Banco Central do Brasil nº 3.919, de 25/11/2010.

          • Douglas 30 de setembro de 2016 at 22:18 #

            O desafio maior não é achar a conta gratuita no site da instituição. O desafio é abrir uma conta dessas. No Itau você faz todo o cadastro pela internet e apenas vai na agência escolhida pegar o cartão, então é fácil.

            Em bancos como Caixa e BB em que todo o processo é feito na agência, só mesmo rezando uma romaria antes, fazendo promessa e entrar na agência com um colar de alho cantando Sarava Oxóssi.

            No Itaú mesmo a atendente me olhava com cara de nojo e não moveu um dedo para me orientar, depois que descobri que é feito pela internet. Já vi uma senhora de idade na boca do caixa chorar o pagamento da mensalidade de 25 reais, tirado do seu salário mínimo, sacando com todo o custo os 700 reais que ela deve usar para viver durante 1 mês, e o atendente não falou em hipótese alguma da conta gratuita. Disse que essa era a mais barata e pronto. Eles tem pacto com o diabo.

            • Camila 1 de outubro de 2016 at 8:15 #

              Douglas, fui abrir uma conta digital no BB no começo de setembro e fui super mal tratada pela atendente, que colocou mil dificuldades pra fazer isso. Mas os bancos entraram em greve antes que eu assinasse o contrato, não sei se agora conseguirei mais.

          • Leonardo Pinheiro 30 de setembro de 2016 at 23:57 #

            Boa noite, Douglas. Tudo que você apontou faz bastante sentido, e creio que seja a explicação correta. Eu alterei meu antigo pacote do BB para o digital sem problemas, pois só tiver que falar: “gostaria do pacote digital”. Seria muito mais difícil se eu tivesse que falar algo do tipo: “olha, gostaria de um contrato no qual estivesse previsto utilização apenas por meios eletrônicos. Nesses casos, conforme resolução 3.919, eu posso ter isenção dos serviços utilizados por esses meios. Pode ser?”

            Felizmente, ainda há bancos grandes que não dificultam.

          • MICHEL 1 de outubro de 2016 at 9:47 #

            Serviços essenciais – previstas na lei – não tem DOCs e TEDs ilimitados. As contas iConta (Itaú), BB eletrônica e digiConta Bradesco incluem DOCs e TEDs ilimitados. Tenho a BB e iConta. Gosto bastante das duas. Estou pensando em abrir uma digiConta só para garantir…

            • Leonardo Pinheiro 1 de outubro de 2016 at 10:29 #

              Bom dia, Michel.

              As contas operadas exclusivamente por meios eletrônicos estão previstas na mesma resolução que define o pacote essencial.

              Resolução 3.919 [http://www.bcb.gov.br/pre/normativos/res/2010/pdf/res_3919_v4_P.pdf]

              Serviços essenciais

              Art. 2º É vedada às instituições mencionadas no art. 1º a cobrança de tarifas pela prestação de serviços bancários essenciais a pessoas naturais, assim considerados aqueles relativos a:

              I – conta de depósitos à vista:

              (…)

              j) prestação de qualquer serviço por meios eletrônicos, no caso de contas cujos contratos prevejam utilizar exclusivamente meios eletrônicos;

          • Francis 1 de outubro de 2016 at 16:29 #

            Conta de serviços essenciais e conta digital são produtos diferentes. Os serviços essenciais são previstos como gratuitos em contas sem pacote de serviços: 4 saques, 2 extratos, 2 transferencias, 10 cheques e 1ª via de cartão. Digital é um pacote especial sem custo mensal que libera todas as transações online sem limite, inclusive DOC e TED e não tem cheques. Quem tem conta digital não tem direito aos serviços essenciais nos guichês de caixa (atendimento presencial), pagando tarifas avulsas por eles desde o primeiro evento. Ex. saques. As contas digitais não são obrigatórias aos bancos. Os serviços essenciais sim.

            • Leonardo Pinheiro 2 de outubro de 2016 at 0:05 #

              Sim, são produtos diferentes, até porque as contas digitais requerem um contrato diferenciado.

            • Leonardo 2 de outubro de 2016 at 1:10 #

              Oi Francis,

              Minha interpretação da realidade é a mesma que foi descrita por você. O BB não ia dar o mole de indisponibilizar oficialmente um tipo de conta que fosse de oferta obrigatória por parte do banco.

          • Leonardo 2 de outubro de 2016 at 1:06 #

            Douglas,

            Pacote essencial é diferente dos pacotes de contas digitais, não? Conta Digital do tipo Digiconta, iConta, etc.

            No Itau e Bradesco há os dois tipos de conta. Obviamente, a conta digital traz vantagens e abrangência de serviços gratuitos muito maiores que o simples pacote essencial.

            Pacote essencial gratuito todo banco deve ofertar realmente. Mantenho pacote essencial no Citibank, por exemplo. Mas não tenho direito a DOC/TED gratuitos, etc. O Citibank é outro banco que não tem um similar para a Digiconta, iConta, etc.

        • Antonio Carlos Castilho Rodrigues 30 de dezembro de 2016 at 22:19 #

          O Santander está oferecendo conta digital sim. Acabei de fazer a minha.

    • Leonardo Pinheiro 30 de setembro de 2016 at 21:40 #

      http://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/voce/produtos-e-servicos/pacotes-descontinuados#/

      Modalidades suspensas para novas adesões (a):

      (…)
      Pacote Conta Eletrônica

      (a) Clientes que já possuíam adesão, continuarão usufruindo temporariamente dos benefícios do pacote.

      —-

      Resta agora saber quanto tempo seria esse “temporariamente”

      • Isabela 1 de outubro de 2016 at 4:52 #

        Gente tambem fiquei surpresa com esta noticia! Ao invés de avançarmos, estamos regredindo? Meu Deus!
        Para minha sorte, por orientação de artigos e leitores deste blog, eu alterei minha conta do BB para digital há alguns meses e estou amando! Estava tentando convencer minha mãe a fazer o mesmo, mas agora não vai dar mais :(
        Meu receio é que outros bancos acatem esta mesma decisão daqui para frente! Por isso, quem não fez, que faça logo em outros bancos que AINDA ofereça estético de conta!
        Leonardo, tambem li e estou preocupada. Será que podem cancelar nossas contas digitais? Por que colocaram que os que já possuem a conta, vão usufruir TEMPORARIAMENTE dos serviços? Podem acabar assim???

        • Isabela 1 de outubro de 2016 at 4:53 #

          *este tipo de conta

        • Leonardo Pinheiro 1 de outubro de 2016 at 13:04 #

          Isabela, não sei se eles podem acabar com ela assim do nada. Mas o que podemos fazer é criar uma conta em outro banco que oferece produto similar.

          A conta digital do Itaú é muito melhor que a do BB, ao meu ver. Eu não gosto muito do BB porque eles oferecem limites de transferência baixos. É possível alterar o limite no Internet Banking, mas é um aumento pequeno. Se quiser aumentar de verdade tem que cadastrar contas favorecidas numa agência.

          Além disso, certa vez o BB bloqueou minha senha da Internet alegando problemas no meu PC, o que me obrigou a ir numa agência e esperar 1 hora por atendimento, já que sequer é possível desbloquear em caixa eletrônico. Para não passar por isso de novo, só uso o BB através do aplicativo do celular.

          O Itaú não tem esses problemas do BB e ainda é possível iniciar o processo pela Internet*. O único porém do Itaú é que você tem que ter cuidado com produtos que podem vir junto com a abertura da conta. No meu caso, vieram o APL APLIC AUT MAIS e o seguro LIS Itaú. O primeiro só é possível cancelar na agência, então o melhor é ir precavido ao abrir a conta.

          A única vantagem do BB em relação ao Itaú é o resgate automático, que é muito bacana.

          * https://www.itau.com.br/conta-corrente/abra-sua-conta/iconta/

          Dá para abrir conta sem precisa ir para agência, mas desconheço o app e em agosto só estava disponível para iOS
          http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/itau-e-1o-banco-grande-a-permitir-abertura-de-contas-por-app

  8. Newton 30 de setembro de 2016 at 21:21 #

    A conta digital imposta pelo bacen não é essa. A do bacen não tem teds e docs ilimitados, por exemplo. São apenas serviços essenciais.

  9. Márcio Oliveira 30 de setembro de 2016 at 21:36 #

    Vale lembrar que ainda existem os preços gratuitos padronizados pelo Bacen, que incluem saques, transferências entre contas do mesmo banco, cartão de crédito e débito e até cheques.
    A principal diferença desses pacotes para as contas eletrônicas é o envio de DOC/TED que, embora não sejam gratuitas, são mais baratas se feitas pela internet (computadores, smartphones e/ou tablets) ou nos caixas eletrônicos.

  10. Igor 30 de setembro de 2016 at 21:48 #

    Q bostaaaaa tava esperando eles saírem da greve pra abrir a minha, agora já era.

  11. Luciene 30 de setembro de 2016 at 21:53 #

    Eu tenho conta eletrônica no Banco do Brasil estava fazendo Ted sem tarifação inclusive. Vou aguardar para ver o que vai acontecer.

  12. Cristina 30 de setembro de 2016 at 22:29 #

    O que é uma conta eletrônica? Eu sou correntista do BB e uso os serviços pela Internet. Isso seria a conta eletrônica?
    Obrigada!

  13. Jose Henrique 30 de setembro de 2016 at 23:10 #

    Como falaram aí a conta gratuita regulamentada pelo Bacen é o pacote de serviços essenciais (que ainda deve continuar valendo, não pesquisei). Os serviços essenciais são bem mais limitados (só 4 saques por mês, por exemplo), e não possuem gratuidade em TED/DOC. Acredito q esse fim dessa conta tenha algo a ver com a greve dos bancários (lembro deles reinvidicando q essas contas digitais = desemprego).

    E eu sempre achei q essas contas não faziam sentido nenhum. Não consigo entender como o Itaú, por exemplo, ganha dinheiro me dando uma conta gratuita e fazendo meus TEDs de graça. Mas enquanto ainda tá valendo, eu continuo aproveitando.

    • Leonardo Pinheiro 1 de outubro de 2016 at 9:13 #

      Olá, José Henrique.

      Desculpe-me discordar, mas a alínea que estabelece as contas digitais se encontra exatamente no artigo que estabelece os serviços essenciais.

      Resolução 3.919

      Serviços essenciais

      Art. 2º É vedada às instituições mencionadas no art. 1º a cobrança de tarifas pela prestação de serviços bancários essenciais a pessoas naturais, assim considerados aqueles relativos a:

      I – conta de depósitos à vista:

      (…)

      j) prestação de qualquer serviço por meios eletrônicos, no caso de contas cujos contratos prevejam utilizar exclusivamente meios eletrônicos;

      Como é necessário um contrato que prevê utilização exclusiva, os bancos (que fazem a divulgação) geralmente separam as contas digitais das de serviços essenciais.

      • Thiago 1 de outubro de 2016 at 11:49 #

        “… contas cujos contratos prevejam utilizar exclusivamente meios eletrônicos;”
        É uma condição, se o banco não quiser mais ter esse tipo de conta ele não tem obrigação nenhuma.

        • Leonardo Pinheiro 1 de outubro de 2016 at 12:38 #

          Bom dia, Thiago. Apenas havia discordado do Jose em relação ao fato da conta digital não ser regulamentada pelo BC. Obrigatória ou não, as características dessa modalidade são definidas em resolução.

          Eu acredito na obrigatoriedade por não ver sentido em impor obrigatoriedade em algo que o Banco não precisa oferecer (o que é diferente de divulgar), mas como não é necessário que lei faça sentido (ainda mais no Brasil), reconheço que posso estar errado.

    • Dinêi 3 de outubro de 2016 at 15:53 #

      Jose Henrique, os bancos utilizam de muitas artimanhas. Uma delas refere-se ao depósito compulsório. Se a sua conta “dorme” com algum saldo, o banco utiliza parte deste saldo para empresar à outros bancos (respeitando os limites do depósito compulsório do banco central) para regularizarem o seu “caixa”. Esta é uma das artimanhas e ocorre a todo momento e, por incrível que pareça, seguem a taxa do CDI.

      Agora imagina isso em milhares de contas existentes e somado a outros mecanismos como produtos vendidos compulsoriamente, taxas por algum serviço extra e tantos outros.

  14. Francisco Eliciano 30 de setembro de 2016 at 23:56 #

    Olá pessoal. Li o post. É totalmente compreensível essa revolta e indignação. Mas eu queria esclarecer só um detalhe. Esse tipo de conta é isento de tarifas fixas, ou seja, não é cobrado de ninguém um valor mensal. Isso, no entanto, NÃO ISENTA a pessoa de pagar tarifa avulsa. Em outras palavras, a conta digital NÃO dá gratuitamente uma quantidade específica de serviços. AO CONTRÁRIO: apesar de não haver cobrança de valores mensais fixos, a pessoa PAGA por CADA um dos serviços que usar. Portanto, se fizer um saque vai pagar o valor do saque individualmente. Se fizer um TED, SEM DÚVIDA, vai pagar o valor individual. Enfim, quando a tabela acima diz “isento” se refere a ausência de valor fixo mensal, mas se usar, vai ser cobrado.
    Os bancos nunca deram e nem vão dar coisas de graça, a não ser por determinação legal.

    • Hector 1 de outubro de 2016 at 9:15 #

      Na verdade tudo o que a pessoa fizer pela internet e caixas eletrônicos é grátis, só vai pagar o que fizer no caixa, mas com o péssimo atendimento desses bancos, a gratuidade é um ótimo motivo para o pessoal fazer tudo pela internet.

    • Leonardo Pinheiro 1 de outubro de 2016 at 9:31 #

      Olá, Francisco.

      O BB sempre disponibiliza os valores individuais dos serviços que fazem parte de determinado pacote, que será o valor cobrado (por serviço excedente) caso o cliente exceda o número máximo de utilizações por mês. Por exemplo: http://www.bb.com.br/docs/pub/trf/PadronizadoIPF.pdf Na tabela do (antigo) pacote digital, note que o banco informa que está incluída uma quantidade ilimitada para os serviços apresentados.

      Tenho uma conta digital e nunca paguei nenhuma tarifa. No caso, o usuário de uma conta digital somente paga o valor avulso de um determinado serviço se o utilizar através de atendimento pessoal.

    • José Carlos de Lima Junior 1 de outubro de 2016 at 10:04 #

      Não é assim pois tem serviços que são cobrados por “evento” na lista.

    • Douglas 1 de outubro de 2016 at 20:28 #

      Você está equivocado. Leia a Resolução 3.518 do Banco Central:
      https://www.bcb.gov.br/pre/normativos/busca/downloadNormativo.asp?arquivo=/Lists/Normativos/Attachments/48002/Res_3518_v4_P.pdf

      É de GRAÇA todos os serviços considerados essenciais, e nestes estão inclusos DOC, TED, saques, acesso a conta online etc. O que não é essencial são cartões de crédito, folhas de cheque etc.

  15. Funcionário Público Investidor 1 de outubro de 2016 at 2:10 #

    Que péssima notícia!
    Acabei de fazer menção à você no meu blog: https://funcionariopublicoinvestidor.blogspot.com.br/2016/10/fechamento-setembro-de-2016.html

    Aos que já usam BB, precisam manter a conta neste banco, e querem uma conta digital, vale dar uma pesquisada no Banco Intermédium

    • Guilherme 8 de outubro de 2016 at 11:05 #

      Obrigado pela menção, FPI!

      E grato pela dica!

      Abç!

  16. Camila 1 de outubro de 2016 at 8:05 #

    No começo de setembro, procurei uma agência do BB para abrir uma conta digital. Fui tratada como lixo pela atendente, que colocou todas as dificuldades do mundo para abrir essa conta. Sou funcionária pública e recebo pelo HSBC, onde sou cliente premier e pago taxas altas. Agora com a migração para o Bradesco, já recebi o material de boas vindas e serei cliente prime. Porém, depois que comecei a estudar sobre educação financeira e investimentos, vi o tanto de dinheiro que eu rasgava sem ter retorno algum e decidi mudar. A atendente do BB disse que eu deveria fazer a solicitação de abertura de conta no próprio site. Já tinha lido a respeito disso e procurei no site onde fazer e não achei. Falei então pra ela me mostrar no site onde fazer pois eu não havia achado. Depois de vários minutos procurando, sem sucesso, ela foi consultar um outro funcionário, que disse que as contas digitais estavam sendo abertas pessoalmente na própria agência. Ela voltou sem graça e me deu o papel para preencher enquanto digitalizava meus documentos. Dentre os vários absurdos que ela me disse, o que mais me indignou foi “POR QUE VOCÊ QUER ABRIR ESSA CONTA AQUI? POR QUE NÃO CONTINUA NO SEU BANCO??” Geeeeente!! O que é isso?? Isso foi no dia 02/09/16 e ela me pediu que voltasse no dia 09/09 já para assinar os documentos e pegar o papel da portabilidade. E eis que os bancos entraram em greve e não consegui efetivar isso. Será que agora não conseguirei mais, mesmo tendo sido solicitado antes dessa decisão??

    • Hector 1 de outubro de 2016 at 9:06 #

      Eu também tive esse problema no BB, metade da agência dizia que isso não existia e a outra metade dizia que não seria possível transformar minha conta para a Conta Digital, mas insisti e depois de ouvir muita choradeira e mimimi eu consegui, valeu a pena, é só insistir que consegue.

      E lembre-se que a Conta Digital é determinação dos Tribunais Superiores, o banco não faz isso por ser bonzinho, a única chance dele é vencer pelo cansaço, se ele não abrir o pessoal entra com processo contra ele.

  17. Hector 1 de outubro de 2016 at 8:58 #

    Essas contas são uma criação dos Tribunais Superiores, os bancos não criaram isso por serem bonzinhos, criaram por serem obrigados pela lei, se a pessoa for lá e tiver o pedido negado é só pegar um printscreen desse negócio e entrar com uma ação pedindo liminar que eles vão criar a conta rapidinho.

    Para pessoas antenadas que não se importam de fazer elas mesmas as coisas pela internet essas Contas Digitais são o máximo.

    Por isso torço para que os bancos virtuais prosperem rapidamente, esses bancos pré históricos baseados em agências de tijolo e cimento são muito caros e jogam esses custos desnecessários nos clientes, deveriam jogar os custos só em quem não quer usar a internet para fazer as coisas.

    • Diego Mayer 7 de outubro de 2016 at 11:16 #

      Você teria jurisprudência sobre isso? O Banco do Brasil vem me enrolando há mais de 3 meses pra abrir uma conta digital. Cheguei a assinar os papéis, porém continuaram a cobrar taxas. Pretendo ingressar com uma ação com obrigação de fazer, constante em cumprir a resolução do Bacen e abrir a bendita conta digital.

  18. Matheus 1 de outubro de 2016 at 9:04 #

    Creio que há diferença entre essa conta digital que existia e a conta pacote essencial (essa obrigatória pelo BACEN) e que possui custo zero.
    Eu tenho a conta pacote essencial, é como se você não tivesse nenhuma cesta de serviços e nesse caso você possui um numero limitado de cheques, extratos e etc.
    Na minha consta:
    12 cheques
    2 extratos mensais
    2 extratos de meses anteriores
    4 saques
    2 transferencias por meio eletrônicos
    2 transferencias pessoais

    Nesse pacote, não é ilimitado mesmo na internet como era a digital.

    Os bancos resistem, mas basta pedir ao gerente que você gostaria do pacote essencial. No banco do brasil não tive dificuldades. Na caixa tive que levar um print da tela do bacen pra gente saber que existe.

  19. Nilton 1 de outubro de 2016 at 10:11 #

    Os bancos estão realmente onerando cada vez mais seus clientes. Agora o Itaú fez uma parceria com algumas operadoras de celular para aumentar cada vez mais as transações via celular. O que eles não dizem é que você precisa pagar à operadora mensalmente uma taxa de “proteção” de dados em torno de 7 reais, sendo que elas não perguntam se você quer o serviço, já saem cobrando. Concluindo, ao se unir com as operadoras de celular que já prestam um péssimo serviço, a tendência é dos bancos irem pela mesma linha.

  20. Robson 1 de outubro de 2016 at 10:27 #

    Pessoal, muito bom dia.

    Consegui, após muito custo, ter a conta digital. Mas realmente, como a Camila acima falou, há um desconhecimento e uma má vontade muito grande em disponibilizar essa modalidade de conta. Haja vista que não dá para o funcionário nada em termos de META, não me surpreende. Teria inúmeras histórias a contar de irresponsabilidade de funcionários do BB, mas não vale a pena.

    A conta é realmente boa, mas, como sou desatento, precisei de folha de cheque (que não usava a 2 anos) e ela não fornece (ou pelo menos não no caixa automático).

    Fora isso é libertador fazer TED e DOC sem pagar taxas.

    Pra variar, um retrocesso de Banco “público”. Quando nós deixarmos de ser ignorantes financeiros, os bancos terão que mudar sua estratégia. Mas, por enquanto, os lucros justificam…

    Obrigado VR pelo artigo, apesar dele não ser boa notícia. Ia abrir conta pra minha esposa esse mês, mas com a greve…

    bom final de semana a todos

  21. Frugal 1 de outubro de 2016 at 11:41 #

    SACANAGEM!

    Eu estava bem perto de abrir a minha conta digital no BB.

    Mas isso aí não é lei?

    • Guilherme 8 de outubro de 2016 at 11:07 #

      A disponibilização das contas digitais é apenas facultativa.

      O que é obrigatório é a disponibilização das contas de serviços essenciais.

      Abç!

  22. Emilio Gama 1 de outubro de 2016 at 14:27 #

    Quem presta um serviço tem que receber por ele. Vcs imaginam qtos clientes recebem pelo banco, retiram o dinheiro no mesmo dia?
    Emitem um extrato, sacam o dinheiro da conta, se a máquina estiver quebrada são os primeiros a reclamar, não pagam nada por isso. Tenta alugar um filme é dizer que é o primeiro do mês e veja se não vai ter que pagar.

    • Hunter 1 de outubro de 2016 at 17:32 #

      Cara, seria o mesmo que um Shopping querer te cobrar para entrar lá dentro tomar uma água e descansar no ar-condicionado.

      Bancos já ganham montanhas de dinheiro só de vc ter o seu guardado ali. Olha as empresas que mais lucram, só tem nome de banco no meio! E vc sabe que não é tarifa que coloca elas ali.

      Vou te citar algumas coisas que é de graça para todo mundo mas algumas pessoas pagam (quando querem) por determinados serviços e tornam as empresas gigantes:

      Google, Facebook, YouTube, Shopping e um dia Bancos vai entrar nessa lista.

    • Douglas 1 de outubro de 2016 at 20:34 #

      Vocês estão equivocados. A função do banco é ganhar dinheiro emprestando dinheiro e não cobrando tarifas. Os bancos brasileiro pagam todas as suas despesas apenas com a cobrança de tarifas e ainda tem lucro. Mais a operação bancária.

      Já morei na Alemanha, e eu como estrangeiro, apenas com passaporte abri uma conta no Deutsche Bank, recebi um cartão e nunca paguei 1 único centavo por isso. O banco ganha dinheiro em sua operação financeira. Parem de defender tarifas.

      • Jose Henrique 1 de outubro de 2016 at 21:42 #

        Sem contar os bancos que fazem operações automáticas com seu dinheiro. O Itau, por exemplo, remunera o meu dinheiro que fica parado na conta corrente. Todo mês cai alguns pingados na minha CC. Ele faz isso pq é bonzinho????? Nãããao! Ele aproveita aquele dinheiro lá parado e opera com ele. No final ele me dá uma merrequinha como pagamento.

        Em resumo: só do meu dinheiro estar na conta o banco já está ganhando.

        • WAGNER 2 de outubro de 2016 at 0:50 #

          FIQUEM TRANQUI-LOS!MESMO A SUA CONTA TENDO UM PACOTE DE SERVIÇOS.(VALOR PAGO TODO MÊS)
          VOCÊ PODERÁ ADERIR AO PACOTE ENSENCIAL E NÃO PAGA NADA POR ISSO,TENDO DIREITO GRATUITAMENTE A 2 SAQUE,2 TRANSPERENCIAS ETC.
          É SÓ IR A UM TERMINAL DO BANCO DO BRASIL IR NA OPÇÃO ACHE FÁCIL E DIGITAR PACOTE DE SERVIÇOS E CANCELAR O SEU ATUAL.SIMPLES ASSIM! OU SE DIRIGIR AO ATENDIMENTO E SOLICITAR O SEU RESPECTIVO CANCELAMENTO.

          DICA! O DIREITO NÃO SOCORRE QUEM DORME.

  23. Francisco 2 de outubro de 2016 at 1:18 #

    Desculpem-me, mas vcs estão confundindo e muito as coisas. CONTA DIGITAL NÃO TEM NADA A VER COM GRATUIDADE.
    Existem as contas digitais e existe o pacote de serviços essenciais regulados pelo BACEN. Mas quem opta pela Conta Digital NÃO tem direito aos serviços essenciais de maneira gratuita. Perdoem-me mas vcs são muito burros! Demais da conta.

    • Leonardo Pinheiro 2 de outubro de 2016 at 12:46 #

      Bom dia, Francisco. Muito obrigado por nos agraciar com sua suprema inteligência e cordialidade. Abraços.

    • Gustavo 3 de outubro de 2016 at 12:15 #

      Sinto informar amigo, mas você é completamente desinformado… sugiro estudar mais um pouco antes de ser tão agressivo. Aí você verá que seu comentário é totalmente equivocado. Aqui mesmo neste blog você poderá ler a respeito.

  24. Leonardo 2 de outubro de 2016 at 2:07 #

    Oi Guilherme,

    Um dos posts mais comentados, o que considero bom porque significa que tem muita gente interessada no tema.

    Fiquei surpreso com a quantidade de informações desencontradas misturando o que aqui nos referimos como “pacote digital” e a outra coisa que é o “pacote essencial” de serviços, este último determinação do BACEN que TODO banco deve disponibilizar mas que é bem mais restrito que os “pacotes digitais” em termos de abrangência de serviços cobertos pela gratuidade assim como o limite de certas operações de forma gratuita.

    É bom ficar claro a diferença porque se a pessoa não souber explicar ao solicitar, o funcionário do banco (nem sempre bem treinado) pode fazer uma grande lambança. Principalmente, considerando o relato de parte das pessoas da falta de interesse deles na abertura desse tipo de conta. Mas insistir na abertura de uma conta de “pacote digital” é algo que vale a pena.

    A “pacotes digitais” aqui me refiro a contas do tipo Digiconta do Bradesco, iConta do Itaú e a do Intermedium citado por outros colegas, mas essa última não possuo muito conhecimento por não possuir ainda.

    O pacote essencial do BACEN determina, por exemplo, que 4 saques por mês em caixas eletrônicos são gratuitos. Nos pacotes digitais , por sua vez, os saques em caixas eletrônicos gratuitos são ilimitados. Isso é uma coisa que só fui me tocar quando esse tema voltou a ser tratado num dos posts de alguns meses atrás.

    Normalmente, a principal vantagem que uso dos “pacotes digitais” são os DOCs/TEDs ilimitados, o que é muito interessante para direcionar recursos para investimentos por meio de corretoras e eventualmente para pagamento de pessoas físicas.

    Sinceramente, não sei por exemplo, se tenho direito a cheque com os “pacotes digitais” por que esse é um meio de pagamento que já não uso há 5 anos. Acredito que sim. Cartões de crédito não costumam estar incluídos na gratuidade das ofertas dos “pacotes digitais”.

    Acho que seria bem interessante um post sobre as diferenças entre “pacotes digitais” e “pacotes de serviços essenciais”, com uma pesquisa mais embasada do que os conhecimentos práticos que tenho, por exemplo.

    Continuo com a opinião de que se os “pacotes digitais” (estilo Digiconta) realmente fossem determinação obrigatória de resolução do BACEN, o BB não daria esse mole de indisponibilizar esse tipo de pacote.

    Mas é sempre bom aprender e já faz algum tempo que, por exemplo, não tenho relacionamento com o Santander. Vai que eles criaram um “pacote digital” para concorrer com Bradesco, Itau e Intermedium. Aparentemente, não criaram. Até porque esse tipo de coisa benéfica aos clientes possivelmente publicado aqui.

    Ir em agência pra mim é sinônimo de resolver problemas e ter que receber aquela oferta de título de capitalização ou algo similar, sempre gentilmente recusada. Faz um bom tempo que não vou.

    Contas digitais casam muito bem com o público do ValoresReais.

    PS: Essa semana mesmo o Bradesco me ligou querendo me enviar mais uma vez para o segmento Prime, proposta também recusada. Estou bem satisfeito com a Digiconta, que já uso faz alguns anos.

    Abraço!

    • LeonardoBH 2 de outubro de 2016 at 18:42 #

      Sobre o final do seu comentário a respeito do Prime x Digiconta, não sei como é no Bradesco pois não sou correntista mas no BB você pode ter o pacote digital e ser do segmento Estilo. É o meu caso.

      • Leonardo 2 de outubro de 2016 at 23:34 #

        Oi LeonardoBH,

        É bom saber disso. No Bradescão acredito que isso não seja possível. Vou perguntar sobre. É algo interessante essa possibilidade.

    • Guilherme 8 de outubro de 2016 at 11:10 #

      Oi Leonardo, ótimos comentários!

      De fato, esse post tem conteúdo que gera interesses imediatos de todos os leitores. Por isso resolvi fazer um post maior e mais detalhado => http://www.valoresreais.com/2016/10/03/sete-fatos-sobre-o-encerramento-das-contas-eletronicas-digitais-do-banco-do-brasil-bb/

      Obrigado pelos comentários. Você disse tudo:

      “Contas digitais casam muito bem com o público do ValoresReais.”

      Abç!

  25. Vania 2 de outubro de 2016 at 11:37 #

    Um retrocesso, sem duvida. Mas tbem não vejo razão para tanta agressividade contra os bancos, e principalmente contra os funcionários dos bancos. Basta procurar outro local, onde se ofereça conta sem tarifas.
    Esse é o verdadeiro poder do cliente, do consumidor: simplesmente virar as costas e se dirigir a outro local, em que suas expectativas sejam atendidas.

    • Leonardo Pinheiro 2 de outubro de 2016 at 13:40 #

      Concordo, Vania. Acho que contas sem tarifas é um caminho sem volta. Enquanto o BB dificulta, o Itaú facilita, por exemplo. Com eles, aparentemente, já é possível criar uma conta sem ir para a agência.

  26. Leonardo Pinheiro 2 de outubro de 2016 at 13:34 #

    A resolução 3.919 é claríssima. Se o banco oferta contratos que preveem utilização exclusiva de meios eletrônicos, então os serviços realizados através desses meios devem ser gratuitos. Se o banco é obrigado ou não a ofertar este tipo de contrato é outra história, apesar de não fazer muito sentido uma obrigatoriedade sobre algo facultativo.

    Também é ÓBVIO que o tipo de conta normalmente referido como “conta digital” é diferente do pacote de serviços essenciais, afinal a PRÓPRIA alínea que caracteriza a “conta digital” exige um contrato diferenciado. No entanto, isso não altera em nada o fato de que ambas são descritas no MESMO ARTIGO.

    ——

    Resolução nº 3919, de 25 de novembro de 2010.
    http://www.bcb.gov.br/pre/normativos/res/2010/pdf/res_3919_v1_O.pdf

    Serviços essenciais

    Art. 2º É vedada às instituições mencionadas no art. 1º a cobrança de tarifas pela
    prestação de serviços bancários essenciais a pessoas naturais, assim considerados aqueles relativos a:

    (…)

    c) realização de até quatro saques, por mês, em guichê de caixa, inclusive por meio de cheque ou de cheque avulso, ou em terminal de autoatendimento;

    d) realização de até duas transferências de recursos entre contas na própria
    instituição, por mês, em guichê de caixa, em terminal de autoatendimento e/ou pela internet;

    e) fornecimento de até dois extratos, por mês, contendo a movimentação dos
    últimos trinta dias por meio de guichê de caixa e/ou de terminal de autoatendimento;

    (…)

    j) prestação de qualquer serviço por meios eletrônicos, no caso de contas cujos contratos prevejam utilizar exclusivamente meios eletrônicos;

    § 1º Para fins do disposto nos incisos I, alínea “j”, e II, alínea “h”, do caput, são
    consideradas meios eletrônicos as formas de atendimento eletrônico automatizado sem intervenção humana, tais como os terminais de autoatendimento, a internet e o atendimento telefônico automatizado, observado que:

    I – a utilização dos canais de atendimento presencial ou pessoal, bem como dos correspondentes no País, por opção do correntista, estando disponíveis os meios eletrônicos, pode acarretar a cobrança das tarifas mencionadas nas alíneas “c”, “d” e “e” dos incisos I e II, do caput deste artigo, a partir do primeiro evento; e

    II – o atendimento presencial ou pessoal ou por meio dos correspondentes no País não sujeita o cliente ao pagamento de tarifas, se não for possível a prestação dos serviços por meios eletrônicos ou se estes não estiverem disponíveis.

  27. Luke 2 de outubro de 2016 at 14:27 #

    E ainda muitas gente ainda defende o funcionalismo publico, os caras so estão preocupados com o próprio umbigo. Todo anos querem mais greve e estão pouco preocupados com o publico e a sociedade. BB, CEF e outros precisam ser privatizados imediatamente e acabar com essa farra de privilégios.

    • Fernando 2 de outubro de 2016 at 15:11 #

      Concordo.

  28. 3 de outubro de 2016 at 7:43 #

    Opa!

    Para o cliente é um desserviço, mas e para nós que somos sócios do banco seria uma boa? Será que estas contas digitais não estão sendo benéficas paras os bancos de alguma forma a ponto do BB parar de oferecer?

    De qualquer entendi que o seu post foi na perspectiva do usuário e não do acionista, então cabe agora ao cliente procurar outras opções, não temos muitas mas dá pra se virar ainda. Mas o desconhecimento é grande, sempre me deparo com pessoas que pagam tarifas aos grandes brancos desnecessariamente. Vamos alertar esta galera, também farei um post em breve.

    Abraço!

    • Guilherme 8 de outubro de 2016 at 11:12 #

      Oi Uó! Bem lembrado essa questão de ver a situação sob o ângulo dos acionistas.

      Acho que o BB cometeu um erro ao extinguir esse tipo de conta, já que diminui potenciais clientes para oferecer produtos financeiros, como seguros e investimentos, além dos mais variados tipos de crédito.

      Vamos ver como a situação se desenvolverá no decorrer dos próximos anos.

      Abç!

  29. Helena 31 de outubro de 2016 at 21:06 #

    Olá!

    Desculpe a ignorância, mas o que significa “novas adesões”?
    Eu que sou cliente antiga tenho direito a alterar para Conta Eletrônica (antigo Pacote Digital)?

    Obrigada!

    • gustavo 4 de novembro de 2016 at 10:06 #

      Não, náo pode migrar mais.

  30. Alex 4 de novembro de 2016 at 4:44 #

    O Banco do Brasil voltou com a conta digital (http://www.bb.com.br/docs/pub/trf/ContaEletronica.pdf), agora com o nome de “Conta eletrônica”, no aplicativo de Android apareceu um local para abrir uma nova conta por meio eletrônico, creio que seja para concorrer com a tendência do Banco Original.

    • Diego 4 de novembro de 2016 at 8:05 #

      Mas olha lá em baixo, ta em negrito “não disponível para novas adesões”.

  31. Léo Walk 20 de dezembro de 2016 at 19:51 #

    Ontem (19/12/2016) criei um conta pra minha namorada no itaú pelo smartphone dela e pra minha surpresa não estava mais disponível a opção de iConta. Hoje (20/12/2016) ela recebeu um torpedo informando que a conta estava disponível. Baixei o app e fui fazer o primeiro acesso, só que mesmo com wifi com sinal super forte, dizia que estava sem conexão. Fui acessar pelo navegador e dizia que o sistema estava fora do ar. Fui na agencia com ela pra solucionar esse problema e também saber por que a opção de iConta não estava disponível, a funcionária me informou que esse serviço estava suspenso para novas contas e que no caso de não conseguir acessar a conta recém criada, eu teria que aguardar pra fazer isso no dia seguinte. Sou usuário da iConta a muito tempo e não sabia que eles estão querendo bloquear esse ótimo serviço. Alegria de pobre dura pouco mesmo. Infelizmente minha namorada e milhões de brasileiros vão ficar de fora desse ótimo serviço.

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes