Você investe em seu bem-estar? Faça exercícios físicos e ouça música!

O termo “investimento” não se resume a aplicar uma quantia de dinheiro em um determinado produto financeiro com a expectativa de obter um retorno líquido positivo (= lucro). “Investir”, em um sentido mais amplo, significa dedicar tempo, energia e recursos intelectuais e materiais na realização de algum projeto de vida. Por exemplo, se a pessoa busca iniciar um casamento, ela deve investir em relacionamentos, ou seja, dedicar tempo e energia concentrados na realização de uma união duradoura, plena e feliz.

Tão importante quanto o investimento em independência financeira é o investimento em saúde – tanto física quanto mental. Afinal, de que adianta ter rendimentos passivos suficientes para cobrir as despesas do cotidiano se não houver disposição e energia para usufruir do melhor da vida agora que não há mais preocupação com o tema “ganhar dinheiro”?

Por isso, considero fundamental o investimento de tempo e de energia em outros valores reais tão importantes quanto a independência financeira, e um deles é, evidentemente, a saúde.

Um dos meios mais aclamados pela mídia para ter uma boa saúde consiste na prática de exercícios fisicos. Mesmo que sua agenda diária esteja carregada de compromissos, reuniões, tarefas a cumprir etc., procure reservar alguns minutinhos do seu dia para fazer uma caminhada no parque, ou ir na academia etc. O corpo em movimento provoca muitos efeitos colaterais benéficos, uma vez que a pessoa passa a ter mais disposição e energia para enfrentar as tarefas do dia-a-dia. Além disso, melhora muito seu alto astral, e, ademais, ajuda a ter um sono de melhor qualidade.

Outra dica muito útil para aumentar seu bem-estar é ouvir músicas que sejam as suas prediletas.

Talvez você ultimamente tenha estado tão atarefado que não consiga mais ouvir com freqüência as músicas que antigamente você ouvia regularmente na rádio, ou no seu mp3player. Antigamente você ouvia o hit parade da Jovem Pan FM, mas hoje não sabe quais são as músicas que estão nas paradas de sucesso.

Pois faça uma pausa.

Pegue seu computador, ou sua biblioteca de CDs, abra seu programa reprodutor de músicas favorito (iTunes, Windows Media Player etc.), ou mesmo seu mp3player, que ficou esquecido durante algum tempo, e passe a ouvi-las novamente. Se possível, ouça as músicas sem o fone de ouvido, com o som do alto-falante do PC/notebook ligado, ou mesmo conectado a um aparelho de som, e escute suas músicas prediletas enquanto estiver fazendo alguma outra atividade, como navegando na Internet, escrevendo um artigo pro blog 😀 , cozinhando, arrumando o quarto etc.

Você verá que fará suas atividades com muito mais prazer, pois terá recuperado um antigo e saboroso hábito, que é o prazer de ouvir músicas, que talvez você tenha abandonado momentaneamente por conta de suas atividades de trabalho diárias.

Então, fica aqui a dica: paralelamente ao tempo dedicado aos seus investimentos financeiros, procure também dedicar parcela de seu tempo e de sua energia para a prática de exercicios físicos e a audição de suas músicas prediletas. Tenho certeza de que sua sensação de bem-estar melhorará consideravelmente, e, além disso, você terá ganhos em termos de qualidade de vida. Uma vida mais leve e menos estressante. E, de quebra, com mais energia pra curtir o que de melhor a vida tem a oferecer. 😀

É isto aí!

Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!

Print Friendly, PDF & Email

,

5 Responses to Você investe em seu bem-estar? Faça exercícios físicos e ouça música!

  1. puigllum 3 de setembro de 2009 at 14:00 #

    Prezado Hotmar:

    Gostei muito da sua mensagem sobre essas duas coisas tão fundamentais em nossa vida como a prática de exercícios físicos e o hábito de escutar música.

    Sobre o primeiro, às vezes, é quase impossível parar para exercitar o corpo, em razão de todas aquelas coisas que V. enumera, que preenchem o nosso tempo, embora sejam evidentes os benefícios que a atividade física nos proporciona.

    Tenho um conhecido que diz assim: ‘Hoje, passamos a vida lutando para juntar dinheiro para, amanhã, ter meios de pagar pela cura das doenças contraídas hoje, devido ao ritmo louco em que vivemos’, o que é horrivelmente certo.

    Saudações,
    puigllum

  2. hotmar 3 de setembro de 2009 at 20:47 #

    @puigllum
    puigllum, obrigado pelo apoio! 😀

    Realmente, encaixar a atividade física nos horários nossos nem sempre constitui tarefa fácil, contudo, os benefícios compensam a energia q se gera após a prática de atividades físicas! E melhor ainda se for acompanhada de músicas estimulantes!

    E a frase do seu colega é carregada de sentido, muitas vezes se gasta saúde pra ter dinheiro, no entanto, qdo se consegue dinheiro, a pessoa o gasta pra ter de volta a saúde.

    É isto aí!
    Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Valores Reais » Desenvolvendo o conceito de ativos intangíveis para que você possa viver melhor - 29 de novembro de 2009

    […] Já falamos disso aqui em outro tópico, e não custa nada retomar agora. Um velho ditado popular diz que as pessoas parecem que perdem saúde para ter dinheiro e, quando finalmente tem o dinheiro, o gastam para ter de volta a saúde que perderam anteriormente. Então, a saúde, sim, pode e deve ser considerado outro ativo intangível da maior importância. Ter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos, ouvir suas músicas prediletas,  dormir bem, dentre outras coisas, são necessárias para ter vitalidade e energia numa vida com qualidade. […]

  2. Valores Reais » Edição comemorativa de 100 posts: 10 artigos selecionados - 7 de dezembro de 2009

    […] Você investe em seu bem-estar? Faça exercícios físicos e ouça música! Não adianta ter saúde financeira ou intelectual sem ter saúde física. Aqui você encontra dicas para aprimorar seu bem-estar. […]

  3. Férias: momento ideal para cuidar do corpo « Valores Reais - 26 de março de 2013

    […] das férias é a existência de tempo livre. Portanto, você pode se dedicar mais à prática dos exercícios físicos. Se você costuma ir duas vezes por semana para a academia, vá quatro vezes. Se sua frequência […]

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes