[via Crianças na Cozinha] Calendário completo com a melhor época para comprar (e consumir) frutas, verduras e legumes

Por meio do excelente blog Di(novo) Grávida, o meu favorito no tema “família”, passei a conhecer um universo inteiramente novo de blogs, com temas radicamente distintos daqueles tratados em blogs de finanças pessoais. Pois é, a diversificação, tão falada por aqui, também cai bem quando o assunto é conhecimento. Além desses dois temas, também curto bastante blogs sobre viagens, incluindo o consagrado Aquela Passagem, e sobre gadgets. Variar temas faz bem ao espírito e à mente. Temos sempre que ser curiosos, e aposto que, durante esse década de 10, tenho certeza de que me interessarei por novos e interessantes assuntos que nem passam pela minha cabeça nesse exato instante.

Aposto também que você, caro leitor, tem uma infinidade de assuntos interessantes dos quais gosta de ler e saber mais: música, literatura, carros, aquários, filmes, corridas, gastronomia, idiomas… não importa. O importante é que você viva sua paixão.

Um desses blogs novos que me chamaram a atenção pela qualidade e originalidade do conteúdo é o Crianças na Cozinha, já devidamente alocado dentre meus ativos de feeds. Recentemente, foi postada a receita de uma Saladinha Refrescante que parece ser muito fácil de fazer, e que espero testar em breve (até para melhorar minhas “habilidades culinárias”, uma das promessas não publicadas para esse ano de 2011…..rsrsrsrsrs).

Um dos últimos posts do blog foi um verdadeiro serviço de utilidade pública: foi postada uma tabela, elaborada pelo pessoal da Pro Teste, contendo um calendário completo com a melhor época para comprar e consumir frutas e hortaliças. A tabela está reproduzida abaixo:

Quem quiser conferir o link original da matéria no site da Pro Teste, deixo aqui também o link.

Embora as despesas com frutas e hortaliças possam não impactar de modo tão alto os gastos de um orçamento doméstico – onde os maiores gastos são representados normalmente por habitação e transporte – não deixa de ser interessante você saber exatamente qual é a melhor época para consumir determinados alimentos naturais. Isso poderá fazer um bem enorme não só ao seu bolso – uma vez que você estará comprando frutas e hortaliças da estação – como também fará um bem à sua própria saúde – tendo em vista que as frutas e hortaliças “da época” são presumivelmente produzidas com menor quantidade de agrotóxicos (isso segundo a matéria da Proteste).

Agora em janeiro, por exemplo, de acordo com o calendário, é hora de detonar no consumo de melancia, melão e uva, bem como garantir aquela super salada com batata, tomate, pimentão e berinjela. Agora dá licença que eu vou no supermercado comprar os ingredientes para meu almoço. 😀

É isso aí!

Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

Print Friendly, PDF & Email

, , , , ,

11 Responses to [via Crianças na Cozinha] Calendário completo com a melhor época para comprar (e consumir) frutas, verduras e legumes

  1. Gisely Chessed 7 de janeiro de 2011 at 0:28 #

    Realmente não tem nada pior que ser bitolado, diversificar os assuntos do dia a dia é fundamental!

  2. EvertonRic 7 de janeiro de 2011 at 11:58 #

    Guilherme, Obrigado pelo seu tempo nas pesquisas, e de compartilhar com nós os temas mais divercificados e de grande qualidade.
    Grato,
    EvertonRic

  3. Guilherme 7 de janeiro de 2011 at 13:36 #

    Gisely, concordo! Xô, bitolagem….rsrsrs

    Everton, eu é quem agradeço comentário tão motivador!

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  4. Jônatas 7 de janeiro de 2011 at 15:50 #

    Gui, legal esse compartilhamento de informações com nós seus leitores.
    Sugiro um post do tipo: os 10 blogs não financeiros que acesso.

    Abraço!

  5. Igor Leal 7 de janeiro de 2011 at 18:18 #

    Guilherme,

    Concordo com você uma vez mais! 🙂 Se eu contar a lista de blogs que acompanho… Tem desde artesanato, passando por religião, culinária, filhos, finanças, política e viagem. Enfim, de tudo um pouco!

    Todos somos seres multidisciplinares, cada hora gostamos mais de uma coisa, temos tempo para todas elas, num momento preferimos o assunto X e depois o assunto Y e também acho que temos que atender às necessidades de cada uma das áreas, diversificando…

    Gostei da ideia do Jônatas, faz um post com os blogs que você lê pra gente poder conhecer outras opções…

    Grande abraço e bom final de semana!

  6. Guilherme 7 de janeiro de 2011 at 21:23 #

    Sugestões acatadas, excelentíssimos Srs. Jônatas e Igor! 🙂

    Semana que vem, um post sobre a multidisciplinariedade dos blogs que acompanho. 😀

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  7. Henrique Carvalho 9 de janeiro de 2011 at 22:38 #

    Que legal Guilherme!

    Várias vezes já fiquei me perguntando sobre a época ideal para as frutas. Obrigado por postar a imagem. De grande utilidade!

    Abraços!

  8. Guilherme 11 de janeiro de 2011 at 23:48 #

    Obrigado, Henrique!

    Eu até estranhava porque em janeiro se vende tanta uva, melão, limão e melancia…agora sei os motivos….hehehehe

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  9. Renato Vilasboas 31 de julho de 2013 at 21:29 #

    Gostei da tabela, ajuda bastante a não gastar dinheiro com produtos fora de época que concerteza vão custar bem mais

    • Guilherme 31 de julho de 2013 at 21:34 #

      Realmente, Renato, essa tabela mostra que é possível conciliar comida de qualidade com preço baixo. Basta ter planejamento.

      Abç!

Trackbacks/Pingbacks

  1. 西原アンデルソン - 7 de janeiro de 2011

    [via Crianças na Cozinha] Calendário completo com a melhor época para comprar (e consumir) frutas, verduras e legumes http://migre.me/3tTMY

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes