Top 50

Por ocasião das celebrações alusivas aos 200 artigos do blog, resolvi fazer um post comemorativo, selecionando 20 dos melhores artigos que escrevi, que não são necessariamente os 20 mais populares ou os 20 mais comentados, mas sim 20 dos que mais tive satisfação em escrever, seja porque transmitem mensagens de forte alinhamento com os propósitos do blog, seja porque podem efetivamente lhe auxiliar a refletir melhor sobre diversos aspectos de sua vida. Recentemente, no aniversário de 1 ano do site, acrescentei mais 5 artigos, totalizando, assim, 25 artigos. Agora, em 2014, resolvi acrescentar mais 25 artigos, totalizando 50 textos bem selecionados, que resumem um pouco do que há de melhor no blog, e que certamente contribuirão para elevar sua qualidade de vida.

Aqui estão os top 50 do momento:

50. [via Marcia Dessen] Seus gastos constroem riqueza para você ou para os outros? Você está gastando dinheiro de maneira correta?

49. Excelente! (versão 2013 =)) Alguns colecionam roupas. Outros colecionam brinquedos. Eu gosto é de colecionar “excelentes”.

48. Dois segredos revelados das pessoas altamente bem-sucedidas: acordar (muito) cedo e passar os fins de semana sem trabalho O que a rotina das pessoas bem-sucedidas nos ensina.

47. Não viva uma vida que poderia ter sido Porque o pior sentimento não é o da lamentação. É o do arrependimento. De poder ter feito uma coisa, tendo condições de fazê-la, e não tê-la realizado.

46. 8 valiosas lições extraídas da rotina diária de Benjamin Franklin O que a rotina diária de Benjamin Franklin nos ensina acerca de como viver ao máximo cada dia.

45. Não adicione à sua vida camadas que você não é capaz de suportar. Menos é mais.

44. Dê um passo a cada dia. E, ao final de um ano, você terá dado 365 passos. Para conseguir grandes feitos, cada detalhe bem construído conta.

43. Compartilhe aquilo que você tem de melhor A melhor maneira de multiplicar suas virtudes é dividindo-a com os outros.

42. De mulher para mulher: 8 dicas práticas de nossas leitoras para valorizar e vivenciar sua feminilidade… sem comprometer o orçamento doméstico! As mulheres leitoras do blog dão dicas caprichadas de como conciliar orçamento doméstico com cuidados pessoais.

41. 8 lições de educação financeira que meus leitores me ensinaram Ensinamentos práticos do dia-a-dia de pessoas comuns que lhe ajudarão a ter uma vida financeira mais organizada e mais produtiva. Falo por experiência própria.

40. Vivendo sem Facebook Você não precisa disso para ser feliz.

39. A pergunta fundamental Pare tudo o que você estiver fazendo agora e responda a essa pergunta. Ela pode mudar sua vida.

38. 8 números que você deveria contar (ou ao menos levar em conta) Se você só conta os números que têm em sua conta bancária, é melhor você rever seus conceitos.

37. O pescador e o banqueiro Uma pequena fábula que nos ensina lições duradouras sobre o valor e a função do dinheiro.

36. Tenha coragem de viver uma vida fiel ao que você é, e não a vida que os outros esperam de você Sua vida é para ser vivida por você. Não viva a vida de outras pessoas.

35. Sua maior virtude Aprenda a cultivá-la como se fosse seu bem mais precioso.

34. Se você parou de aprender, você parou no tempo Nunca pare de aprender. Nunca.

33. Quanto vale sua força de trabalho? Pensando no seu capital humano como um título de renda fixa Invista o máximo que puder em sua própria capacidade de trabalho. O seu cérebro é seu ativo mais valioso.

32. As coisas com as quais você se importa IMPORTAM para você? Pare de se preocupar com aquilo que não vai fazer diferença alguma em sua vida.

31. Nós somos o resultado daquilo que semeamos O mundo devolve a você o reflexo de seus próprios pensamentos e ações.

30. Não quer espinhos em sua vida? Então não tente colher flores! Sabe aquele ditado “no pain, no gain” (sem dor, sem ganhos)? Assuma isso como um princípio de vida.

29. Crie possibilidades de escolha Quanto maior o leque de opções, melhores serão suas chances de desfrutar de uma vida de mais qualidade.

28. As coisas mudam de significado de acordo com os contextos Você parou para pensar em coisas que antigamente eram irrelevantes e agora passaram a ser sua prioridade, e vice-versa?

27. O preço do comodismo. Nunca, jamais, pague esse preço. O texto explica os motivos.

26. No que você quer crescer quando ser? Reflexões sobre o legado que você pode deixar para o mundo.

25. A relação com os filhos como fonte de energia positiva de impulso. Que tipo de pai ou mãe você deseja ser?

24. A inflação é uma convicção ou uma experiência? Nem tudo o que reluz é ouro… assim como nem tudo o que afeta a economia impacta necessariamente nossas finanças. Saiba os motivos lendo esse artigo.

23. O valor de aproveitar as oportunidades enquanto elas ainda estiverem disponíveis. Não abdique de seus sonhos enquanto você tiver tempo e energia. Depois, poderá ser tarde demais.

22. O que é frugalidade? Frugalidade não tem nada ver com privação. Tem a ver com buscar o sentido das coisas.

21. A história do refrigerante. Uma história que relata como a vida pode nos surpreender de forma totalmente inesperada e positiva.

20. O que te motiva a prosseguir? É a família? Não vejo motivo mais nobre para perseguir um sonho do que o que é explicado nesse artigo.

19. Experimentar faz parte do processo. Os pressupostos e os benefícios do processo de experimentação, comentados passo-a-passo nesse artigo para te inspirar a fazer algo diferente.

18. O que o dinheiro compra, o que o dinheiro é. As funções e o conceito de dinheiro explicados de forma simples.

17. Os malefícios da televisão na descompressão diária do trabalho – e como fazer para eliminá-los. A televisão é um meio de diminuir sua qualidade de vida. Aqui expomos os remédios para curar essa doença da sociedade atual.

16. A verdadeira essência do conceito de independência financeira. Mostramos o equívoco de associar independência financeira a apenas “ter rendimentos passivos suficientes para cobrir suas despesas”.

15. Em busca do tesouro perdido: a reconexão aos seus valores interiores. Não está na hora de você voltar a fazer aquilo de que gostava quando estava na faculdade ou no colégio (ou ainda, na escola)?

14. As vantagens de elaborar uma lista de compras antes de ir ao mercado. É o método GTD te ajudando a fazer compras melhores não só no mercado de frutas e legumes, mas também no mercado financeiro! :D

13. Não economize como se estivesse prendendo a respiração debaixo d’água. Aqui surgiu pela primeira vez no blog a idéia da “lei básica da frugalidade”.

12. Faça compras de mil reais no shopping e ganhe um cupom para concorrer ao sorteio de uma torradeira! As compras devem ser guiadas por decisões inteligentes, e não por apelos emocionais onde a sorte tem o papel decisivo.

11. Não se prenda às circunstâncias, mas sim foque nos seus objetivos! Não deixe que problemas temporários façam você desistir da conquista de seus sonhos.

10. Evite o excesso na sua vida! O equilíbrio é peça fundamental para uma vida melhor.

9. Invista em sua qualificação! O capital intelectual é o ativo mais valioso que você pode possuir.

8. Jovens devem concentrar suas aplicações em investimento de risco? Nem sempre. Cada caso é um caso, e o jovem nem sempre pode concentrar suas economias em investimentos de risco.

7. Investimentos: uma ponte para a realização de sonhos. Conquiste seus objetivos não financeiros por meio do cumprimento de metas financeiras.

6. Atribua um sentindo a aquilo que você faz. Quando se tem um motivo, a motivação é maior.

5. Livros: investimento com excelente potencial de retorno Eis aí um instrumento que não pode faltar para você conquistar sua independência financeira.

4. Você investe em seu bem-estar? Faça exercícios físicos e ouça música! Não adianta ter saúde financeira ou intelectual sem ter saúde física. Aqui você encontra dicas para aprimorar seu bem-estar.

3. O tempo: seu recurso mais valioso (mais valioso inclusive que dinheiro) Tempo é um recurso finito. Aproveitá-lo bem é uma decisão inteligente.

2. Desenvolvendo o conceito de ativos intangíveis para que você possa viver melhor Paralelamente ao seu plano de construção de riqueza, construa também um patrimônio de ativos intangíveis. Trata-se do post cujo conteúdo dá fundamento a toda a filosofia sobre a qual se edifica o blog.

1. Qual é o limite para o corte de despesas no orçamento doméstico? Se você está em dúvida sobre quais despesas eliminar, aqui estão algumas dicas para ajudá-lo nessa tarefa.

Se você quiser aproveitar mais do Valores Reais, assine nossos feeds. Clicando nesse link você obterá instruções detalhadas de como proceder para tal. Há inclusive a possibilidade de assinar os feeds dos comentários, o que também é uma excelente forma de incrementar seus conhecimentos, pois as mensagens de nossos leitores estimulam o debate e trazem novas idéias para serem compartilhadas e refletidas.

Boa leitura!

É isso aí!

Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!

Print Friendly
Comments are closed.

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes